sexta-feira, 8 de abril de 2011

Acordes Diminutos




Acordes Maiores com 7+

Acordes Maiores com 6



Acordes Maiores com 7/9

Acordes Maiores com 11

Acordes com Quinta

Acordes sustenidos diminutos

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Acordes Menores com a 11

Acordes Menores com a 7/9

Acordes Menores com a 5#

Acordes Menores



Acordes Maiores com a quarta(4)

Acordes Maiores com a sexta(6)

Acordes Maiores

quarta-feira, 6 de abril de 2011

TONS MAIORES,SEUS RELATIVOS E SEUS ACIDENTES

Welcome Home (Sanitarium) backing track

Wherever I May Roam Backing track (w vocals)

Whiplash Backing track (w vocals)

Metallica - And Justice For All Backing Track With Vocals

Metallica - The Unforgiven oryginal backing track solo

One Metallica backing track (w vocals)

Metallica The Four Horsemen Guitar Backing Track

Battery Backing track (w vocals)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Campo Harmônico Menor Melódico

Campo Harmônico Menor Harmônico

Campo harmônico (português brasileiro) ou Campo harmónico (português europeu) é o conjunto de acordes formado a partir das notas de uma determinada escala. Esses acordes são extraídos de uma das quatro escalas estruturais: a maior, a menor, a menor harmônica e a menor melódica. Também pode ser chamado de estrutura tonal visto que o desenvolvimento da harmonia está inteiramente ligado ao aparecimento e desenvolvimento do conceito de tonalidade.[1]

domingo, 3 de abril de 2011

Solfejo

Solfejo, no conceito da música ocidental, é a arte de cantar os intervalos musicais, seguindo as respectivas alturas (frequências ou graus da escala) e ritmos anotados em uma partitura. Várias são as técnicas de solfejo mas dois grupos se destacam: os métodos que utilizam o Dó móvel e os que utilizam a chamada técnica cromática.Solfejo: é arte de cantar os sons em forma de notas musicais dentro de sua afinação ou seja sua altura (definição própria). Quando você aplicar o estudo do solfejo nas nossas canções, hinos, as coisas acontecem com facilidade. Cantamos através de música, ou seja, partitura, lendo as notas musicais com seu valor e sua altura (afinação) exata. Fazendo assim ganhamos tempo e fugimos desta coisa que às vezes atrapalha, que é cantar as músicas decoradas.
Para se ter um bom solfejo é preciso estudar escalas no piano acompanhando com a voz nota por nota. Escalas: é a sucessão de 7 notas uma após a outra, da mais grave a mais aguda (ascendente) e vice- versa (descendente). Os sons musicais, ou seja, as notas das escalas, são: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, que cantamos com a sua afinação correta seguida pelo o piano.
Quanto mais praticamos exercícios de escalas, mais conseguimos vencer as dificuldades de cantar afinado. É preciso muita dedicação.
Sempre que cantar antes faça um exercício de no mínimo 5 minutos, praticando as escalas, variando as formas e modelos para melhor assimilação; faça diferentes pronúncias de frases e silabas com as escalas.
Por exemplo: u...u...u...u...u , tátátátá, dádádadádá, iaiaiaia, i.........a......i...........a. Crie outras formas, mas sempre respeitando as formas ascendentes e descendentes e nota por nota.
Espero que após você assimilar bem estas dicas e colocá-las em prática, você descubra a arte de cantar com toda a suas artimanhas. É preciso vencer as dificuldades; "não existe cantor desafinado, mas vozes mal trabalhadas".
Pratique muito os exercícios de escalas, que com certeza você vai aprimorar muito sua maneira de cantar. Ser um cantor afinado é ser um adorador integrado com a obra de DEUS. Que sempre pensemos no melhor, porque Ele é merecedor!!! O segredo do solfejo está na disciplina e principalmente nas escalas.




