Numa progressão harmônica, utiliza-se efeitos que são resultados de combinações funcionais de acordes com sentido conclusivo ou suspensivo. A esse resultado dá-se o nome deCadência.
Existem Cadências de menor e maior conclusividade, ou seja, de efeitos de conclusão de força maior ou menor, sendo que essa força depende da sua definição tonal. É necessário ter no mínimo uma cadência de dois acordes para definir a tonalidade de uma progressão harmônica.
Veja este exemplo:
Veja este exemplo:
Am | G7 | C |
Analisando a formação dos três acordes você encontrará nada mais, nada menos que “todas” as notas da escala de Dó Maior. Os acordes têm funções diferentes, mas ao passar por esta análise, a tonalidade desta progressão harmônica será definida.
A seguir mostraremos 5 tipos diferentes de Cadência:
Cadência Perfeita é a de resolução mais forte estruturada pelas funções Dominante seguida pela Tônica, ou seja, os graus V e I. A Cadência Perfeita é essencialmente final. Geralmente, antes dessas duas funções aparece um acorde de Subdominante (IV ou II grau). Quando isso ocorre a Cadência Perfeita é chamada de “autêntica”
Ex.: V7 I IV V7 I
G7 C F G7 C
Ex.: V7 I IV V7 I
G7 C F G7 C
Cadência Imperfeita é quando um ou ambos os acordes daCadência Perfeita (V e I) estão invertidos ou ainda no caso de VII - I , e o peso de resolução desta, é bem menor e mais discreto que no caso da Perfeita.
Ex.: V7 I /1ª inv. V V / 1ª inv. I
G7 C/E G G/B C
Ex.: V7 I /1ª inv. V V / 1ª inv. I
G7 C/E G G/B C
Cadência Plagal é também uma cadência conclusiva, porém de uma forma menos acentuada. Têm como integrantes os graus IV e I (Subdominante e Tônica) estando ou não, invertidos.
Ex.: IV7M I / 1ª inv. IIm I IVm I
F7M C/E Dm C Fm C
Ex.: IV7M I / 1ª inv. IIm I IVm I
F7M C/E Dm C Fm C
Meia Cadência se caracteriza quando a resolução é na Dominante.
Ex.: IIm V VIm7 V7 VIm7 II7 V
Dm G Am7 G7 Am7 D7 G
Ex.: IIm V VIm7 V7 VIm7 II7 V
Dm G Am7 G7 Am7 D7 G
Cadência Deceptiva é quando o V grau vem seguido por qualquer grau que não seja o I. Esta cadência não é conclusiva e pode ser Diatônica ou Modulante. Confira os exemplos:
– Cadência Deceptiva Modulante
Ex.: IV V7 bVI7 I (nova tonalidade)
F G Ab7 Db
Ex.: IV V7 bVI7 I (nova tonalidade)
F G Ab7 Db
Neste caso a Cadência Deceptiva Modulante foi seguida do quinto grau de uma nova tonalidade que a música passou a ter (Db)
Ex.: IIm V I (nova tonalidade)
Dm G E
Ex.: IIm V I (nova tonalidade)
Dm G E
Neste outro caso a Cadência Deceptiva Modulante foi seguida direto do I grau da nova tonalidade.graus de repouso» e «graus de movimento»
Pela origem da escala diatônica podemos classificar seus graus em:
«graus de repouso» I e III , e, «graus de movimento» II, IV, V, VI e VII.
«graus de repouso» I e III , e, «graus de movimento» II, IV, V, VI e VII.
A realização dos «graus de movimento» e «graus de repouso».
e
QUADRO DE MOVIMENTOS MELÓDICOS DIATÔNICOS DOS GRAUS DE MOVIMENTO DA ESCALA DIATÔNICA
A realização dos «graus de repouso» se dá para qualquer grau.
No caso da realização dos «graus de movimento» que trazem este caráter intrínseco é de resolve-lo , vide quadro abaixo, mas, o compositor pode ou não faze-lo conforme a sua necessidade estética criando vários tipos de resoluções:
1ª - resolução natural dos graus da escala diatônica M e m(b):
satisfaz o caráter de movimento
I II - IIIII(b)
III(b)IV
V VI(b)
VII VIII
VI*(b) VII
* a afinação da sensível fica baixa no "movimento descendente".
Uma experiência interessante: Observe-se a afinação alta que a nota Si adquire para resolver na nota Dó ao cantarmos a escala de Dó maior no "movimento ascendente", e, ao cantarmos a escala no "movimento descendente" observamos que naturalmente a nota Si adquire uma afinação baixa com tendência de resolver na nota Lá, VI grau.
2ª - resolução suspensa: no discurso musical dar-se-á a resolução suspensa quando o fato diatônico for contrariado por necessidade estética usando-se:
a - transferência da resolução para um ponto adiante;
b - ou simplesmente suspende a resolução -
VII - VI - V....
IV - V ...
V - VI ...
3ª - resolução modulante: quando a obra modula ( passa de um tom ou modo para outro tom ou modo) define-se a função diatônica do novo tom pelo duplo sentido do grau modulante -
Exemplo - em dó Maior a tônica dó, I grau, tônica, «grau de repouso» de afinação estável resolve para a mesma nota dó, IV grau, sub-dominante, «grau de movimento» de afinação baixa pedindo a resolução natural para o III grau do novo tom.
