sexta-feira, 22 de junho de 2012

ESCOLA DE MÚSICA MUSIC STATION EM TAUBATÉ

 A Music Station possui professores graduados e pós-graduados, todos preparados para a melhor formação dos alunos. Com aulas dinâmicas e divertidas, os alunos começam a aprender o instrumento com músicas escolhidas por eles para que o aprendizado seja mais fácil e prazeroso. Os conhecimentos teóricos são aplicados com uma metodologia de fácil assimilição, facilitando o aprendizado.                                                                                                                    Aulas de Violão, Guitarra,Sax, Contrabaixo, Canto e técnicas vocais, Bateria, Teclado e Teoria musical.

GRADE DE PROFESSORES

Fábio Moscatello e Guilherme Lessa.  Professores de Canto.

Professores Music Station: FÁBIO MOSCATELLO [GUITARRA, VIOLÃO E CANTO)

VINI
VINÍCIOS FERNANDES [CONTRABAIXO], GERALDO COITIN(TECLADO),JÚLIO DIAS DE LORENZO [BATERIA TECLADO E PERFORMANCE], VINÍCIUS VICO [BATERIA PERFORMANCE] , E MATHEUS MONTEIRO [SAXOFONE]

Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 8:00 às 21:00 e sábado das 8:00 às 15:00. 

Conj. Urupês - Independência - Taubaté-SP.



Contatos: (12) 3413.2031 / (12) 8804.7831

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vibrato

.._ Ele tem um efeito estético evidente e um papel primordial porque ele dá a voz sua riqueza expressiva, sua leveza e seu poder emocional. Ele se caracteriza por modulações de frequência, (na razão de cinco a sete vibrações por segundo), acompanhadas de vibrações sincrônicas da intensidade de dois a três decibéis e da altura ¼ de tom e ½ tom que tem uma influência sobre o timbre. Estas flutuações são criadas pelo cantor e tem uma ação musical importante.
O vibrato só se adquire a medida que o cantor domina sua técnica e realiza da melhor maneira possível a junção faringo-laringea: seu mecanismo fisiológico corresponde a finas tremulações do conjunto da musculatura respiratória e laríngea.
Sem vibrato a voz é achatada, inexpressiva e sem calor humano. O Vibrato não existe nas crianças nem nas vozes incultas.
A técnica denominada vibrato (expressão de origem italiana, literalmente traduzida como vibrado) consiste na oscilação de uma corda de um instrumento musical, utilizando-se um dedo, produzindo assim um som diferenciado, "vibrante", como sugere o nome. Esta técnica é também utilizada com a família do violino (violino, viola, violoncelo, contrabaixo) ou seja, de uma forma geral, em outros instrumentos de cordas.
Pode ser também aplicado em instrumentos de sopro, através da vibração do diafragma.

Vibrato Vocal

A voz humana tem um vibrato natural. Este vibrato está frequentemente ausente em cantores não treinados - aparecendo só durante o treino - mas é natural no sentido em que ele emerge sem ser ensinado explicitamente e não é causado pela variação deliberada do passo e também no sentido em que cantar sem o vibrato natural é relativamente cansativo para a voz (causando rouquidão). Um vocalista treinado pode deliberadamente alterar ou suprimir o vibrato natural para razões artísticas.

