sábado, 31 de março de 2012

Notações usadas em tablaturas

Notações usadas em tablaturas
Além dos números que apenas indicam qual corda deve ser ferida em qual casa (traste) existem algumas letras e simbolos comumente usadas para notar determinadas técnicas. Essas notações podem variar um pouco de autor para autor mas as mais comuns são:
h - fazer um hammer-on
p - fazer um pull-off
b - fazer um bend para cima
r - soltar o bend
/ - slide para cima (pode ser usado s)
\\ - slide para baixo (pode ser usado s)
~ - vibrato (pode ser usado v)
t - tap
x - tocar a nota abafada (som percusivo)
Notação de Hammer-Ons
Um hammer-on consiste em martelar com um dedo da mão esquerda uma corda em um traste fazendo soar a nota sem o auxílio da mão direita.

E-----------------------------------------------------|
B-----------------------------------------------------|
G-----------------------------------------------------|
D-----------------------------------------------------|
A---------5h7-----------5h7---------------------------|
E---0--0----------0--0--------------------------------|

No exemplo acima após ferir a corda grossa solta duas vezes o músico deverá ferir a segunda corda na quinta casa e imediata e vigorosamente apertar a mesma corda (segunda) duas casas a frente (sétima), fazendo a corda soar apenas com a martelada e sem auxílio da mão direita. Depois repita a sequência.
Notação de Pull-Offs
Pull-Offs são de certa forma o inverso de um hammer-on e consistem em soltar rapidamente uma corda fazendo com que a mesma soe solta (ou apertada em um traste anterior).

E----3p0-----------------------------------------------|
B---------3p0------------------------------------------|
G--------------2p0-------------------------------------|
D-------------------2----------------------------------|
A------------------------------------------------------|
E------------------------------------------------------|

No exemplo acima o primeiro pull-off na corda mais fina consiste em ferir a corda apertada no terceiro traste e soltá-la rapidamene para que soe solta. Posteriormente um pull-off identico é feito uma corda acima e assim por diante. Note que o terceiro pull off é feito a partir do segundo traste.
Hammer-ons e pull-offs costumam ser usados em conjunto como indicado abaixo:

E------------------------------------------------------|
B------------------------------------------------------|
G---2h4p2h4p2h4p2h4p2h4p2------------------------------|
D------------------------------------------------------|
A------------------------------------------------------|
E------------------------------------------------------|

Neste caso a corda deve ser ferida na segunda casa, imediatamente apertada na quarta casa (hammer-on), imediatamente solta da quarta casa (soando novamente na segunda, pull-off), novamente apertada na quarta e assim por diante. Note que a mão direita do música só irá ferir a primeira nota... todas as outras são tocadas apenas com os hammers-ons e pull-offs da mão esquerda no braço.
Notação de bends
Um bend consiste em empurrar uma corda para cima aumentando a tensão e consequentemente gerando uma nota mais aguda. Quanto mais empurrada for a corda maior será o efeito. Um número é usado para indicar o quanto a nota deve ser aumentada.

E------------------------------------------------------|
B------7b9---------------------------------------------|
G------------------------------------------------------|
D------------------------------------------------------|
A------------------------------------------------------|
E------------------------------------------------------|

No exemplo acima a corda (si) deve ser tocada no sétimo traste e empurrada para cima até que soe mais aguda como se estivesse apertada no nono traste (um tom acima). Note que o dedo do musico continuara na sétima casa. O bend pode também ser indicado entre parênteses como 7b(9).

E------------------------------------------------------|
B------7b9--9r7----------------------------------------|
G------------------------------------------------------|
D------------------------------------------------------|
A------------------------------------------------------|
E------------------------------------------------------|

No exemplo acima é indicado depois do bend inicial que ele deve ser soltado. O músico deve ferir a corda na sétima casa, fazer um bend de um tom inteiro (equivalente a subir duas casas), ferir novamente a corda e soltar o bend (de forma que a corda volte a sua posição e nota originais).
Outros exemplos: bends podem ser de meio tom (7r8, equivalente a uma casa), de um quarto de tom (7r7.5, equivalente a meia casa) e assim por diante. É comum não ser indicado o valor (7b por exemplo) e nestes casos é preciso ouvir a música para saber o valor do bend.
Notação de Slides
Um slide consiste em fazer deslizar um dedo da mão esquerda pelo braço enquanto uma corda soa gerando uma variação do tom.

E------------------------------------------------------|
B------7/9---------------------------------------------|
G------------------------------------------------------|
D------------------------------------------------------|
A------------------------------------------------------|
E------------------------------------------------------|

O exemplo acima indica que a corda deve ser ferida na sétima casa e imediatamente o dedo que aperta a corda nesta casa deve deslizar para a nona casa enquanto a nota continua soando (aumentando portanto um tom).
Não necessariamente o início e o fim de um slide precisam ser indicados:

E------------------------------------------------------|
B------/7--7\\------------------------------------------|
G------------------------------------------------------|
D------------------------------------------------------|
A------------------------------------------------------|
E------------------------------------------------------|

Neste caso a nota deve inicialmente ser ferida em alguma das primeiras casas e deslizada até a sétima casa, posteriormente sendo deslizada de volta para as primeiras casas. Novamente é necessário conhecer a música que se deseja tocar de forma a saber o tamanho do slide.
Vários slides podem ser usados seguidos como indicado abaixo. Apenas a primeira nota precisa ser ferida.

