A escala menor melódica apresenta os seguintes intervalos:
T 2 3b 4 5 6 7+ 8
A B C D E F# G# A
Perceba que em relação à escala menor harmônica, essa escala
apresenta uma alteração no VI grau.
Uma curiosidade desta escala é que havia uma convenção que dizia que
esta escala ao subir teria os seguintes intervalos:
T 2 3b 4 5 6 7+ 8
E ao descer teria os seguintes intervalos:
T 2 3b 4 5 6b 7 8
Ou seja, ao subir esta escala teria o VI e VII graus aumentados em meio
tom (isto em relação a escala menor natural), e ao descer estas
alterações seriam anuladas.
Esta forma descrita anteriormente era a escala menor melódica usada
na Idade Média, mas J.S. BACH começou a usar a escala da mesma
forma, ou seja, com as alterações tanto quando subia, como quando
descia, então passou a se chamar esta maneira de se tocar a escala
menor melódica de Escala Menor Bachiana. Nos dias de hoje, principalmente na prática da música popular – jazz e
etc, praticamente não se faz mais a distinção entre escala menor
melódica e escala menor bachiana, quando se fala escala menor
melódica é da Bachiana que está se falando, é obvio que você deve
saber a diferença, mas é algo puramente teórico, na prática é como já
foi citado anteriormente.
Outra questão é que hoje esta escala recebe outros nomes como: Real
Menor Melódica, Jazz Menor Melódica (devido a sua grande utilização
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