Melisma

Melisma

Melisma em música é a técnica de transformar a nota (sensação de frequência) de uma sílaba de um texto enquanto ela está a ser cantada. A música cantada neste estilo é dita melismática, ao contrário de silábica, em que cada sílaba de texto corresponde a única nota. A música das culturas antigas usavam técnicas melismáticas para atingir um estado hipnótico no ouvinte, útil para ritos místicos de iniciação (Mistérios Eleusinianos) e cultos religiosos. Esta qualidade ainda é encontrada na música contemporânea hindu e muçulmana. Na música ocidental, o termo refere-se mais comumente ao Canto gregoriano, mas pode ser usado para descrever a música de qualquer género, incluindo o canto barroco e mais tarde o gospel. Geralmente, Aretha Franklin é considerada uma das melhores empregadoras modernas desta técnica.
O Melisma tem se tornado cada vez mais um assunto muito popular ente cantores e estudantes de canto, todos que estão aprendendo a cantar ou já cantam tem dúvidas, não sabem, ou conhecem muito pouco a respeito do que são melismas e de onde veio isso, qual a definição correta, muitos definem melismas apenas como aquelas voltinhas ou firulas que os negros usam quando cantam, principalmente.
Acredito que sem conhecer a raiz de uma técnica vocal ou musical você nunca vai conseguir estudar com total qualidade, essa é a razão pela qual estou escrevendo este guia, afinal de contas o que é melisma?
Vou tratar de melismas desde a sua essência, como nasceu, onde era usada e como está hoje em dia, pois muitos pensam que o melisma foi algo criado recentemente como uma técnica para música contemporânea e estão enganados, Leia com Calma, tire suas dúvidas se necessário através dos comentários.

O que é Melisma?

Melisma é um termo musical mais comumente utilizado para o canto(já vi ser utilizado por organistas também), e nada mais é do que a técnica de mudar a nota de uma silaba enquanto está sendo cantada, ou seja, enquanto você canta um “Laaaa” e muda a nota você já está fazendo melisma, não é necessário haver muitas notas para se caracterizar o melisma como muitos pensam, mas atenção para que seja considerado como um melisma a nota deve variar enquanto você emite o som dessa silaba o que foge disso não é melisma.
Sempre que for questionado sobre o que vem a ser isso, você já pode explicar muito melhor do que apenas dizer que são aquelas voltinhas que os cantores fazem na música(risos), até mesmo porque existem tipos e tipos de “voltinhas” e nem todos são melismas, mas isso aprenderemos mais a frente em outros artigos.
 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Melisma X Apogiatura

Um erro comum é confundir melisma com apogiatura(leia nosso artigo sobre apogiatura), as definições são muito parecidas, mas não podemos confundir, saiba o seguinte: Todo melisma é uma apogiatura, mas nem toda apogiatura é um melisma, vou explicar:
Uma apogiatura nada mais é que uma aproximação cromática ou não de notas, ou seja, uma breve sucessão de notas mas não necessariamente na mesma sílaba o que já descaracteriza um melisma.
Apogiatura é um termo musical genérico, presente não apenas no canto, mas também em outros instrumentos. Falaremos mais sobre apogiaturas em um artigo separado.

A História do Melisma

Como disse acima o melisma está longe de ser um invento contemporâneo, o registro mais antigo do uso de melisma que temos vem de partituras muito antigas de canto gregoriano, isso mesmo, aquele dos padres.
Também era muito utilizado pelos Hindus e Muçulmanos em suas músicas, tudo isso veio caminhando até os dias de hoje até chegar no Gospel que é o estilo musical mais influente para os negros que popularizaram essa técnica, hoje em dia o melisma é ferramenta e alvo de estudo de grande parte dos cantores populares.

Como estudar Melismas

Assim como toda técnica de ornamentação o melisma depende principalmente de um vibrato bem trabalhado, sem uma técnica de vibrato corretamente trabalhada e controlada não é possível fazer melismas definidos e rápidos, pois como vimos anteriormente o melisma é a mudança de nota em uma mesma sílaba, ou seja, muitas vezes você tem um segundo ou menos para fazer essa variação de notas.
Outro ponto importante é sua afinação ela deve ser perfeita, você deverá estar familiarizado com pelo menos 4 tipos de escalas, maior, menor, menor melódica e menor harmônica. Se você estiver com a escala maior afiada já é possível fazer um bom trabalho com melismas, a razão disso é que para variar entre as notas você vai precisar estar seguro de quais delas você poderá utilizar, mesmo que de forma intuitiva.
Estamos preparando um material com exercícios para colocar no blog, com alguns deles totalmente voltados para melismas e outras técnicas de ornamentação, acompanhe o blog que teremos grandes novidades em breve

 Exageros
 todos nós quando estamos estudando melisma, corremos o risco de pecar nos exageros pois queremos aplicar o que temos estudado em cada oportunidade que temos, não faça isso. Saiba que o melisma é um ornamento e tudo que é enfeitado demais se torna feio.