E-------------------------------------------------------|
B------7/9/11\\9\\7\\6\\7-----------------------------------|
G-------------------------------------------------------|
D-------------------------------------------------------|
A-------------------------------------------------------|
E-------------------------------------------------------|

Notação de Vibrato
O vibrato é o efeito de variação de tom conseguido com a alavanca ou mesmo através de pressão variável do dedo sobre a corda no braço do instrumento (vide músicos de blues).

E------------------------------------------------------|
B------------------------------------------------------|
G------------------------------------------------------|
D-------2--5~------------------------------------------|
A----3-------------------------------------------------|
E------------------------------------------------------|

Neste caso a última nota deve sofrer vibrato. É necessário conhecer a música em questão para saber como este vibrato deve ser efetuado.
Notação de Tap
Tap ou tapping consiste em fazer soar notas feridas com a mão direita apertando as cordas nos trastes. É técnica geralmente usada por guitarristas rápidos como Eddie Van Hallen entre outros. A indicação de que uma nota deve ser tocada como tap consiste apenas em acrescentar a letra t à nota correspondente. Geralmente são efetuadas na parte mais interna do braço do instrumento.

E------------------------------------------------------|
B----13t-----------------------------------------------|
G---------12t------------------------------------------|
D--------------12t-------------------------------------|
A------------------------------------------------------|
E------------------------------------------------------|

No exemplo acima as notas devem ser feridas pela mão direita do músico simplesmente apertando as cordas vigorosamente nos trastes indicados.
Outras notações
Notações extras necessárias em determinadas músicas e/ou técnicas são comuns mas não padronizadas, sendo geralmente explicadas na própria tablatura em texto anexo. Variações das notações acima também são bastante comuns.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Eddie Vedder BIOGRAFIA

Eddie Vedder




Edward Louis Severson III (Evanston23 de Dezembro de 1964), mais conhecido como Eddie Vedder, é um musico estadunidense. É vocalista e guitarrista da bandagrunge Pearl Jam. Nasceu na Califórnia, mudando-se nos anos 90 para Seattle, onde integrou a referida banda. Eddie Vedder é conhecido pelo tom de voz peculiar, considerado um icon cultural, e uma estrela rock.

Eddie Vedder teve uma infância perturbada. Sabe-se que é filho de pais separados; sua mãe casou com um advogado, que adotou Eddie quando criança e assim passou a chamar-se Eddie Muller; mais tarde, após nova separação de sua mãe, mudou o seu nome para Eddie Vedder. Vedder teve apenas um encontro com o seu pai biológico, sendo que este lhe foi apresentado como um amigo da família que anos mais tarde morreu (só nesta altura Eddie -13 anos- descobriu a verdadeira identidade do pai; as músicas "Alive" e "Release" - do álbum Ten - descrevem a situação de Eddie Vedder).
Eddie estudou até a faculdade, apesar de ainda ter tentado ir às aulas. Fascinado porbasketball e por surf, o vocalista da banda de Seattle iniciou a sua carreira musical numa banda chamada Bad Radio (onde escreveu Better Man); mais tarde, participou do único álbum homônimo da banda Temple Of The Dog (banda em homenagem ao vocalista da banda Mother Love Bone, que tinha morrido recentemente de overdose). Depois de participar da gravação do álbum homônimo do Temple of the Dog, Eddie Vedder juntou-se a Mike McCreadyStone GossardDave Krusen e a Jeff Amentformando assim, no início dos anos 90, o Pearl Jam.









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Em 1992 gravaram o Acústico MTV que ficou marcado pelo fato de Eddie Vedder ter exposto a posição da banda em relação ao aborto: escrevendo "pro choice" em seu braço ao som da música Porch.Eddie fez ainda a voz de um concerto de The Doors (em memória de Jim Morrison). Casou em 1994, em Roma, com Beth Liebling, com quem namorava desde 1983. Beth é membro da banda Hovercraft na qual Eddie já fez algumas participações. O casamento durou até Setembro de 2000 (relação de 17 anos) e em 2001 Eddie conheceu Jill McCormick, actual companheira e com quem tem duas filhas: Olivia nascida em 2004 e Harper nascida em 2008. Em 18 de Setembro de 2010, Vedder se casou com a namorada de longa data, Jill McCormick. Os dois ficaram noivos em 2009, durante uma apresentação em Washington, capital dos Estados Unidos.[1]

