Acorde suspenso
É um acorde que não possui a terça. Dessa forma, esta formação não pode ser classificada como maior ou menor.A nomenclatura susX (sus2 ou sus4) é utilizada para indicar que a 3ª do acorde deve ser substituída pela 2ª ou pela 4ª. O que isto provoca é que o acorde não é menor nem é maior (daí a designação suspenso). Como exemplo apresentamos o acorde Csus4:
C
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C#
Db |
D
|
D#
Eb |
E
|
F
|
F#
Gb |
G
|
G#
Ab |
A
|
A#
Bb |
B
|
C
|
C#
Db |
D
|
D#
Eb |
E
|
F
|
F#
Gb |
G
|
G#
Ab |
A
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R(1)
|
m2
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2
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m3
|
3
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4
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b5
|
5
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m6
|
6
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m7
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7
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8
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m9
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9
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m10
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10
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11
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b12
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12
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m13
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13
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int. maior + int. menor
|
Neste acorde, a 3ª foi omitida. Se lá estivesse a terceira maior ou
menor, o acorde seria respectivamente Cadd4 ou Cm(add4), ou seja seria o acorde
normal de Dó maior ou menor, acrescentando a 4ª.
Por vezes também é utilizada a designação sus9 ou sus11 para representar os acordes suspensos de 7ª, ou seja:
Sus 9 = 7sus2 = Acorde de 7ª com a mediante substituída pela 2ª.
Sus11 = 7sus4 = Acorde de 7ª com a mediante substituída pela 4ª
A razão de, por vezes, se usar a designação sus9 ou sus11 é uma analogia à designação dos acordes de 9ª e 11ª (acordes de sétima acrescentando a 9ª (2ª) o u a a 11ª (4ª)).
Por vezes também é utilizada a designação sus9 ou sus11 para representar os acordes suspensos de 7ª, ou seja:
Sus 9 = 7sus2 = Acorde de 7ª com a mediante substituída pela 2ª.
Sus11 = 7sus4 = Acorde de 7ª com a mediante substituída pela 4ª
A razão de, por vezes, se usar a designação sus9 ou sus11 é uma analogia à designação dos acordes de 9ª e 11ª (acordes de sétima acrescentando a 9ª (2ª) o u a a 11ª (4ª)).
Acordes Suspensos(sus) são acordes
tríades, só que tem a sua terça substituida por uma segunda ou quarta.
Ex: Ex: Dsus4= D G A (T 4 5)
P.S: Um acorde sus2, é tbém um acorde sus4, só que com a tônica
posicionada numa nota diferente.
ESUS4 = E A B
ESUS4 = E A B
Csus2=
C D G (T 2 5)
Gsus4= G C D ( T 4 5)
Acordes
Suspensos:
Sus2
: Tônica - 2ª - 5ª
Sus4
: Tônica - 4ª - 5ª
Sus7 : Tônica - 4ª - 5ª - 7ª
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