A Harmonia é a matéria da música, que trata da formação de acordes e a combinação entre eles, bem como estabelecer uma conexão adequada com a melodia. Uma Progressão Harmônica então, nada mais é do que uma sequência de acordes construída sobre uma determinada idéia harmônica ou para o acompanhamento de uma melodia.
Para estudar Progressões Harmônicas ou qualquer matéria referente a Análise Harmônica, faz-se o uso de Cifra Analítica; ou seja, os acordes são identificados pelo Grau da escala a que pertencem. Ex., na tonalidade de C:
C | Dm7 | G7 | C7M ||
I IIm7 V7 I7M
C = 1º Grau
Dm7 = 2º Grau
G7 = 5º Grau
Dm7 = 2º Grau
G7 = 5º Grau
Essa forma de estudar Harmonia, dá ao músico a vantagem de transpor a Progressão Harmônica para qualquer tonalidade, já que o eixo de estudo está na função do acorde e não necessariamente na tonalidade em que se encontra. Veja um exemplo da Progressão Harmônica citada acima, transposta para a tonalidade de Fá Maior:
F | Gm7 | C7 | F7M ||
I IIm7 V7 I7M
Note que os graus permaneceram os mesmos, e as funções dos acordes também foram mantidas. Esse recurso é extremamente importante para transposição de tonalidades de “emergência”. Duas horas antes do culto ou da apresentação, o solista está com problemas de garganta, e a música que foi ensaiada em uma tonalidade terá que ser tocada um tom abaixo…! Fazendo a Cifra Analítica baseada na Cifra Original, você terá mapeado o caminho para transpor a música para qualquer outro tom.
Como já abordamos sobre as funções dos acordes, vamos detalhar o que determina a função de cada acorde. Numa tonalidade são encontrados acordes das funções:
TÔNICA (resolução)
DOMINANTE (preparação)
SUBDOMINANTE (meia resolução)
DOMINANTE (preparação)
SUBDOMINANTE (meia resolução)
O acorde principal da função TONICA é o I Grau, podendo ser substituído pelo VI ou III Grau. O acorde principal da funçãoDOMINANTE é o V Grau, podendo ser substituído pelo VII Grau. O acorde principal da função SUBDOMINANTE é o IV Grau podendo ser substituído pelo II Grau. Veja o gráfico:
Grau Principal da Função | Graus Substitutos
Tônica I | III e VI
Dominante V | VII
Dominante V | VII
Subdominante IV | II
A função Tônica caracteriza-se pelo peso de resolução que é o maior dentre todas as outras. A Dominante é identificada por ser de preparação, ou ponte entre uma resolução e outra. ASubdominante é também de resolução, porém com um peso de conclusividade menor que a Tônica.
Veja o exemplo desta Progressão Harmônica em Cifra Analítica com as respectivas funções indicadas:
I7M | IIIm7 | VIm7 | V7 | I7M ||
Tônica Tônica Tônica Dominante Tônica
Note que essa Progressão Harmônica começa com três resoluções da mesma função, variando somente os acordes: A primeira, uma Tônica com o Acorde Principal, a segunda e a terceira porém, variam com os acordes substitutos da mesma função; Logo após abrindo uma preparação com umaDominante para finalizar a Progressão em uma resolução deTônica.
Se fôssemos por exemplo, passar essa cifra analítica para a tonalidade de Sol Maior, teríamos a seguinte Progressão:
G7M | Bm7 | Em7 | D7 | G7M ||
Aqui vão algumas substituições para enriquecer a harmonização e a improvisação.
Treine essas substituições, tanto nas harmonias, quanto nos improvisos. Bom estudo.
Treine essas substituições, tanto nas harmonias, quanto nos improvisos. Bom estudo.
- Todo acorde maior possue dois relativos menores: C possue Am e Em;
- Todo acorde menor possue dois relativos maiores: Cm possue Ab e Eb;
- Todo acorde dim e sus tem função de dominante;
- Todo acorde dominate tem seu subV: C7[V] pode ser substituido por F#7(9,11#)[subV];
- Todo acorde meio-diminuto pode ser substituido por um acorde Xm6/7+: Dm7(5b) = Fm6/7+;
- Essa regra para a substituição do diminuto é incrível: para Gº, você pega a T e 3m do Gº, depois a 5b e 7b do Aº - para Aº, você pega a T e 3m do Aº, depois a 5b e 7b do Bº;
- Todo acorde menor possue dois relativos maiores: Cm possue Ab e Eb;
- Todo acorde dim e sus tem função de dominante;
- Todo acorde dominate tem seu subV: C7[V] pode ser substituido por F#7(9,11#)[subV];
- Todo acorde meio-diminuto pode ser substituido por um acorde Xm6/7+: Dm7(5b) = Fm6/7+;
- Essa regra para a substituição do diminuto é incrível: para Gº, você pega a T e 3m do Gº, depois a 5b e 7b do Aº - para Aº, você pega a T e 3m do Aº, depois a 5b e 7b do Bº;
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