Ao longo dos anos a banda tornou-se mais coesa, seguindo sempre os seus ideais, quase sempre polêmicos... Suas atitudes em defesa dos fãs, tais como um processo movido contra a empresa Ticketmaster (que monopoliza o mercado de venda de ingressos em território americano) tornaram-se marcos. No caso contra a distribuidora de ingressos, a banda exigiu na justiça que a empresa reduzisse seus lucros, a fim de diminuir o preço dos ingressos de seus concertos, para que os fãs fossem beneficiados. Somando-se isso ao engajamento político (por exemplo, em 2004 fez, com outras bandas de renome, uma digressão pelos Estados Unidos, numa tentativa de boicotar o voto ao presidente Bush; chegando mesmo a ser criticado por ter queimado em palco uma máscara de George W. Bush) e em causas de ajuda humanitária, social e ambiental o Pearl Jam tornou-se uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock vendendo até à data cerca de 30 milhões de discos nos Estados Unidos e 60 milhões em todo o mundo, sendo a banda recordista de álbuns ao vivo.
Eddie Vedder
Eddie Vedder.jpgO músico em 2006
Informação geral
Nome completoEdward Louis Severson III
Data de nascimento23 de Dezembro de 1964 (45 anos)
OrigemEvanstonCalifórnia
País Estados Unidos
GênerosRock
Rock Alternativo
Grunge
Instrumentosvocalguitarraukelele
Período em atividade1986 - atualmente
Gravadora(s)J RecordsA&M RecordsEpic Records
AfiliaçõesPearl Jam, Surf and Destroy, The Butts, Indian Style, Bad Radio,Temple of the Dog, Hovercraft, The What, C Average, Neil Finn e Friends
Eddie Vedder (nascido em Evanston, no Illinois com o nome de Edward Louis Seversen III a 23 de Dezembro de 1964) é vocalista, e autor das letras do grupo musical Pearl Jam, de Seattle. Toca, também, guitarra e, ocasionalmente, ukelele.




Eddie Vedder teve uma infância perturbadora, sabe-se que é filho de pais separados: sua mãe casou com um advogado, que adotou Eddie quando criança, e assim passou a chamar-se Eddie Muller; mais tarde, após nova separação de sua mãe, mudou o seu nome para Eddie Vedder.



Vedder teve apenas um encontro com o seu pai biológico, sendo que este lhe foi apresentado como um amigo da família que anos mais tarde morreu (só nesta altura Eddie descobriu a verdadeira identidade do pai; diz-se que “Alive” descreve a situação de Eddie Vedder, mas de uma forma mais dramática).



,Eddie estudou até a “high school”, apesar de ter tentado ir as aulas da faculdade. Fascinado por basketball e por surf ,o vocalista da banda de Seattle, iniciou a sua carreira musical, numa banda chamada Bad Radio(onde escreveu Better Man), mais tarde participou no único álbum homônimo do projeto Temple Of The Dog (banda em homenagem ao vocalista do Mother Love Bone, Andrew Wood, que tinha morrido recentemente de overdose). Com o fim do Temple of the Dog, Eddie Vedder juntou-se a Mike McCready, Stone Gossard, Dave Krusen e a Jeff Ament formando assim , no inicio dos anos 90, a banda Pearl Jam.



Em 1992 gravaram o Acústico MTV que ficou marcado pelo facto de Eddie Vedder ter exposto a posição da banda em relação ao aborto: escrevendo “pro choice” em seu braço ao som de da música Porch.

Eddie fez ainda a voz de um concerto de The Doors (em memória de Jim Morrison). Casou em 1994 com Beth Liebling, na cidade de Roma; com quem namorava desde 1984. Beth é membro da banda Hovercraft na qual Eddie já fez algumas participações. O casamento durou até 2001. Em 2002 Eddie conheceu a modelo americana Jill Mccormick, com quem tem uma filha, Olivia Vedder, nascida em 2004.


Depois de especulações sobre o suposto envolvimento de Eddie com drogas (que o levariam mais tarde a sofrer de bulimia) a banda tornou-se mais coesa, seguindo sempre os seus ideais, quase sempre polémicos…


