quarta-feira, 27 de junho de 2012
Paralamas do Sucesso - Que País é Esse
Que País É Este
Os Paralamas do Sucesso
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse
Que país é esse
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Só mesmo morto eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendemos todas as almas
Dos nossos índios em um leilão
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse
Que país é esse
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Só mesmo morto eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendemos todas as almas
Dos nossos índios em um leilão
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Que país é este
terça-feira, 26 de junho de 2012
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Vocalista Cantor
Na música, um vocalista ou cantor é um músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento musical. Um cantor principal, ou solista, é aquele que canta as voz primária de uma música, enquanto o cantor dera solistas vocais, os solistas, ordinariamente, podem também cantar a parte do coro quando os solistas não tem partes separadas. Em textos de programas, ou de gravações, o termo vocal se refere a parte instrumental que um cantor executa (i.e. o instrumento deste); assim como podemos encontrar o termo, baixo, para quem toca o contrabaixo; percussão, para quem toca a percussão, e assim por diante.
Em música, as vozes são tratadas tal como instrumentos musicais. Os exercícios vocais que um cantor faz chama-se vocalise.
Em música, as vozes são tratadas tal como instrumentos musicais. Os exercícios vocais que um cantor faz chama-se vocalise.
Extensão (música)
Extensão (música)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tessitura
Tessitura
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Na música, tessitura refere-se ao conjunto de notas usadas por um determinado instrumento musical, com a qualidade necessária à sua execução. No caso da voz humana, refere-se ao conjunto de notas que um cantor consegue articular sem esforço de modo a que o timbre saia com a qualidade necessária. A tessitura tem, portanto, uma abrangência menor que a extensão. Enquanto que a extensão representa todas as notas fisicamente realizáveis, a tessitura refere-se às notas mais frequentemente utilizáveis.Em termos de grafia, a tessitura representa-se pelas notas mais grave e mais aguda ligadas por um hifen, com a indicação numérica da oitava a que pertencem. Exemplo: Dó2 – Dó4.
Por vezes, numa partitura para coro ou voz solista, indica-se a nota mais grave e a nota mais aguda das partes vocais, a que se dá o nome de âmbito.[1]
Pregas vocais
As pregas vocais ou cordas vocais estão situadas no interior da laringe e se constituem em um tecido musculoso com duas pregas. O expulsar do ar por elas as fazem vibrar produzindo o som pelo qual nos comunicamos. As pregas são fibras elásticas que se distendem ou se relaxam pela ação dos músculos da laringe com isso modulando e modificando o som e permitindo todos os sons que produzimos enquanto falamos ou cantamos.
Todo o ar inspirado e expirado passa pela laringe e as pregas vocais, estando relaxadas, não produzem qualquer som, pois o ar passa entre elas sem vibrar. Quando falamos ou cantamos, o cérebro envia mensagens pelos nervos até os músculos que controlam as cordas vocais que fazem a aproximação das cordas de modo que fique apenas um espaço estreito entre elas. Quando o diafragma e os músculos do tórax empurram o ar para fora dos pulmões, isso produz a vibração das cordas vocais e consequentemente o som. O controle da altura do som se faz aumentando-se ou diminuindo-se a tensão das cordas vocais.
Todo o ar inspirado e expirado passa pela laringe e as pregas vocais, estando relaxadas, não produzem qualquer som, pois o ar passa entre elas sem vibrar. Quando falamos ou cantamos, o cérebro envia mensagens pelos nervos até os músculos que controlam as cordas vocais que fazem a aproximação das cordas de modo que fique apenas um espaço estreito entre elas. Quando o diafragma e os músculos do tórax empurram o ar para fora dos pulmões, isso produz a vibração das cordas vocais e consequentemente o som. O controle da altura do som se faz aumentando-se ou diminuindo-se a tensão das cordas vocais.
Funções das Pregas Vocais
A fonação é apenas uma das funções exercidas pelas pregas vocais, além de fonar elas apresentam as seguintes atividades: Proteção das vias aéreas superiores. Assim como a epiglote, toda vez que deglutimos as pregas vocais se fecham. - Selamento laríngeo. Quando fazemos força, seja quando precisamos deslocar um objeto no espaço, seja fazendo exercícios de musculação, seja para mergulhar na piscina... Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Extensão das principais vozes
Extensão das principais vozes
Tenor ligeiro
Voz pouco forte; alcança notas agudas. Ex: Almaviva, no Barbeiro de Sevilha
Tenor lírico
Voz mais forte; timbre suave. Ex: Rodolfo em La Bohème
Tenor dramático
Voz forte; timbre metálico. Ex: Turiddu, na Cavalleria Rusticana
Barítono lírico
Voz intermediária entre agudo e grave,. Ex: Escamilo na Carmen
Barítono dramático
Voz mais forte e timbre metálico. Ex: Rigoletto na ópera do mesmo nome.
Baixo cantante
Voz grave, timbre suave. Ex: Salvator Rosa na ópera do mesmo nome.
Baixo profundo
Voz bem grave e mais forte que a anterior. Ex: Zarastro na Flauta Mágica.
Soprano ligeiro
Voz agudíssima; timbre fraco, de grande agilidade. Ex: Rosina no Barbeiro de Sevilha.
Soprano dramático
Voz forte; timbre doce. Ex: Butterfly na Madame Butterfly.
Mezzo-soprano
Voz intermediária entre agudo e grave. Ex: Carmen na ópera de mesmo nome.
Contralto
Voz feminina mais grave, timbre escuro. Ex: Azucena em Il Trovatore.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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