terça-feira, 6 de março de 2012

Vocal rasgado DRIVE

Em termos musicais, a expressão vocal rasgado significa o tipo de voz emitida com "distorção" (também chamado "drive"), som muito utilizado no rock, metal e subgêneros, mas também em outras culturas, especialmente em rituais ancestrais.
Existe bastante discussão acerca da prática de tal sonoridade ser prejudicial à saúde vocal, mas existem vários professores se especializando em desenvolver as técnicas para vocal extremo (Melissa Cross, Rob Lunte, Jaime Vendera, etc).
Ponto pacífico é que é drive é um recurso mais agressivo ao trato vocal, portanto exige maior condicionamento para que seja produzido sem maiores consequências, o que não significa que elas não existirão.

Algumas Dicas

O drive é cantado do mesmo jeito que o screamo, sendo usada a respiração diafragmática e o total relaxamento da garganta, para não machucar as cordas vocais.

Ensinamentos

(Lembrando que sempre que for tentar tenha uma garrafa de água em temperatura ambiente ao seu lado e beba regularmente.)
Ao cantar, SEMPRE esteja ereto, bem posturado, para que o ar saia de sua caixa torácica e provoque o som agressivo e rouco sem forçar sua garganta.
Morda um lápis com os primeiros dentes e tente fazer com que o som saia por cima deste.
Assim que conseguir fazer este som sem usar o lápis em sua boca, ache o seu "tom-padrão". Quando achar este você já será capaz de fazer o High-Scream, mas tome cuidado, pois este, se não feito corretamente machucará MUITO suas cordas vocais, por isso beba a água frequentemente enquanto treina este, mas depois que sua garganta "acostumar" com os high-screams não será mais tão necessária a água. Tente high-screams em vários tons vocais, assim vendo qual será o melhor tom para cantar.
Vá com calma, não saia gritando por ai, porque isso só machucaria você, e não ajudaria em nada em seus gritos, apenas vá com calma e tente fazer do modo correto.
A técnica original do drive, é originalmente sussurrada, depois que aprendida, pode ser aprimorada para o high-scream que é aquele vocal alto, que é similar a um grito rouco, dependendo do treino, pode ser fino ou grosso, porém sempre com auxílio de água,tente não fechar nem trancar a garganta, poir pode ser muito prejudicial, então mantenha-a aberta, e não impeça de forma alguma a saída do ar do diafragma.
Quando for treinar, treine, porém preserve sua garganta, tente treinar um dia sim, outro não, assim você pode praticar saudávelmente o drive

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review