Durante os últimos tempos a banda tem-se mantido mais recatada, sendo que no ano de 2004 fez, com outras bandas de renome, uma digressão pelos Estados Unidos, numa tentativa de boicotar o voto ao presidente Bush (tentativa que não surtiu efeito; Eddie foi muito criticado pela imprensa e pelos fãs por ter queimado em palco uma máscara de George W. Bush).A história do Pearl Jam começa a ser traçada no meio da década de 80, quando Jeff Ament e Stone Gossard, respectivamente baixista e guitarrista do Pearl Jam, faziam parte de uma mesma banda em Seattle, a Green River. Em 1987, a banda chegou ao fim. O vocalista Mark Arm junto com o guitarrista Steve Turner formaram o Mudhoney.
Enquanto isso, Gossard e Ament saíram à procura de um vocalista para formarem uma nova banda. Acabaram escolhendo um cara de 22 anos, chamado Andrew Wood, que tocava numa banda pouco conhecida de Seattle, a Glamsters Malfunkshun.
Juntos eles montaram a Mother Love Bone, uma das primeiras bandas de Seattle a assinar contrato com um grande selo - a Mercury Records. O grupo lançou o EP 'Shine', em 1989, por meio de um selo criado por eles, Stardog, e chamaram a atenção do baixista do Kiss, Gene Simmons.
Infelizmente, a banda chega ao fim em 1990, com a morte prematura do vocalista Andrew Wood por overdose de heroína. Ele morreu sem ver o lançamento do primeiro álbum da banda, o 'Apple' (1990).
Após o fim trágico do Mother Love Bone, a Mercury Records procurou Gossard e Ament para que eles recrutassem um novo vocalista e retomassem o trabalho, ao lado dos outros dois integrantes remanescentes, o guitarrista Bruce Fairweather e o baterista Greg Gilmore. Os dois decidiram por encerrar em definitivo os trabalhos da banda e partir para outra.
Ainda em 1990, Gossard e Ament se juntaram a um 'veterano' de Seattle, o guitarrista Mike McCready, e começaram a gravar uma fita demo com três músicas (apenas a parte instrumental). Eles convidaram o baterista Jack Irons (ex-Red Hot Chilli Peppers e futuro baterista do Pearl Jam) para fazer parte do novo grupo. Ele recusou porque já estava envolvido com outro projeto, mas, teve uma participação mais do que importante na formação do Pearl Jam. Irons ouviu a fita, gostou do resultado e pediu para Gossard e Ament se ele podia enviá-la para um cantor que jogava basquete com ele e morava em San Diego, na Califórnia. O tal cantor não era ninguém menos do que Eddie Vedder, que havia tocado numa banda de San Diego chamada Bad Radio.
Vedder ouviu as canções instrumentais da fita por várias vezes e saiu para surfar. Foi nessa hora que surgiu a idéia das letras para completar as músicas. Ele gravou os vocais sobre a base instrumental, nomeou as três músicas de 'Alive' (originalmente chamada 'Dollar Short'), 'Once' e 'Footsteps' e mandou a fita de volta.
Quando Ament ouviu a fita, ficou impressionado com o vocal e as letras e ligou rapidamente para Gossard. Foi encontrada a peça que faltava para a nova banda. Com a entrada do baterista Dave Krusen estava formada a banda. Em outubro de 1990, Eddie Vedder foi chamado para um ensaio com a banda, no qual garantiu em definitivo a sua vaga.
Decidido os integrantes, faltava escolher um nome para a banda. A primeira sugestão foi Mookie Blaylock, que, na verdade, era o nome de um jogador de basquete do New Jersey Nets.
Descartada a idéia de usar o nome do jogador, eles pensaram em outras possibilidades, até chegarem ao nome Pearl Jam. Mas, de onde surgiu essa idéia? Segundo dizem, Pearl era o nome da avó de Eddie Vedder, que foi casada com um americano de origem indígena. Ela costumava preparar uma receita indígena, uma espécie de geléia (jam), que tinha propriedades alucinógenas. A combinação resultou em Pearl Jam. Esta história é muito mais uma brincadeira do vocalista Eddie Vedder, que no fim acabou perpetuando. O fato é que o baixista Jeff Ament nomeou a banda, enquanto assistia a uma performance do Sonic Youth com o Crazy Horse, sem qualquer relação com geléias indígenas.
A primeira apresentação do grupo, ainda com o antigo nome, ocorreu no Off Ramp, em Seattle, em 22 de outubro de 1990, passando a ser considerada como a data de aniversário da banda.
Em 1991, Gossard e Ament, impressionados com o vocal de Eddie Vedder, o convidaram para participar nos backing vocals do disco 'Temple of the Dog' (projeto e disco lançado em 1991 em homenagem a Andrew Wood que, além das participações de Gossard, Ament e McCready, contou também com o vocalista Chris Cornell e o baterista Matt Cameron, na época integrantes do Soundgarden).
