segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Improvisação com modos e escalas simétricas

IMPROVISAÇÃO COM MODOS
Numa tonalidade, os acordes podem ser diatônicos e não diatônicos. Diatônicos quando 
são formados por notas que pertencem à sua escala.
O acorde não diatônico tem ao menos uma nota estranha à tonalidade (escala) onde ele se 
encontra. O acorde não diatônico pode ser um dominante secundário, um acorde de 
empréstimo modal, etc. (vide apostila de harmonia). Nestes casos, convém analisar o 
acorde isoladamente e aplicar sobre o mesmo o modo mais adequado. Sobre a questão do 
“que são os modos”, encontramos uma explicação detalhada na apostila de harmonia.
Acordes que possuam a seguinte estrutura: C, C7M, C7M(9), C7M(#11), C7M(6), C6, 
C6/9, C(add9). Use o modo Jônio e/ou Lídio em C.
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: Cm, Cm7, Cm7(9), Cm7(11), Cm(add9), 
Cm6, Cm6/9. Use modo Dórico em C.
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: Cm(7M), Cm(7M/9), Cm(7M/11), Cm6,
Cm6/9, Cm(add9). Use modo Dórico(7M) em C.
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: Cm(b5), Cm7(b5), Cm7(b5/b6), Cm7(9/b5), 
Cm7(b5/11). Use modo Lócrio e/ou Lócrio(9) em C.
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: C(#5), C7M(#5), C7M(#5/9), C7M(#5/#11), 
C7M(#5/6), C6(#5), C6/9(#5), C(add9/#5). Use modo Lídio (#5) em C.
___________Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7, C7(9), C7/4, C7/4/9, C7(13), C7(9/13).
Use modo Mixolídio em C
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7, C7(b9), C7/4, C7/4(b9), C7(b13), 
C7(b9/b13). Use modo Mixolídio (b9/b13) em C.
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7, C7(9), C7(#11), C7(13), C7(9/13), 
C7(9/#11). Use modo Mixolídio (#4) em C.
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7, C7(9), C7/4, C7/4/9, C7(b13),C7(9/b13). 
Use modo Mixolídio (b13) em C.
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7(b5), C7(#5), C7(b5/#5), C7(b5/b9), 
C7(#5/#9), C7(#5/b9), C7(b5/#9). Use escala Alterada (ou modo alterado) em C.
___ESCALAS SIMÉTRICAS
1- Escala diminuta
Formada pela alternância entre tons e semi-tons.
C    D    Eb    F   Gb   Ab   Bbb   B   C
    t      s       t     s      t       s         t    s
Obs. t= tom / s= semitom
Observando a simetria entre os graus da escala, podemos dizer que as escalas diminutas 
se equivalem em terças menores, ou seja:
Cdim  =  Eb dim  =  Gb dim  =  Bbb dim (A)
C# dim  =  E dim  =   G dim  =  Bb dim
D dim  =  F dim  =  Ab dim  =  Cb dim (B)
A escala diminuta pode ser aplicada sobre:
a) Sobre o acorde diminuto. 
Esc. diminuta em C sobre: Cº, Cº(7M), Cº(9), Cº(11), Cº(b13).
b) Sobre o acorde dominante.
Esc. diminuta ½ tom acima de: C7, C7(b5), C7(b9), C7(#9), C7(b5/#9), C7(b5/b9), 
C7(b13) , C7(9/b13)2- Escala Hexafônica ou de tons inteiros
Construída por intervalos de tons inteiros consecutivos, esta escala se repete a cada tom, 
ou seja, podemos dizer que as escalas de tons inteiros se reduzem a duas: C e Db (ou C#).
C  =  D  =  E  =  F#  =   G#  =  A#
C#  =  D#  =  F  =  G  =   A  =  B
A escala Hexafônica em C pode ser aplicada sobre acordes que apresentam a seguinte 
estrutura intervalar: C7(b5), C7(b5/9), C7(b5/#5), C7(#5/9), C7(#5).
19- | 4/4  C7M  |  %  |  %  |  %  | Use modo Jônio e/ou Lídio em C
20- | 4/4  C7M(#5)|  %  |  %  |  %  | Use modo Lídio (#5) C
21- | 4/4 Cm7(9)  |  %  |  %  |  %  |  Use modo Dórico em C
22- | 4/4 Cm7(b5) |  %  |  %  |  %  |  Use modo Lócrio e/ou Lócrio (9) em C
23- | 4/4 Cm (7M/9) |  %  |  %  |  %  |  Use modo Dórico (7M) em C
24- | 4/4 Cº  |  %  |  %  |  %  | Use escala diminuta em C
25- | 4/4  C7(9) |  %  |  %  |  %  | Use modo Mix. C, Mix.(b13) C, Mix. (#4) C 
26- | 4/4 C7(b9) |  %  |  %  |  %  | Use esc. diminuta em Db, modo Mix. (b9/b13) em C
27- | 4/4 C7(#5) |  %  |  %  |  %  | Use esc. Alterada em C, Hexafônica em C28- | 4/4  C7M  |  Eb7M  |  G7M  |  Bb7M  |
Use:
       a) Jônio C---Eb-------G---------Bb------
       b) Lídio  “      “           “             “
29- | 4/4 Dm7  |  Ebm7  |  Dm7  |  Ebm7  |
Use:
       Dórico D---Eb--------D-------Eb------
30- | 4/4 Bm7(b5) |  Em7 (b5) |  Am7 (b5) |  Em7(b5) |
Use:
       a) Lócrio B------E------------A--------------E
       b) Lóc.(9) “        “                “                   “
31- | 4/4 Am6  |  Dm6  |  Gm6  |  Cm6  |
Use:
a)Dórico     A-----D--------G--------C----
b)Dór.(7M) “       “            “           “
32- | 4/4  E7M(#5)  |  A7M(#5)  |  D7M(#5)  |  G7M(#5)  |
Use:
    Lídio (#5)  E--------A--------------D-------------G--------
33- | 4/4             A7        |     D7       |    G7       |    C7     |
Use:
a) Mix.                 A---------D----------G------------C
b) Mix. (b13)        “            “               “            “
c) Mix.(b9/b13)    “             “               “            “
d) Mix. (#4)          “             “               “            “
34- | 4/4       B7( b5 )     |       E7( b5 )     |      A7( b5 )    |      D7( b5 )   |
Use:
     a) Alterada B---------------E-----------------A------------------D
     b) Diminuta C--------------F---------------Bb------------------Eb
     c) Hexafônica B------------E-----------------A------------------D

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review