São sinais usados para indicar a repetição de um trecho numa música de modo a evitar a repetição gráfica de notas e compassos.
Vejamos alguns sinais de repetição:
- Ritornello
Quando um trecho musical deve ser executado duas vezes usa-se então o sinal de ritornello.
- Expressões 1ª e 2ª vez
Quando um trecho musical deve ser repetido, mas não terminado da mesma forma, usa-se a expressão 1ª vez (indica que o trecho musical deve ser repetido até o compasso anterior ao sinal 1ª vez e seguir para 2ª vez).
- Da Capo - D.C
É uma expressão italiana que significa - do princípio, do começo. Indica que se deve voltar ao início do trecho ou ao lugar que se inicia, D.C (Abreviatura).
- D.C al Fine - repete-se do início até a palavra Fine.
- Da Capo al segno/ Dal segno/D.S
SEGNO
Indica que se deve voltar ao lugar onde encontra o sinal do segno, e terminando onde estiver a palavra Fim ou Fine.
- Coda
O sinal chamado coda é usado em combinação com o segno.
Em partituras que envolvam repetições de um ou mais temas antes da secção final, a coda representa um salto na leitura da partitura.
No caso da figura acima, a música deve ser executada até chegar em "D.S. al Coda", voltar até o símbolo "Segno" e então tocar a música até o último compasso, onde se encontra a figura "Coda".
- A expressão "Fade out" é usada para indicar que determinado trecho deverá ser repetido várias vezes, abaixando, até terminar.
Fontes de pesquisas bibliográficas e web: pt.wikipedia.org/, Princípios básicos da música para juventude - Maria Luisa de Mattos Priolli, 1ª volume e Harmonia e Improvisação - Almir Chediak, Volume I, Fotos imagem google.
2 comentários:
Muito boa explicação,simples e objetiva...
Faltou um símbolo. Ele é parecido com "%" e nao tem nome. Ele repete o compasso anterior.
Postar um comentário