IMPROVISAÇÃO COM MODOS
Numa tonalidade, os acordes podem ser diatônicos e não diatônicos. Diatônicos quando
são formados por notas que pertencem à sua escala.
O acorde não diatônico tem ao menos uma nota estranha à tonalidade (escala) onde ele se
encontra. O acorde não diatônico pode ser um dominante secundário, um acorde de
empréstimo modal, etc. (vide apostila de harmonia). Nestes casos, convém analisar o
acorde isoladamente e aplicar sobre o mesmo o modo mais adequado. Sobre a questão do
“que são os modos”, encontramos uma explicação detalhada na apostila de harmonia.
Acordes que possuam a seguinte estrutura: C, C7M, C7M(9), C7M(#11), C7M(6), C6,
C6/9, C(add9). Use o modo Jônio e/ou Lídio em C.
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Acordes que possuam a seguinte estrutura: Cm, Cm7, Cm7(9), Cm7(11), Cm(add9),
Cm6, Cm6/9. Use modo Dórico em C.
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Acordes que possuam a seguinte estrutura: Cm(7M), Cm(7M/9), Cm(7M/11), Cm6,
Cm6/9, Cm(add9). Use modo Dórico(7M) em C.
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Acordes que possuam a seguinte estrutura: Cm(b5), Cm7(b5), Cm7(b5/b6), Cm7(9/b5),
Cm7(b5/11). Use modo Lócrio e/ou Lócrio(9) em C.
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Acordes que possuam a seguinte estrutura: C(#5), C7M(#5), C7M(#5/9), C7M(#5/#11),
C7M(#5/6), C6(#5), C6/9(#5), C(add9/#5). Use modo Lídio (#5) em C.
___________Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7, C7(9), C7/4, C7/4/9, C7(13), C7(9/13).
Use modo Mixolídio em C
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Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7, C7(b9), C7/4, C7/4(b9), C7(b13),
C7(b9/b13). Use modo Mixolídio (b9/b13) em C.
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Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7, C7(9), C7(#11), C7(13), C7(9/13),
C7(9/#11). Use modo Mixolídio (#4) em C.
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Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7, C7(9), C7/4, C7/4/9, C7(b13),C7(9/b13).
Use modo Mixolídio (b13) em C.
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Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7(b5), C7(#5), C7(b5/#5), C7(b5/b9),
C7(#5/#9), C7(#5/b9), C7(b5/#9). Use escala Alterada (ou modo alterado) em C.
___ESCALAS SIMÉTRICAS
1- Escala diminuta
Formada pela alternância entre tons e semi-tons.
C D Eb F Gb Ab Bbb B C
t s t s t s t s
Obs. t= tom / s= semitom
Observando a simetria entre os graus da escala, podemos dizer que as escalas diminutas
se equivalem em terças menores, ou seja:
Cdim = Eb dim = Gb dim = Bbb dim (A)
C# dim = E dim = G dim = Bb dim
D dim = F dim = Ab dim = Cb dim (B)
A escala diminuta pode ser aplicada sobre:
a) Sobre o acorde diminuto.
Esc. diminuta em C sobre: Cº, Cº(7M), Cº(9), Cº(11), Cº(b13).
b) Sobre o acorde dominante.
Esc. diminuta ½ tom acima de: C7, C7(b5), C7(b9), C7(#9), C7(b5/#9), C7(b5/b9),
C7(b13) , C7(9/b13)2- Escala Hexafônica ou de tons inteiros
Construída por intervalos de tons inteiros consecutivos, esta escala se repete a cada tom,
ou seja, podemos dizer que as escalas de tons inteiros se reduzem a duas: C e Db (ou C#).
C = D = E = F# = G# = A#
C# = D# = F = G = A = B
A escala Hexafônica em C pode ser aplicada sobre acordes que apresentam a seguinte
estrutura intervalar: C7(b5), C7(b5/9), C7(b5/#5), C7(#5/9), C7(#5).
19- | 4/4 C7M | % | % | % | Use modo Jônio e/ou Lídio em C
20- | 4/4 C7M(#5)| % | % | % | Use modo Lídio (#5) C
21- | 4/4 Cm7(9) | % | % | % | Use modo Dórico em C
22- | 4/4 Cm7(b5) | % | % | % | Use modo Lócrio e/ou Lócrio (9) em C
23- | 4/4 Cm (7M/9) | % | % | % | Use modo Dórico (7M) em C
24- | 4/4 Cº | % | % | % | Use escala diminuta em C
25- | 4/4 C7(9) | % | % | % | Use modo Mix. C, Mix.(b13) C, Mix. (#4) C
26- | 4/4 C7(b9) | % | % | % | Use esc. diminuta em Db, modo Mix. (b9/b13) em C
27- | 4/4 C7(#5) | % | % | % | Use esc. Alterada em C, Hexafônica em C28- | 4/4 C7M | Eb7M | G7M | Bb7M |
Use:
a) Jônio C---Eb-------G---------Bb------
b) Lídio “ “ “ “
29- | 4/4 Dm7 | Ebm7 | Dm7 | Ebm7 |
Use:
Dórico D---Eb--------D-------Eb------
30- | 4/4 Bm7(b5) | Em7 (b5) | Am7 (b5) | Em7(b5) |
Use:
a) Lócrio B------E------------A--------------E
b) Lóc.(9) “ “ “ “
31- | 4/4 Am6 | Dm6 | Gm6 | Cm6 |
Use:
a)Dórico A-----D--------G--------C----
b)Dór.(7M) “ “ “ “
32- | 4/4 E7M(#5) | A7M(#5) | D7M(#5) | G7M(#5) |
Use:
Lídio (#5) E--------A--------------D-------------G--------
33- | 4/4 A7 | D7 | G7 | C7 |
Use:
a) Mix. A---------D----------G------------C
b) Mix. (b13) “ “ “ “
c) Mix.(b9/b13) “ “ “ “
d) Mix. (#4) “ “ “ “
34- | 4/4 B7( b5 ) | E7( b5 ) | A7( b5 ) | D7( b5 ) |
Use:
a) Alterada B---------------E-----------------A------------------D
b) Diminuta C--------------F---------------Bb------------------Eb
c) Hexafônica B------------E-----------------A------------------D
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