Com a reputação obtida pelo Mother Love Bone e a crescente cena rock de Seattle, o Pearl Jam conseguiu um contrato com a Epic Records, no começo de 1991. Ainda nesse ano, eles lançam o primeiro álbum, 'Ten'. Após o término das gravações, o baterista Dave Kruzen deixa o Pearl Jam, sendo brevemente substituído por Matt Chamberlain e, finalmente, por Dave Abbruzzese, no outono de 1991.
O álbum Ten vendeu milhões de cópias, fez uma série de hits e, durante o ano de 1992, a banda excursionou, fazendo shows em locais pequenos ou abrindo para grandes artistas como U2, Red Hot Chili Peppers e Neil Young. Além disso, participaram do festival itinerante Lollapalooza, abriram show para o guitarrista Keith Richards dos Rolling Stones, e gravaram um acústico para a MTV. Eles também fizeram uma ponta no filme 'Singles - Vida de Solteiro'; uma comédia romântica ambientada em Seattle, em que Gossard, Vedder e Ament fizeram o papel de integrantes da banda Citizen Dick, encabeçada pelo ator Matt Dilon. O Pearl Jam participou da trilha sonora desse filme com as músicas 'Breath' e 'State of Love and Trust'.
Em 1993, com o status adquirido pela banda e o enorme sucesso de Ten, eles foram convidados para participarem de vários projetos ao lado de seus ídolos. Vedder foi chamado para preencher o lugar de Jim Morrinson numa reunião do The Doors, durante a cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame, em Los Angeles. Ele também apareceu em concertos em homenagem a Roger Daltrey, vocalista do The Who e aos 30 anos de carreira do cantor/compositor Bob Dylan. Na cerimônia do MTV Video Music Awards, que premia os melhores vídeos do ano, o Pearl Jam se apresentou tocando a ainda inédita 'Animal' e ao lado de Neil Young, com a clássica 'Rockin' in the Free World'. Nessa mesma cerimônia, a banda levou quatro prêmios, incluindo o de Melhor Clipe do Ano, por 'Jeremy'.
Com toda fama conquistada pela banda e a consequente exposição crescente à mídia, o Pearl Jam, principalmente Eddie Vedder, começam a se sentir incomodados com as pressões do estrelato e a perda da privacidade.
Com o objetivo de manter a sanidade, a integridade e de focarem apenas na música, o Pearl Jam anunciou, em 1993, antes do lançamento do aguardado segundo álbum, 'Vs', que iríam restringir entrevistas e aparições na televisão e que não gravariam vídeo-clipes.
Todos esses fatos não fizeram de 'Vs' um fracasso comercial. Pelo contrário, o álbum alcançou as primeiras posições das paradas mundiais e foi, até recentemente, o disco de mais rápida vendagem da história das paradas de sucesso americanas.
Em 1994, o Pearl Jam cancelou a turnê que fariam durante o verão americano, pois entraram com uma ação contra a empresa Ticketmaster, responsável pela distribuição de ingressos no EUA. A banda acusou a empresa de prática de monopólio e de cobrar preços exorbitantes na venda dos ingressos. Neste mesmo ano, a banda lança o terceiro álbum, 'Vitalogy' surpreendendo novamente, ao lançarem o álbum primeiro em vinil e, somente duas semanas depois, em cassete e CD. A versão em vinil, conseguiu a proeza de atingir o número 55 da parada principal da Billboard, numa época em que o CD já dominava todo o mercado de música. A versão em CD alcançou a primeira posição dessa mesma parada.
Após o lançamento desse álbum, o baterista Dave Abbruzzese foi dispensado da banda por Stone Gossard, que alegou "diferenças de filosofia". Para a vaga foi escalado o velho conhecido deles, Jack Irons, que, além de assumir as baquetas, ajudou a banda a seguir em frente e a continuarem juntos.
Em 1995, a longa parceria da banda com o veterano cantor canadense e ídolo Neil Young rendeu a gravação de um álbum conjunto, 'Mirror Ball', com vocal de Neil Young e o Pearl Jam no acompanhamento e no backing vocal.
Ainda em 95, durante uma apresentação do grupo, em San Francisco, Eddie Vedder não se sentiu bem e foi levado imediatamente a um hospital, devido a uma intoxicação alimentar. O show continuou com Neil Young assumindo o lugar de Eddie.
Em 1996, a banda lança o quarto álbum, 'No Code' , o qual revela a criatividade e diversidade do Pearl Jam mas, comparado aos discos anteriores, não foi um grande sucesso comercial.
Em novembro de 1997, o Pearl Jam abriu quatro shows da mega turnê dos Rolling Stones, em Oakland, Califórnia, como convidados especiais dos Stones (Keith Richards é fã do PJ). Numa dessas apresentações, Eddie Vedder subiu ao palco dos Stones para dividir o vocal com Mick Jagger em "Waiting on a Friend".
No início de 1998, o Pearl Jam volta à cena com o quinto disco, 'Yield'. Depois de seis anos sem clipes, eles realizaram um vídeo, todo em desenho animado, para a música 'Do the Evolution'. Além disso, lançaram o home video 'Single Video Theory', que traz comentários de toda a banda e o ensaio das músicas do álbum 'Yield'.
