sábado, 9 de fevereiro de 2013

Inversão de acordes




                          

                   Inversão de acordes

Alguns acordes têm o baixo alterado, nestes casos o bordão deve obedecer a indicação
da cifra, como por exemplo: C/G (Dó com baixo em Sol)

Possibilidades de inversão de acordes

Nos casos de acordes com baixos alterados podemos utilizar todas as possibilidades de
inversão das notas do acorde, alterando a nota mais grava (baixo), exemplo:
C/ E - Baixo na Terça
C/ G - Baixo na Quinta

Exercícios
Formar os acordes pedidos, com baixo na terça:


     C/E                  D/ F#                   E/G#                  F/A                       G/B  

 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Campos Harmônicos



             Campos Harmônicos

Os campos harmônicos são construídos utilizando-se as notas da escala. Por exemplo:
Escala de Dó Maior:

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó

Para construir o Campo Harmônico de Dó Maior utilizaremos estas notas para construir os
acordes, não poderemos utilizar nenhuma nota que esteja fora desta escala (por exemplo: F#).
Fundamental Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
Terça Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré
Quinta Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá
Sétima Si Dó Ré Mi Fá Sol Lá
Acorde C7+ Dm7 Em7 F7+ G7 Am7 Bm5-/7

Em teoria, nas músicas compostas em Dó Maior nós só poderíamos utilizar estes acordes na
harmonia, por enquanto tomaremos isso como regra, para facilitar o estudo inicial.
Agora nós podemos analisar os resultados em Dó Maior para achar os campos harmônicos dos
outros tons.

Utilize as notas da escala de Ré Maior, por exemplo.
Ré Mi Fá# Sol Lá Si Dó#

Agora não poderemos utilizar a nota Fá na construção dos acordes, deveremos utilizar Fá# pois
estamos na tonalidade de Ré Maior

O campo harmônico de Ré Maior será este:
D7+ Em7 F#m7 G7+ A7 Bm7 C#m5-/7

Portanto temos que a regra para construção de campos harmônios maiores é a seguinte:
I 7+ II m7 III m7 IV 7+ V 7 VI m7 VII m5-/7
Agora basta colocar as notas da escala do tom desejado no lugar dos números romanos.
Podemos fazer um mesmo acorde em diversas posições diferentes, como no exemplo
abaixo:

Exercícios

Construa o campo harmônico de Mi Maior


____ ____ ____ ____ ____ ____ ____
I         II    III      IV     V     VI    VII

Sobreposição de terças



Sobreposição de terças
Para formação de acordes podemos utilizar as seguintes regras:

- Acorde maior:
- Entre o I grau e o III grau temos um intervalo de 3ª Maior, ou seja, 2 tons
- Entre o III grau e o V grau temos um intervalo de 3ª menor, ou seja, 1 tom e 1 semitom
I grau ® 2 tons ® III grau ® 1 tom e ½ ® V grau

- Acorde menor:
- Entre o I grau e o III grau temos um intervalo de 3ª menor, ou seja, 1 tom e 1 semitom
- Entre o III grau e o V grau temos um intervalo de 3ª Maior, ou seja, 2 tons.
I grau ® 1 tom e ½ ® III grau ® 2 tons ® V grau

- Acorde diminuto:
- Entre o I grau e o III grau temos um intervalo de 3ª menor, ou seja, 1 tom e 1 semitom
- Entre o III grau e o V grau temos um intervalo de 3ª menor, ou seja, 1 tom e 1 semitom.
I grau ® 1 tom e ½ ® III grau ® 1 tom e ½ ® V grau

- Acorde aumentado:
- Entre o I grau e o III grau temos um intervalo de 3ª Maior, ou seja, 2 tons.
- Entre o III grau e o V grau temos um intervalo de 3ª Maior, ou seja, 2 tons.
I grau ® 2 tons ® III grau ® 2 tons ® V grau

Formação de tétrades: 7, 7+, Ø, º



  


- Fundamental
- Terça
- Quinta
- Sétima


Construa os acordes

Cm7 ___ ___ ___ ___
DØ ___ ___ ___ ___
E7+ ___ ___ ___ ___
F7 ___ ___ ___ ___
Gº ___ ___ ___ ___
A7 ___ ___ ___ ___
C#7 ___ ___ ___ ___
Dm7 ___ ___ ___ ___
EØ ___ ___ ___ ___
F#7+ ___ ___ ___ ___
Gm7 ___ ___ ___ ___
Abm7+ ___ ___ ___ ___
D# ___ ___ ___ ___
Eb7 ___ ___ ___ ___
Fm ___ ___ ___ ___
G7 ___ ___ ___ ___
A5+/7 ___ ___ ___ ___

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