Acordes de addX:
A nomenclatura addX (em que X é a ordem da escala) significa que se deve acrescentar essa nota ao acorde. Por exemplo, na tabela seguinte apresentamos o acorde Cadd2:
C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A | A# Bb | B | C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A |
R(1) | m2 | 2 | m3 | 3 | 4 | b5 | 5 | m6 | 6 | m7 | 7 | 8 | m9 | 9 | m10 | 10 | 11 | b12 | 12 | m13 | 13 |
int. maior | int. menor |
No acorde Cadd2, a 3ª e a 5ª fazem parte do acorde maior normal. A 2ª foi acrescentada.
A designação addX faz sentido para a 2ª e para a 4ª. Para acrescentar a 6ª já existe a designação de acorde de 6ª (que resulta de um intervalo melódico com a 8ª, não sendo por isso uma nota "acrescentada). Se vir alguma vez um addX que não se refira à 2ª ou à 4ª, desconfie, embora seja possível.
Não confunda os acordes add2 ou add4 com os sus2 e os sus4. Nos acordes suspensos (sus) a 3ª é substituída pela 2ª ou pela 4ª, enquanto que nos acordes addX a 2ª ou a quarta são acrescentadas, mas a 3ª mantém-se no acorde!
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