Em meados de junho de 1998, antes do início da turnê norte-americana, o baterista Jack Irons decide não prosseguir com a banda para cuidar da saúde e da família. Para a vaga, foi escolhido o velho amigo e ex-integrante do Soundgarden, Matt Cameron. A turnê norte-americana foi registrada num álbum ao vivo, o 'Live on Two Legs', lançado no final desse mesmo ano.
Depois de um período sem frequentar por muito tempo as primeiras posições das paradas populares americanas, o Pearl Jam acaba tendo um single inesperado ocupando o topo das paradas. A música, 'Last Kiss', cover de uma canção gravada originalmente por 'J Frank Wilson and the Cavaliers', em 1964, chegou ao número 2 da Billboard Hot 100, parada que registra os singles de maior sucesso no mercado americano. O Pearl Jam costumava tocar 'Last Kiss' nas passagens de som da turnê 1998, depois que Eddie Vedder comprou, numa loja em Seattle, o disco que a continha. No Natal de 1998, eles gravaram a música durante um soundcheck e a distribuiu como single de Natal para os membros do fã-clube oficial (Ten Club). No entanto, em 1999, algumas rádios correram atrás da canção e começaram a tocá-la, tornando 'Last Kiss' um dos mais bem sucedidos singles da carreira do Pearl Jam. A música foi incluída na coletânea 'Sem Fronteiras - Em Benefício dos Refugiados de Kosovo', lançado no mesmo ano.
Em 2000, o Pearl Jam lança o sexto álbum de estúdio, Binaural, produzido por Tchad Blake. O velho parceiro da banda, o produtor Brendan O'Brien, ficou encarregado da mixagem de algumas músicas.
Em maio, a banda iniciou em Lisboa, uma turnê pela Europa que foi interrompida de forma trágica, faltando dois shows para finalizá-la. Durante a apresentação da banda no Festival de Roskilde, na Dinamarca, nove pessoas morreram pressionadas contra a frente do palco. Com o abalo emocional da banda e em respeito aos fãs que morreram, o Pearl Jam decidiu cancelar os shows que faltavam para completar a turnê européia e anunciaram que não participariam mais de festivais. A investigação da polícia dinarmaquesa concluiu que os motivos do acidente foram o mau tempo (chovia muito) e o sistema de som do evento, que estava muito baixo, fazendo com que as pessoas se aglomerassem próximo ao palco.
No começo de agosto, a banda deu início à turnê norte-americana, com ingressos comercializados pela Ticketmaster. A briga com a Ticketmaster resultou numa derrota para o Pearl Jam, que acabou tendo que retirar as acusações e voltar a usar os serviços da empresa, a partir da turnê de 98. No entanto, o Pearl Jam obteve um acordo para que ficasse expresso ao comprador do ingresso, qual a parcela do valor que destina-se à banda e a que vai para a empresa.
Em outubro de 2000, ao colocarem no mercado 25 CDs duplos, contendo cada uma das apresentações da banda na turnê européia do álbum 'Binaural' - com exceção do show na Dinamarca, o Pearl Jam conseguiu algo que nenhuma outra banda havia feito: emplacaram 5 álbuns novos simultaneamente no Top 200 da Revista Bilboard, a parada mais importante dos EUA.
Ainda em outubro, no dia 22, o Pearl Jam comemorou os 10 anos da banda, durante o show em Las Vegas.
Em 6 de novembro de 2000, o Pearl Jam concluiu a turnê norte-americana no Key Arena, em Seattle, um show que foi considerado como um dos melhores da carreira da banda, conhecida por sua excelência ao vivo.
Em 27 de fevereiro de 2001, foram lançados mais 23 CDs duplos ao vivo, relativos à 1ª parte da turnê norte-americana de 2000. Com isso, eles bateram um novo recorde, colocando sete destes CDs no Top 200 da Billboard.
Em 27 de março de 2001, foi lançada a última leva de CDs ao vivo, com 24 discos (23 duplos e 1 triplo) relativos à 2ª parte da turnê norte-americana. Destes, dois entraram no Top 200: o show de 10 anos da banda, em Las Vegas (22 de outubro de 2000) e o último show em Seattle (6 de novembro de 2000), o único em 3 CDs.
Somando-se os 25 CDs da turnê européia e os 47 CDs da turnê norte-americana, o Pearl Jam lançou, em menos de um ano, 72 CDs, emplacando 14 deles no Top 200 e totalizando aproximadamente 1,5 milhões de cópias vendidas.
Em 1º de maio de 2001, foi lançado o DVD/VHS PEARL JAM: TOURING BAND 2000, que traz 27 músicas ao vivo, gravadas ao longo da turnê pelos Estados Unidos e Canadá, em 2000. Este DVD chegou ao topo da parada de DVD da Billboard e foi certificado com platina, pela venda de mais de 100.000 cópias nos Estados Unidos.
Em novembro de 2002, a banda lança o sétimo álbum de estúdio, 'Riot Act' e o último sob o contrato com a Epic - Sony Music.

