Master of Puppets (1984–1986)
Turnê
Damage Inc. em 1986
O diretor de A&R da
Elektra Records Michael Alago, e co-fundador do Q-Prime Management Cliff Burnstein, assistiu um concerto do Metallica em setembro de 1984. Impressionado com o que viu, ele contratou o Metallica para a Elektra Records, e fez a banda de um cliente da Q-Prime Management.
[10] O crescente sucesso do Metallica foi tal que a gravadora britânica Music for Nations emitiu uma edição limitada do EP
Creeping Death, que vendeu 40.000 exemplares como uma importação nos EUA. Duas das três canções do registro (
versões cover de
Diamond Head "Am I Evil?", e de Blitzkrieg "Blitzkrieg") apareceram no relançamento de
Kill 'Em All em 1989 pela Elektra Records.
[11] O Metallica embarcou na sua primeira grande turnê Europeia com Tank a uma audiência média de 1.300 pessoas. Retornando para os EUA, marcou uma turnê co-headlining com
W.A.S.P. e suporte de
Armored Saint. Metallica fez seu maior show até então no festival
Monsters of Rock em 17 de agosto de 1985, com
Bon Jovi e
Ratt em
Donington Park, na
Inglaterra, tocando na frente de 70.000 pessoas. Um show em
Oakland,
Califórnia no festival Days on the Green viram a banda tocar em frente a uma multidão de 60.000 pessoas.
[10]O terceiro álbum de estúdio do Metallica,
Master of Puppets foi gravado no Sweet Silence Studios, e foi lançado em março de 1986. O álbum culminou no número 29 na
Billboard 200, e permaneceu durante 72 semanas na parada.
[12] O álbum foi o primeiro da banda a ser certificado como disco de ouro em 4 de novembro de 1986, e foi certificado seis vezes platina em 2003.
[3] Steve Huey de
Allmusic considerou o álbum "a maior realização da banda".
[13] Na sequência do lançamento do álbum, Metallica apoiou
Ozzy Osbourne numa turnê nos EUA.
[10] Hetfield quebrou seu pulso andando de skate e continuou a turnê apenas cantando, com o técnico de guitarra John Marshall tocando a guitarra base.
[14]Morte de Cliff Burton (1986–1987)
Um memorial para Burton, em Ljungby,
SuéciaEm
27 de setembro de
1986, durante a parte europeia da turnê
Damage Inc.,
Cliff Burtonfaleceu perto de
Ljungby,
Suécia (em uma viagem entre
Estocolmo e
Copenhague) quando o ônibus da turnê deslizou na rodovia congelada e tombou.
[15][16] A morte de Burton resultou em questionamentos sobre o futuro da banda. Por fim os três membros remanescentes decidiram continuar o trabalho, e com o apoio da família de Burton começaram a busca por um substituto. A canção "To Live is to Die" foi gravada posteriormente em homenagem a Burton. Na música podem ser ouvidas frases na voz de Burton: "Quando um homem conta uma mentira ele mata alguma parte do mundo. Estas são as pálidas mortes com que homens desperdiçam suas vidas. Isso tudo eu não posso mais suportar, presenciar. O reino da salvação não pode me levar para casa?". O corpo de Cliff foi cremado e as cinzas lançadas em Maxwell Ranch. Na cerimónia, foi tocada a música "
Orion" (um instrumental) do álbum "
Master of Puppets". O Metallica tocou esta música em um medley em 1992 em San Diego na Califórnia junto com outras músicas, entre elas "My Friend of Misery" e citações a "(Anesthesia) Pulling Teeth" do álbum Kill 'Em All por várias distorções de baixo entre um solo e outro.
A partir das audições para a escolha de um novo baixista estava
Les Claypool (da banda
Primus), um amigo de infância de Hammett. A banda gostou do baixista, mas considerava seu estilo muito diferente do estilo do Metallica. O convite foi feito a
Jason Newsted. Jason reuniu-se à banda oficialmente em
28 de outubrode 1986, três semanas após o funeral de Burton. A turnê foi terminada nos primeiros meses do ano seguinte. Em julho de 1987 gravaram
The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited para testar um novo estúdio que eles haviam construído e para mostrar ao Mundo o talento de Newsted.
And Justice for All (1988–1990)
...And Justice for All foi lançado em
1988, o primeiro de estúdio desde a morte de Burton. Ele teve grande sucesso comercial, atingindo a sexta posição da
Billboard 200, o primeiro álbum da banda a estar entre os dez primeiros.