Introdução à Leitura Musical - Vídeo 15 - Linhas suplementares

quarta-feira, 30 de março de 2011

Características dos modos gregos


MODOTerçaIntervalo CaracterísticoNota DiferencialReferencial à Escala Diatônica Moderna
JÔNIOmaior----------Idêntica à Dó Maior
DÓRICOmenor6ª MaiorSiRé Menor
FRÍGIOmenor2ª MenorMi Menor
LÍDIOmaior4ª aumentadaSiFá Maior
MIXOLÍDIOmaior7ª menorSol Maior
EÓLIOmenor----------Idêntica à Lá menor
LÓCRIOmenor2ª menor e 5ª diminutaDó e FáSi Menor

Modos gregos

Na Grécia antiga, as diversas organizações sonoras (ou formas de organizar os sons) diferiam de região para região, consoante as tradições culturais e estéticas de cada uma delas. Assim, cada uma das regiões da antiga Grécia deu origem a um modo (organização dos sons naturais) muito próprio, e que adaptou a denominação de cada região respectiva. Desta forma, aparece-nos o modo dórico (Dória), o modo frígio (da região da Frígia), o modo lídio (da Lídia), o modo jónio (da região da Jónia) e o modo eólio (da Eólia). Também aparece um outro — que é uma mistura dos modoslídio e dórico — denominado modo mixolídio.A escala maior natural
Para entrarmos este assunto, primeiro precisamos entender a escala maior natural. No exemplo abaixo, temos a escala de dó maior:

Essa é formada por sete notas, e a distância entre cada uma dessas notas e a nota seguinte pode ser de um tom ou meio. O intervalo de meio tom ocorre apenas entre o III-IV graus e entre o VII e I. Vimos assim que a escala maior natural é formadas por T T ST T T T ST, gerando os intervalos de 2M, 3M, 4J, 5J, 6M e 7M em relação à tônica da escala.
Os modos gregos
Os modos gregos são uma espécie de inversões da escala maior. Se tocarmos a escala de dó maior, a partir da nota dó, teremos o modo dó jônio, que nada mais é do que a própria escala natural em seu estado fundamental (continuaremos com a configuração de T T ST T T T ST). Se tocarmos essa mesma escala a partir do segundo grau, a nota ré, teremos o modo ré dórico, e obteremos assim uma nova configuração de escala T ST T T T ST T (e conseqüentemente novos intervalos) , conforme mostra a figura abaixo:

Se quisermos montar o modo de Dó Dórico, por exemplo, basta seguir esta seqüência de intervalos T ST T T T ST T a partir da nota dó:
Outra maneira de pensar no dó dórico é você imaginar a escala de Bb maior natural começando no segundo grau.


Para uma análise prática, podemos dividir estes 7 modos em 2 grupos, os modos maiores e os menores. Os modos maiores possuem uma terça maior (3M) e os menores uma terça menor (3m).

A escala maior natural é o modo jônio e a menor natural é o modo eólio. Usaremos estas duas escalas para comparar as diferenças entre os modos:

Os intervalos diferentes caracterizam a sonoridade de cada modo, estas são as famosas “notas características”. Ex: A única diferença entre a escala de Sol maior (jônio) e Sol Lídio vai ser a quarta aumentada, que vem a ser o dó# no modo de Sol Lídio, substituindo o dó natural em Sol maior / jônio. Dizemos assim que a quarta aumentada é a nota característica do modo lídio. O mesmo raciocínio vale para os outros modos, com um pequeno porém para o lócrio, que vai apresentar duas notas diferentes da menor natural (eólio). Consideramos estas duas notas características, porém a 5º possui maior importância que a 2m.
Pegando a guitarra...
Transpor essa teoria para a guitarra é muito simples, e pode ser feita de várias maneiras. Para guitarristas de rock/metal proponho utilizar sete “shapes” dos modos, cada um com uma digitação começando com a tônica de um modo na 6ª corda. Os números indicados são a digitação da mão esquerda que utilizo para tocar cada shapes:

Se você realmente quiser assimilar esta etapa, pratique em todos os 12 tons:
C – G – D – A – E – B – F# - Db – Ab – Eb – Bb – F
Lembre-se sempre de manter a clareza e definição das notas, assim como praticar com o metrônomo.
Na próxima coluna, veremos como improvisar sobre uma harmonia utilizando esses modos.

