terça-feira, 7 de junho de 2011

SINAIS DE REPETIÇÃO

São sinais usados para indicar a repetição de um trecho numa música de modo a evitar a repetição gráfica de notas e compassos.


Vejamos alguns sinais de repetição:
  • Ritornello

 Quando um trecho musical deve ser executado duas vezes usa-se então o sinal de ritornello.
  •  Expressões 1ª e 2ª vez
 Quando um trecho musical deve ser repetido, mas não terminado da mesma forma, usa-se a expressão  vez (indica que o trecho musical deve ser repetido até o compasso anterior ao sinal  vez e seguir para  vez).
  • Da Capo - D.C
É uma expressão italiana que significa - do princípio, do começo. Indica que se deve voltar ao início do trecho ou ao lugar que se inicia, D.C (Abreviatura).
  • D.C al Fine - repete-se do início até a palavra Fine.


  • Da Capo al segno/ Dal segno/D.S
                                          SEGNO
 Indica que se deve voltar ao lugar onde encontra o sinal do segno, e terminando onde estiver a palavra Fim ou Fine.
  • Coda
                                                                                                                              
O sinal chamado coda é usado em combinação com o segno. 
Em partituras que envolvam repetições de um ou mais temas antes da secção final, a coda representa um salto na leitura da partitura.
No caso da figura acima, a música deve ser executada até chegar em "D.S. al Coda", voltar até o símbolo "Segno" e então tocar a música até o último compasso, onde se encontra a figura "Coda".
  • A expressão "Fade out" é usada para indicar que determinado trecho deverá ser repetido várias vezes, abaixando, até terminar.









Fontes de pesquisas bibliográficas e web: pt.wikipedia.org/, Princípios básicos da música para juventude - Maria Luisa de Mattos Priolli, 1ª volume e Harmonia e Improvisação - Almir Chediak, Volume I, Fotos imagem google.

SINAIS DE INTENSIDADE

A INTENSIDADE do som, isto é, a variação dos sons FORTES e FRACOS, constitui o 
colorido da MÚSICA. 
Indica-se a intensidade dos sons, quase sempre, por palavras italianas (muitas vezes 
abreviadas) e também por sinais gráficos convencionados. 
Eis as palavras mais usadas com as respectivas abreviaturas: 
PIANO – ( p ) suave 
PIANÍSSIMO – ( pp ) suavíssimo 
FORTE – ( f ) 
MEZZO-FORTE ( mf ) meio forte 
MEZZO-PIANO ( mp ) meio suave 
MORRENDO – desaparecendo o som 
DIMINUINDO -  ( DIM ) 
SMORZANDO – (SMORZ ) Extinguindo o som 
RINFORZANDO – (RINF) reforçando o som 
CRESCENDO – (CRESC) etc... 
O crescendo também é indicado pelo sinal <   e o diminuindo pelo sinal >
Para acentuar o som de uma determinada nota coloca-se sobre a mesma o sinal ^, > ou  - 
 .Para sustentar o som de uma nota coloca-se sobre ela a abreviatura: Ten 
A INTENSIDADE do som, isto é, a variação dos sons FORTES e FRACOS, constitui o 
colorido da MÚSICA. 


METRÔNOMO

http://www.metronomeonline.com,
Para determinar com absoluta certeza a duração exata do tempo, os compositores e 
executantes usam um aparelho denominado METRÔNOMO. 
As oscilações geradas pelo METRÔNOMO devem ser contadas por minuto e são isócronas. 
METRÔNOMO é um aparelho inventado pelo mecânico austríaco JOHANN NEPOMUK 
MAEZAEL, em princípios do século XIX. Como MAEZEL era amigo de Beethoven, foiele o primeiro compositor a usar indicações metronômicas em suas composições. 
Originalmente, o metrônomo funcionava com mecanismo de relógio a corda. Era colocado 
dentro de uma caixa de madeira em forma de pirâmide e acionado por um pêndulo. A cada 
batida do pêndulo se faz corresponder a 1 tempo do compasso. A velocidade do pêndulo vai 
de 40 a 208 batidas por minuto.

ACIDENTES

Dá-se o nome de acidente ao sinal que se coloca antes de uma nota para modificar-lhe a
entoação.
A entoação das notas, conforme o sinal de alteração, poderá ser elevada ou abaixada em um
ou dois semitons. São os seguintes:
SUSTENIDO: Eleva um semitom: #
BEMOL: Abaixa um semitom: b
DOBRADO SUSTENIDO: Eleva dois semitons
DOBRADO BEMOL: Abaixa dois semitons bb
BEQUADRO:       anula o efeito de qualquer um dos outros sinais anteriores, fazendo a
nota voltar à entoação natural.
OBS. Nas notas sustenizadas o dobrado-sustenido eleva um semitom e nas notas
bemolizadas  o  dobrado-bemol   abaixa um semitom.
Os acidentes podem ser FIXOS, OCORRENTES ou de PRECAUÇÃO.
FIXOS são aqueles que fazem parte da armação da clave. Seu efeito vale por todo o trecho
musical
OCORRENTES são aqueles que aparecem no decorrer de um trecho musical
predominando, somente, no compasso em que são escritos.
DE PRECAUÇÃO são aqueles que aparecem a fim de evitarem erros na leitura rápida.
Normalmente são grafados entre parêntesis.

OS GRAUS DA ESCALA SÃO ASSIM DENOMINADOS:

I grau....................TÔNICA
II grau...................SUPERTÔNICA
III grau..................MEDIANTE
IV grau.................SUBDOMINANTE
V grau..................DOMINANTE
VI grau.................SUPER DOMINANTE
VII grau................SENSÍVEL
VIII grau...............TÔNICA
O primeiro grau da escala é o mais importante. Todos os demais graus têm com ele
afinidade absoluta.
É o grau quem dá seu nome à escala e quem a termina de um modo completo, sem nada
deixar a desejar.
Temos, por exemplo, a nota DÓ em função de Tônica. Esta escala é, portanto, chamada de
ESCALA de DÓ ou escala em tom de DÓ

TONS E SEMITONS NATURAIS

TONS E SEMITONS NATURAIS
ESCALA DIATÔNICA DE DÓ – SUA FORMAÇÃO E SEUS GRAUS
SEMITOM – É o menor intervalo existente entre dois sons que o ouvido humano ocidental
pode perceber e classificar.
TOM – É o intervalo existente entre dois sons, formado por dois semitons.
ESCALA DIATÔNICA – é a sucessão de 8 sons por graus conjuntos guardando, entre si,
intervalos de tom ou de semitom EX: DÓ para RÉ = TOM  ,  DÓ para DÓ# = SEMITOM

TEORIA MUSICAL PARTE 1

MÚSICA:  É a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem,
equilíbrio e proporção, dentro do tempo.
• É a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante o som.
As principais partes que constituem a MÚSICA são:
1) MELODIA – É a combinação dos SONS SUCESSIVOS (dados uns após outros). É
a concepção horizontal da Música.
2) HARMONIA – É a combinação dos SONS SIMULTÂNEOS (dados de uma só
vez). É a concepção vertical da Música.
3) CONTRAPONTO – É o conjunto de melodias dispostas em ordem simultânea. É a
concepção ao mesmo tempo horizontal e vertical da Música.
4) RÍTMO – É a combinação dos valores tempo.

Total de visualizações de página

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review