[17] Apesar de críticas, em 1989 a banda recebeu sua primeira indicação ao
Grammy pelo álbum, para a categoria
Melhor Desempenho de Hard Rock/Metal Vocal Ou Instrumento. Entretanto, o prêmio foi ganho pela banda
Jethro Tull pelo seu álbum
Crest of a Knave. O resultado gerou muita controvérsia, pois a banda realmente esperava ganhar o prêmio e já estava na saída dos fundos do palco esperando ser chamada, logo após ter apresentado a canção "One". Os integrantes do Jethro Tull (por muitos a banda não é considerada nem mesmo de hard rock e metal) não haviam nem mesmo ido à cerimônia, assumindo que sua chance de ganhar o prêmio era ínfima.
Seguido do lançamento de
…And Justice for All, O Metallica firmou pela primeira vez seu compromisso com a grande mídia da música com seu primeiro
vídeo musical para a canção "One". A banda apresentou a canção em um depósito abandonado, e o vídeo foi remixado com cenas de uma versão do filme
Johnny Got His Gun. Ao invés de organizar um acordo de licença para apresentar cenas do filme, a banda simplesmente comprou os direitos da obra. O vídeo foi enviado à
MTV, com uma versão alternativa somente com a banda tocando, caso a emissora não aceitasse a versão original. Apesar de sua duração longa, a MTV aceitou o vídeo, e ambas as versões passaram a ser apresentadas.
[18]Metallica (1990–1993)
Em
1991, o Metallica lançou o álbum homônimo
Metallica (popularmente conhecido como
The Black Album ou
O Álbum Preto), que inclui canções como "Nothing Else Matters", "Enter Sandman", "Sad But True" "The Unforgiven" "Holier Than Thou", "Wherever I May Roam" e "Of Wolf And Man". A gravação foi co-produzida com
Bob Rock, que já havia trabalhado com bandas de hard rock como
The Cult,
Bon Jovi e
Mötley Crüe. O álbum possui uma capa toda preta com uma imagem pálida de uma
cobra em um dos cantos, com o nome da banda no canto oposto. As sessões de gravação tornaram-se um processo longo e árduo, durando mais de um ano devido a conflitos entre os integrantes e argumentos com Rock sobre a direção do álbum, escopo e som. O custo de gravação superou um milhão de
dólares. Entretanto, apesar da batalha para seu término, o álbum tornou-se o lançamento mais bem sucedido da banda, atingindo o topo da Billboard.
[19]O primeiro single de
Metallica foi "Enter Sandman", mostrando um estilo de música mais lento que trabalhos anteriores da banda. Devido ao novo estilo do som, mais alegações sobre uma "banda vendida" foram direcionados ao Metallica através da
década de 1990. Em
1992, durante uma turnê muito bem sucedida financeiramente com o
Guns N' Roses, Hetfield sofreu severas queimaduras de segundo e terceiro grau devido a
pirotecnia durante a abertura de "Fade to Black", impedindo-o de tocar guitarra por uma período da turnê. O
roadie da banda e guitarrista do
Metal Church John Marshall preencheu a posição da guitarra de Hetfield durante esse período.
[editar]Load, ReLoad e Garage Inc. (1994–1999)
Após quase três anos de suporte ao álbum, incluindo uma apresentação no
Woodstock 1994, a banda entrou em estúdio para escrever e gravar seu sexto álbum,
Load. Interromperam esse período em meados de 1995 e apresentaram-se em três concertos ao ar livre, a chamada
Escape from The studio Tour 1995, com bandas como
Slayer,
Skid Row,
Slash's Snakepit,
Therapy? e
Corrosion of Conformity.
Load foi lançado em
1996, e durante sua produção inicial a intenção era um álbum duplo. Entretanto, foi decidido que seria melhor lançar somente metade das canções primeiro, continuar o trabalho nas canções remanescentes, e lançá-las no ano seguinte. Essa continuação do trabalho resultou no álbum seguinte da banda,
ReLoad, de
1997.
Esses dois álbuns representaram uma significativa mudança musical para o Metallica. as melodias rápidas de heavy metal com composições sobrepostas de guitarra foram substituídas por melodias de
blues e
guitarra havaiana. Suas vendas foram inferiores às vendas dos três álbuns anteriores.
Em
7 de março de
1999 a banda foi indicada à calçada da fama de San Francisco. O então prefeito da cidade
Willie Brown, proclamou aquele como sendo o "Dia Oficial do Metallica" em San Francisco. Um mês depois em 21 e 22 de abril, a banda gravou duas apresentações com a
San Francisco Symphony Orchestra, na época conduzidas por
Michael Kamen. Kamen, que já havia trabalhado com Bob Rock em "Nothing Else Matters", havia entrado em contato com a banda oito anos antes, logo após o lançamento do
Álbum Preto, com ideias sobre a junção da música do Metallica com uma
orquestra sinfônica. Kamen e sua equipe compuseram material de orquestra adicional para um número de canções da banda, e os concertos apresentaram uma seleção de canções datadas até a época de
Ride the Lightning. A banda também escreveu duas novas canções com Kamen para o evento, "No Leaf Clover" e "Minus Human". A gravação de áudio e o vídeo do concerto foram lançadas em novembro de 1999 com o nome
S&M, em CD, VHS, VCD e DVD.