Conclusão

Para fazer o uso correto de melisma é necessário muito estudo e bom senso, caso contrário você não terá domínio total sobre a técnica ou irá cometer erros desnecessários na sua aplicação.
 Hoje em dia existem muitas referências que você pode seguir até mesmo para Aprender Cantar Sozinho, vou deixar como exemplo um vídeo do Ed Motta falando a respeito de melismas. Até a  
 próxima.











Apogiaturas

Appoggiatura ou apogiatura, (do italiano appogiare, apoiar) é uma nota característica de um intervalo melódico, escrita um grau acima ou abaixo da nota que a sucede (nota principal), retirando parte do valor desta (normalmente metade do valor, embora no tempo ternário retire apenas a terça parte).
A appoggiatura é representada na pauta como uma nota menor (por vezes com um traço oblíquo) anexada à nota principal.A apogiatura não é utilizada apenas na voz, mas sim em todos instrumentos musicais quando executam melodias para dar um toque a mais e colocar a cara do músico que está interpretando.
No canto a apogiatura é uma técnica que abre um leque enorme de possibilidades para o cantor, e o próprio melisma não seria nada sem a apogiatura, um grande exemplo de utilização de apogiatura e o melhor deles na minha opnião é o da cantora Lauryn Hill, ela usa perfeitamente essa técnica, e praticamente todos os seus improvisos são trabalhados em cima de uma boa apogiatura e um vibrato forte.

O que é Apogiatura

Apogiatura é um termo musical que se refere a uma nota utilizada para ornamentar a melodia principal da música, esta nota secundária pode estar abaixo ou acima da nota principal mas deve ser uma nota vizinha, vendo a grosso modo parece que apogiatura e melisma são a mesma coisa, mas isso não é verdade.
Dentro do melisma podem e existem diversas apogiaturas, mas a apogiatura por si só não é um melisma, se você ainda não conhece a definição de melisma confira nosso artigo “Melisma, conheça tudo sobre o assunto”.

A apogiatura não é utilizada apenas na voz, mas sim em todos instrumentos musicais quando executam melodias para dar um toque a mais e colocar a cara do músico que está interpretando.
No canto a apogiatura é uma técnica que abre um leque enorme de possibilidades para o cantor, e o próprio melisma não seria nada sem a apogiatura, um grande exemplo de utilização de apogiatura e o melhor deles na minha opnião é o da cantora Lauryn Hill.
Ela usa perfeitamente essa técnica, e praticamente todos os seus improvisos são trabalhados em cima de uma boa apogiatura e um vibrato forte.


Como estudar Apogiatura

Incialmente você deve estar com seu vibrato em dia, pois como mencionado em outros artigos, o vibrato é a técnica mãe de praticamente todas as técnicas de ornamentação no canto, para você que está aprendendo cantar agora não deixe de ver nosso artigo sobre vibrato aqui no Cantar Bem e nossos exercícios também. Estando com o vibrato em dia uma forma interessante de trabalhar sua mente para executar conscientemente as apogiaturas é através de um instrumento, ou fazendo isso mentalmente. Você irá cantar ou tocar um pedaço da melodia original e após ter a melodia na cabeça, comece a procurar por espaços para colocar uma nota, faça isso uma nota de cada vez e decore tudo, depois faça em outras partes da música. Com isso você irá treinar sua mente para criar e decorar interpretações que você mesmo irá montar a partir disso.

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