Forma gráfica
Quando indicadas através de símbolos gráficos, as cifras indicam as posições que os dedos devem formar sobre as cordas do instrumento ou teclado para compor o acorde desejado. Neste caso são similares às tablaturas e só se aplicam a instrumentos de cordas e as partituras de teclados.
Forma textual
A forma mais comum das cifras, no entanto, utiliza letras, números e símbolos musicais para indicar a nota fundamental do acorde e sua estrutura, indicando se ele é maior ou menor, o uso de intervalos adicionais como quartas, sextas, sétimas e nonas ou a inversão do acorde. Um músico experiente é capaz de reconhecer as estruturas indicadas pelas cifras e reproduzir imediatamente o acorde indicado.
Regra de formação
A nota fundamental é definida pelo sistema de notação alfabética em que o nome de cada nota musical corresponde a uma letra de A a G, com sustenidos ou bemóis quando necessário:
Nome da nota | Nome do acorde | ||
---|---|---|---|
Naturais | Sustenidos | Bemóis | |
Lá | A | A# | Ab |
Si | B | Bb | |
Dó | C | C# | |
Ré | D | D# | Db |
Mi | E | Eb | |
Fá | F | F# | |
Sol | G | G# | Gb |
Além do nome do acorde, sempre grafado em letra maiúscula, são acrescentados números ou outros símbolos para indicar a estrutura do acorde. As tabelas abaixo mostram as estruturas de cifras mais usuais:
Tríades | |
---|---|
Cifra | Descrição |
G | Tríade maior (Sol, Si, Ré) |
Gm | Tríade menor (Sol, Sib, Ré) |
G° ou Gdim | Tríade diminuta (Sol, Sib, Ré♭) |
G+ ou Gaum | Tríade aumentada (Sol, Si, Ré#) |
Tétrades | |
Cifra | Descrição |
G7 | acorde com sétima ou sétima dominante(Sol, Si, Ré, Fá) |
G7M ou Gmaj7 | acorde com sétima maior (Sol, Si, Ré, Fá#) |
Gm7 ou G-7 | acorde menor com sétima (Sol, Sib, Ré, Fá) |
Gm7(b5) | acorde menor com sétima e quinta diminuta(Sol, Sib, Ré♭, Fá) |
G7°, G7dim ou Gº | acorde com sétima diminuta (Sol, Sib, Réb, Fáb) |
G7(b5) | acorde com sétima e quinta diminuta (Sol, Si, Ré♭, Fá) |
G7(#5) | acorde com sétima e quinta aumentada (Sol, Si, Ré#, Fá) |
G7M(#5) | acorde com sétima maior e quinta aumentada (Sol, Si, Ré#, Fá#) |
Gm(7M) | acorde menor com sétima maior (Sol, Sib, Ré, Fá#) |
G6 | acorde de sexta (Sol, Si, Ré, Mi) |
Gm6 | acorde menor com sexta(Sol, Sib, Ré, Mi) |
Uma vez que a cifra indica apenas a estrutura do acorde, a altura não é indicada e a mesma cifra pode ser transposta quantas oitavas acima ou abaixo forem necessárias. Por exemplo, a tríade maior apresentada na tabela acima pode ser tocada com a fundamental Sol na terceira oitava (Sol3, Si3, Ré4), ou em qualquer outra oitava, como Sol4, Si4, Ré5 ou Sol2, Si2, Ré3. Não é necessário indicar a altura da fundamental na cifra. Em geral o próprio músico escolhe a transposição mais adequada a cada trecho de uma composição.
Divisão
Maiores | Menores | Aumentados | Diminutos |
---|---|---|---|
C = dó maior | Cm = dó menor | C+ = dó aumentado | C° = dó diminuto |
D = ré maior | Dm = ré menor | D+ = ré aumentado | D° = ré diminuto |
E = mi maior | Em = mi menor | E+ = mi aumentado | E° = mi diminuto |
F = fá maior | Fm = fá menor | F+ = fá aumentado | F° = fá diminuto |
G = sol maior | Gm = sol menor | G+ = sol aumentado | G° = sol diminuto |
A = lá maior | Am = lá menor | A+ = lá aumentado | A° = lá diminuto |
B = si maior | Bm = si menor | B+ = si aumentado | B° = si diminuto |
Inversão do acorde
Além das formas indicadas nas tabelas acima, é possível indicar acordes em que a sequência das notas é invertida e uma das notas mais agudas é usada como baixo. Para indicar a inversão, utiliza-se a mesma notação acima, indicando qual das notas deve ser o baixo do acorde, separada por uma barra. A primeira inversão é obtida movendo a nota fundamental oitava acima, passando a segunda nota a ser o baixo. A segunda inversão é realizada, movendo o baixo da primeira inversão oitava acima.
Por exemplo, se o acorde de Sol maior - G (Sol, Si, Ré) for invertido uma vez, teremos G/B (Si, Ré, Sol oitava acima). Na segunda inversão o acorde é G/D (Ré, Sol oitava acima, Si oitava acima). A terceira inversão não é indicada pois é igual ao acorde original, apenas todas as notas são tocadas uma oitava acima. A inversão de qualquer acorde pode ser indicada da mesma forma, bastando indicar o acorde original e a nota que será a mais baixa na inversão - por exemplo um acorde com sétima G7 (tétrade) em sua segunda inversão seria G7/D (Ré, Fá, Sol oitava acima, Si oitava acima).
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