Controvérsia do Napster (2000-2001)
Lars liderou o caso contra Napster
Com a controvérsia sobre a validade ou não de compartilhadores de arquivo, páginas web publicavam paródias dos membros da banda. Como retaliação, Ulrich apareceu no
MTV Video Music Awards de 2000, em um vídeo com o apresentador daquele ano
Marlon Wayans, no qual arruinava a ideia de usar o Napster para compartilhar música. Marlon interpretava um estudante universitário sentado em seu dormitório, ouvindo a canção "I Disappear" do Metallica. Ulrich, interpretando a si próprio, aparece e pede uma explicação. Após receber a desculpa de Wayan de que usando o Napster estava somente compartilhando, Lars replicou que a ideia de Marlon sobre compartilhar era simplesmente emprestar coisas que não eram suas sem pedir. Ele chamou então a equipe de turnê da banda, que proseguiu confiscando todos os pertences de Wayan, deixando-o quase nu em um quarto vazio. O criador do Napster
Shawn Fanning respondeu posteriormente à cerimônia ao apresentar um prêmio vestindo uma camiseta do Metallica com os dizeres "Eu peguei esta camisa emprestada de um amigo. Talvez, se eu gostar dela, irei comprar uma própria".
[23]O desgaste da imagem da banda junto a seu público foi grande, já que a banda iniciou sua carreira na cena
underground com a troca de
bootlegs de suas apresentações. Esse fato fez com que a imagem da banda, que já estava arranhada pelos dois álbuns de estúdio anteriores, ficasse ainda mais comprometida junto a seus fãs mais antigos.
[24] A defesa da banda era que o Napster estava permitindo acesso livre a todo o seu catálogo e não somente os
bootlegs ao vivo.
Saída de Newsted e o St. Anger (2001–2005)
Com planos de volta aos estúdios em
2001, Newsted deixou a banda em janeiro alegando que danos físicos após vários anos tocando com o grupo. Entretanto, entrevistas posteriores com Newsted e os integrantes remanescentes revelaram que o desejo de Newsted de lançar um CD e entrar em turnê com seu projeto paralelo
Echobrain, e a resistência intensa de Hetfield à ideia, foi a causa primordial da saída do músico.
[25] Jason também alegou que não havia espaço para ele compor porque James Hetfield "impôs" essa barreira.
Em julho de 2001, Hetfield entrou em reabilitação devido a alcoolismo e outros vícios, e por quase um ano a banda entrou em hiato. Com a volta do vocalista, a banda voltou lentamente como um trio para a composição e gravação do próximo álbum. A tarefa de tocar baixo nas sessões de gravação havia sido desempenhada pelo produtor e conhecido da banda Bob Rock. A gravação do álbum foi documentada para o filme
Some Kind of Monster.
No início de
2003, seguido da gravação do álbum, o Metallica iniciou audições para a escolha de um substituto permanente para Newsted.
Robert Trujillo, anteriormente do
Suicidal Tendencies e da banda de
Ozzy Osbourne, foi escolhido como novo baixista. Jason Newsted acabou reunindo-se com a banda de thrash metal
Voivod em 2002. Acabou também substituindo Robert Trujillo na banda de Ozzy durante a turnê
Ozzfest de 2003.
[26]Em junho de 2003 foi lançado o oitavo álbum de estúdio do Metallica,
St. Anger, estreando na primeira posição das paradas musicais da
Billboard 200.
[27] Intencionalmente seco e bruto, e também desprovido quase que completamente de solos de guitarra, foi seguido de críticas do fãs. Apesar disso, o álbum ganhou o
Grammy Award de 2004 para
Melhor Desempenho de Metal.
Após turnês extensas divulgando o álbum na
Summer Sanitarium Tour 2003 e na
Madly in Anger with the World,
[28] a banda entrou em hiato dos concertos e passou a maior parte de 2005 com amigos e família.
Death Magnetic (2006-2009)
A banda esteve em
Portugal a
28 de junho de
2007, na sua
Sick of the Studio Tour, proporcionando um grande concerto no festival
Superbock Superock, juntamente com
Joe Satriani e
Mastodon, onde tocaram temas poucos habituais nos seus concertos, como a instrumental "
Orion" e
...And Justice for All canção que a banda já não tocava ao vivo havia dezoito anos.
Em 12 de setembro de 2008 foi lançado
Death Magnetic; o álbum alcançou o topo em vários países e foi aclamado pela critíca e por boa parte dos fãs.