Como são

Da escala diatónica: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, extraímos a relação intervalar de tons (T) e semitons (st) seguinte: T - T - st - T - T - T - st. Sempre que existir esta relação intervalar, teremos o modo jónio ou escala maior (no caso, de dó). Se firmarmos como tónica o ré, usando a mesma escala diatónica, teremos: ré, mi, fá, sol, lá, si, dó: T - st - T - T - T - st - T. Sempre que esta relação existir, teremos o modo dórico, e assim por diante:

Modos

Por tons e semitons:
  • T - T - st - T - T - T - st: Jónio(Port. Europeu)
  • T - st - T - T - T - st - T: Dórico
  • st - T - T - T - st - T -T: Frígio
  • T - T - T - st - T - T - st: Lídio
  • T - T - st - T - T - st - T: Mixolidio
  • T - st - T - T - st - T - T: Eólio
  • st - T - T - st - T - T - T: Lócrio
Por intervalos:
  • T 2M 3M 4J 5J 6M 7+ : Jônio(Port. Bras.)
  • T 2M 3m 4J 5J 6M 7 : Dórico
  • T 2m 3m 4J 5J 6m 7 : Frígio
  • T 2M 3M 4+ 5J 6M 7+ : Lídio
  • T 2M 3M 4J 5J 6M 7 : Mixolídio
  • T 2M 3m 4J 5J 6m 7 : Eólio
  • T 2m 3m 4J 5° 6m 7 : Lócrio


Exemplos

  • dó - ré - mi - fá - sol - lá - si: Jónio
  • ré - mi - fá - sol - lá - si - dó: Dórico
  • mi - fá - sol - lá - si - dó - ré: Frígio
  • fá - sol - lá - si - dó - ré - mi: Lídio
  • sol - lá - si - dó - ré - mi - fá: Mixolídio
  • lá - si - dó - ré - mi - fá - sol: Eólio
  • si - dó - ré - mi - fá - sol - lá: Lócrio
    MODOTerçaIntervalo CaracterísticoNota DiferencialReferencial à Escala Diatônica Moderna
    JÔNIOmaior----------Idêntica à Dó Maior
    DÓRICOmenor6ª MaiorSiRé Menor
    FRÍGIOmenor2ª MenorMi Menor
    LÍDIOmaior4ª aumentadaSiFá Maior
    MIXOLÍDIOmaior7ª menorSol Maior
    EÓLIOmenor----------Idêntica à Lá menor
    LÓCRIOmenor2ª menor e 5ª diminutaDó e FáSi Menor

ZAKK WYLDE farewell balled guitar backing track

the sky is crying backing track stevie ray vaughan.

Symphony of Destruction backing track (w vocals)

LED ZEPPELIN Stairway To Heaven Backing Track

Smells Like Teen Spirit backin trackin

RHCP - Otherside - Backing Track guitar

Ride The Lightning Backing Track

pride and joy backing track stevie ray vaughan

Red Hot Chili Peppers - Californication - Drum Bass - Backing Track

Mr. Crowley Backing Track (Randy Rhoads)

PANTERA cemetery gates guitar backing track

little wing backing track jimi hendrix

hey joe backing track jimi hendrix

Guns N' Roses - Welcome To The Jungle _ No Voice Bass Backing Track

Creeping Death Backing Track (w vocals)

Cowboys From Hell Guitar Backing Track

LAGRIMA - Francisco Tárrega

Californication Backing Track

Backing track for bass - Guns n Roses - Sweet Child o mine

Backing track for bass - ACDC - Back in Black

domingo, 20 de março de 2011

Alice in chains - Man in a box (instrumental)

Karaoke Live - Lightning Crashes

FEAR OF THE DARK KARAOKE

Karaoke Pearl Jam - Alive

Alice In Chains - Rooster Karaoke Instrumental

Jeremy (Karaoke)

Karaoke Foo Fighters - Best Of You

wasting love - iron maiden karaokê

Karaoke Foo Fighters - Everlong

Karaoke Foo Fighters - Big Me

Pearl Jam Black Karaoke

Karaoke Foo Fighters - My Hero

Stone Temple Pilots - PLUSH (karaoke)

Soundgarden - Black Hole Sun (Karaoke with Lyrics).flv

Tears of the dragon - Bruce Dickinson (karaoke)

VIDEOKÊ - PATIENCE - GUNS N' ROSES

Videoke - Lulu Santos - UM CERTO ALGUEM

VIDEOKÊ - QUANDO O SOL BATER NA JANELA DO SEU QUARTO - LEGIÃO URBANA

Karaokê Lulu Santos Certas Coisas-

Videoke - Legião Urbana - Vento No Litoral.

VIDEOKÊ - EVA - RADIO TAXI

Como eu Te Vejo - Rosa de Saron (Karaokê

Total de visualizações de página

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review