"Principais Citações e Prêmios Obtidos pela Banda"

* 1993 MTV Video Music Awards, pelo clipe 'Jeremy': Melhor Vídeo de Grupo; Artista Favorito de Heavy Metal e Hard Rock; Melhor Diretor e Vídeo do Ano.
* 1993 American Music Awards: Artista Favorito de Pop/Rock; Artista Novo Favorito de Heavy Metal/Hard Rock.
* 1996 American Music Awards: Melhor Banda Alternativa.
* 1996 Grammy Awards: Melhor Performance de Hard Rock, por 'Spin the Black Circle'.
* 1997 Rock and Roll Hall of Fame's 500 Songs That Shaped Rock'n'Roll: 'Jeremy' foi incluída na lista das 500 canções que fizeram a história do rock.


* 1998 American Music Awards: Banda Alternativa Favorita.


* 2000 MTV's 100 Greatest Music Videos Ever Made: O vídeo de 'Jeremy' ficou com a 19ª colocação entre os 100 melhores vídeos já realizados.
"Integrantes da Banda"

EDDIE VEDDER

Nascido em 23/12/1964, em Evanston, nos arredores de Chicago, em Illinois; Edward Louis Severson III, mais conhecido como Eddie Vedder, é o mais velho de quatro irmãos adotivos. A mãe de Eddie se separou de seu pai biológico, quando ele ainda era um bebê. Por muitos anos, Eddie usou o sobrenome de seu pai adotivo, Mueller, pensando ser esse o seu verdadeiro pai.
A influência da música na vida de Eddie começou cedo, aos 5 anos de idade, quando sua família montou um orfanato em Illinois. "De repente grande parte dos meus irmãos eram mais velhos, negros, irlandeses e de todas essas culturas diversificadas e intensas. A partir daí, eu comecei a conhecer o som de James Brown, Otis Redding, Jackson Five. Hoje em dia, quando eu pego um disco com o selo azul da Montown, com o mapa de Detroit nele, eu fico arrepiado", relembra Eddie Vedder.
Em 1974, sua família mudou-se para San Diego, na Califórnia, e Eddie começou a se interessar pelo surfe. Na época, a banda The Who começou a fazer a cabeça dele, principalmente, o guitarrista/compositor Pete Townshend. "O álbum 'Quadrophenia' do The Who salvou a minha vida. Eu achava maravilhoso imaginar que um cara vivendo em outro país, a milhas de distância, podia explicar totalmente a minha vida...que eu não era o único a me sentir daquele jeito", afirmou Eddie Vedder sobre a influência do The Who em sua vida. Ele também inclui a ópera-rock "Tommy" do The Who, como um dos seus álbuns favoritos.
Quando sua família resolveu retornar para Chicago, no início da década de 80, Eddie, que não tinha um bom relacionamento com seu padastro e estava encantado com o surfe e a música, decidiu ficar vivendo em San Diego, com sua namorada e futura esposa, Beth Liebling. Ele também abandonou o sobrenome 'Mueller', de seu pai adotivo, e passou a usar o sobrenome de sua mãe, 'Vedder'.
O adolescente Eddie descobriu, por meio de sua mãe, que seu verdadeiro pai se chamava Edward Louis Severson Senior. Ele trabalhava como cantor em casamentos e restaurantes e morreu vítima de esclerose múltipla. Antes de morrer, ele chegou a ver o filho umas três ou quatro vezes, mas era sempre apresentado para Eddie como 'um amigo da família'.
Vivendo em San Diego, Eddie trabalhava como atendente em um posto de gasolina no período noturno, passava as manhãs surfando e tinha uma banda chamada 'Bad Radio', até ser chamado para participar do Pearl Jam.
Ao ser apresentado para Jeff Ament e Stone Gossard, o que mais chamou a atenção deles, foi o fato de Eddie parecer um cara simples e gentil. Introvertido, de fala calma, cheia de pausas e com pouco contato olho a olho; Eddie Vedder era o oposto de Andrew Wood, do Mother Love Bone.
Além de vocalista e compositor, Eddie Vedder toca guitarra, gaita, sanfona, piano, ukulele e bateria. Ele também é vidrado em fotografias e filmagens, anda sempre acompanhado de uma polaróide ou uma câmera Super 8 para registrar tudo.
Ao lado do baixista Jeff Ament, Eddie também colabora na elaboração dos encartes dos discos do Pearl Jam. Nos créditos finais de 'No Code', 'Yield', 'Live on Two Legs' e 'Binaural', ele aparece usando um pseudônimo: Jerome Turner. Outro pseudônimo usado por ele, geralmente quando participa de trabalhos com outros artistas é Wes C. Addle
Ele também gosta bastante de basquete, torce pelo Chicago Bulls, é um ávido defensor dos discos de vinil, costuma fazer truques com cartas de baralho e é o "datilógrafo oficial" da banda.
Entre os amigos do vocalista, estão o jogador de basquete Dennis Rodman, o casal de atores Susan Sarandon e Tim Robbins, Ben Harper, o vocalista Michael Stipe do R.E.M., o surfista Kelly Slater e o historiador Howard Zinn.
Fora o Pete Townshend, Eddie é fã dos Ramones, chegando até a presidir o fã-clube da banda. Quando a banda Ramones esteve no Brasil, em 1996, Vedder os acompanhou. Bem-humorado, portando um sofisticado equipamento de filmagem e usando boné e óculos escuros, ele circulou tranquilamente pela casa de show Olympia, em São Paulo. Para ver um registro dessa passagem, não deixe de visitar a página de fotos neste site, onde há uma foto dele com Johnny Ramone, em São Paulo.
Eddie já foi casado com sua antiga namorada, Beth.