Nos intrumentos temperados e de som fixo a função diatônica resolver-se-á pela ressonância da caixa harmônica do instrumento. Nos intrumentos não temperados caberá ao instrumentista agir consciente ou intuitivamente às afinações e resoluções das novas tendências dos graus.
Das cadências - O desenvolvimento das ideias musicais se faz por meias frases, frases e períodos.
À terminação de cada uma dessas partes se dá o nome de cadência - parada - e é caracterizada pela realização do baixo onde vae se encontrar alguma destas fórmulas: Cadência perfeita:I V
Cadência à dominante:I V
Cadência quebrada - de engano - rota:VVI
Cadência à mediante:III V
Cadência plagal - usada em música litúrgica «Amem»:I IV
Semi-cadência - I IV
Fórmulas de cadência:
perfeita(1) - I IV V I
perfeita(2) - I IV V V I
imperfeita - I IV V V III
à dominante - I IV III I V
EXERCÌCIO
de resolução das relações entre os graus conjuntos da escala diatônica, e,
das cadências e fórmulas de cadências mais usadas.Imprima, e preencha com o nome das notas dos tons abaixo - solfeje e toque.
das cadências e fórmulas de cadências mais usadas.Imprima, e preencha com o nome das notas dos tons abaixo - solfeje e toque.
Tom
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I – II - I
|
III – II - III
|
III - IV - III
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V - VI - V
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VIII - VII - VIII
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dó M
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dó – ré - dó
|
mi - ré - mi
|
mi - fá - mi
|
sol - lá - sol
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dó - si - dó
|
fá M
| |||||
sol M
| |||||
ré M
| |||||
sib M
| |||||
lá M
| |||||
mib M
|
Tom |
CADÊNCIAS
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V - I
perfeita
|
I - V
à dominante
|
I – IV
semi cadência
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IV – I
plagal
|
V – III
à mediante
|
V - VI
rota
|
V - V
dominante
dominante
|
dó M
|
sol - dó
|
dó - sol
|
dó - fa
|
fa - dó
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sol - mi
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sol - lá
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sol - sol
| |
fá M
| ||||||||
sol M
| ||||||||
ré M
| ||||||||
sib M
| ||||||||
lá M
| ||||||||
mib M
|
Tom |
fórmulas de cadências
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I - IV – V - I
semi // perfeita
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I – V – VI - IV - V - I
dom. // rota perf.
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I – IV – V - I // IV – I
semi // perfeita + plagal
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dó M
|
dó - fa – sol - dó
|
dó - sol - lá - fa - sol - dó
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dó- fa- sol- dó- fa- dó
| |
fá M
| ||||
sol M
| ||||
ré M
| ||||
sib M
| ||||
lá M
| ||||
mib M
|
Tom |
fórmulas de cadências
|
I - IV - V - V - III
semi à mediante
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I - IV – III - I - V
semi à dominante
|
dó M
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d dó - fa - sol - sol - mi
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dó - fa - mi - dó - sol
| |
fá M
| |||
sol M
| |||
ré M
| |||
sib M
| |||
lá M
| |||
mib M
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Cláudio Stephan - Maio 2000
Ponto morto» : não é realização mas um procedimento de encadeamento.
Cria-se um ponto morto ou um "hiato" entre dois graus de uma relação:
a) por pausa;
b) por abstração, ou seja, não se considerando psiquicamente a relação.
O ponto morto facilita:
a separação inter-motivos; meias frases; inter - frases e inter - períodos vide fraseologia;
a emissão ou articulação de uma relação difícil;
a respiração de instrumentistas de sopro.
Os «graus de movimento» e «graus de repouso» nas relações.
As relações dissonantes são produtos da reunião de «graus de movimento» II, IV, V, VI, VII e «graus de repouso» I, III , e, cada grau destas relações mantém suas características na sua realização, ou seja: a afinação de função e sua resolução.
Por isso insistimos em afirmar que as relações apresentadas ( quadro das relações) tornam-se únicas e exclusivas do tom e do modo que for considerada.
Um exemplo clássico: a 4a. aumentada (trítono), só pode ser formada pelos IV e VII grau de uma escala.
Os «graus de repouso» e «graus de movimento» formam relações que podem ser
consonantes e dissonantes.
Realizações das relações
Quadro das resoluções naturais dos graus de «movimento» das relações dissonantes e consonantes que se dão no modo Maior e menor harmônico da escala diatônica.
VEJA EM GRAFIA MUSICAL, OUÇA e IMPRIMA
Relações dissonantes
Semitom-diatônico e semitom-cromático | segunda menor | segunda maior | segunda aumentada | quarta diminuta | quarta aumentada |
quinta diminuta | quinta aumentada | sétima diminuída | sétima menor | sétima maior |
Da realização da linha melódica e do bloco harmônico.
Realização da linha melódica
por graus conjuntos, ou por graus disjuntos .
Realização do bloco harmônico - é a passagem melódica do grau de cada voz de um acorde para um grau da voz correspondente do acorde seguinte.
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