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STONE GOSSARD

Nascido em 20/7/1966, em Seattle, Washington, o guitarrista Stone Carpenter Gossard é um dos fundadores do Pearl Jam.
Sua primeira banda foi a March of Crimes. Ele também participou, ao lado do baixista Jeff Ament, das bandas Green River e Mother Love Bone, antes de montarem o Pearl Jam.
Paralelamente ao Pearl Jam, ele tem o projeto Brad, com três discos lançados: 'Shame', 'Interiors' e 'Welcome to Discovery Park'. Também é o único membro da banda com um álbum solo, chamado Bayleaf (2001).
Além de cuidar da guitarra base no Pearl Jam, ele é compositor, toca teclado, baixo, bateria e canta. Stone também pinta nas horas vagas.
Gossard manteve por um tempo um selo próprio chamado Loosegroove, mas ao que parece, ele finalizou os trabalhos no começo do ano 2000.
Além disso, é o proprietário de um famoso estúdio, o Studio Litho, em Seattle, onde o Pearl Jam gravou alguns de seus álbuns.
Stone é conhecido pelo seu senso de humor e a forma irreverente com que se veste. Seu pai é advogado, a mãe trabalha no governo do estado de Washington e ele possui duas irmãs, Shelly e Star.
Nos últimos anos, ele tem se dedicado a estudar a cultura indígena americana. Ele passou um tempo convivendo e realizando um trabalho assistencial em uma reserva indígena que vive em condições precárias, em South Dakota. Ele também contribui para organizações que lutam pela defesa do meio-ambiente.
Assim como Eddie, Gossard também adota um pseudônimo no encarte de alguns discos da banda - Carpenter Newton.
Não deixe de visitar o site oficial dele, STONE GOSSARD.com 
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JEFF AMENT

Nascido em 10/03/1963, em Havre, Montana, mudando-se em seguida, para uma fazenda em Big Sandy (Montana). O baixista Jeffrey Allen Ament é fundador do Pearl Jam, ao lado de Stone Gossard. Ele integrou com Stone, o Green River e o Mother Love Bone.
Jeff tem um projeto paralelo denominado 'Three Fish', que já lançou dois álbuns: 'Three Fish' e 'The Quiet Table'.
Jeff, que cursou faculdade de artes gráficas, se dedica a desenhos e fotografia, ao lado de seu irmão, Barry. São dos irmãos Ament o design e muitos dos desenhos presentes nos encartes dos discos do PJ, os vários posteres de divulgação de shows e algumas camisetas do grupo. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos irmãos Ament, visite: Amesbros
Os outros grandes interesses do baixista são o basquete, em especial, o Seattle Supersonics e o snowboard.


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MIKE McCREADY

Nascido em 5/4/1965, em Pensacola, Flórida, mas mudando logo cedo para Seattle, Michael David McCready é o responsável pela guitarra solo. Ele é conhecido pelos solos alucinantes, pela forte presença no palco e por quebrar guitarras durante as apresentações da banda - além de ser o único na banda que já subiu ao palco usando roupas de mulher.
Além da guitarra, ele toca slide guitar, piano e compõe.
Mike é filho único e seu pai lutou no Vietnã, onde sofreu um acidente. Ganhou sua primeira guitarra aos 11 anos e aprendeu a tocar sozinho. Ele já trabalhou de garçom (restaurante Julia's), mas já tocava em festas de amigos. Em uma delas, conheceu Stone Gossard, que gostou da forma como Mike tocava.
Antes do Pearl Jam, ele tocava numa banda chamada Shadow.
Paralelamente ao Pearl Jam, ele tocou no Mad Season, que também contava com o vocalista Layne Staley (que faleceu em 2002), do Alice In Chains e lançaram um álbum, 'Above' (1995). Atualmente, tem um novo projeto junto com os seus ex-companheiros do Shadow, chamado The Rockfords.
Para saber mais sobre Mike McCready, não deixe de visitar o site GIVEN TO WAIL 


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MATT CAMERON

Nascido em 28/11/1962, em San Diego, Califórnia, Matthew D. Cameron é o quinto homem a cuidar das baquetas no Pearl Jam, entrando na banda em meados de 1998.
Matt começou a tocar aos 9 anos e se mudou para Seattle, no início dos anos 80. Entrou para a banda Feedback (depois chamada Skin Yard). Em 86, ingressou no Soundgarden, substituindo Scott Sundquist.
Amigo de longas datas dos outros integrantes do Pearl Jam, sua permanência definitiva na banda, ainda é incerta. No que depender dos outros componentes do Pearl Jam, o posto é dele, mas, Matt possui um outro projeto denominado 'Wellwater Conspiracy', além de ter família (ele é casado e tem um filho, Raymond). Mas, de qualquer forma, ele continua seguindo com a banda, atingindo o maior tempo de permanência até agora.
Para quem não sabe, ele também tocou bateria no Temple of the Dog e na primeira demo do PJ com Stone e Jeff - a famosa fita que foi enviada para Eddie Vedder.
Fora o rock, Matt gosta de jazz (gravou um álbum com o Tone Dogs); é compositor, toca teclado, guitarra, baixo e canta. Aliás, seus vocais podem ser conferidos na trilha do trash movie "O Ataque dos Tomates Assassinos', cantando 'Puberty Love'. Também tem um pseudônimo: Tad Dameron.


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