Instituto de Música - Music Station
A Music Station possui professores graduados e pós-graduados, todos preparados para a melhor formação dos alunos. Com aulas dinâmicas e divertidas, os alunos começam a aprender o instrumento com músicas escolhidas por eles para que o aprendizado seja mais fácil e prazeroso. Os conhecimentos teóricos são aplicados com uma metodologia de fácil assimilição, facilitando o aprendizado.
Grade de professores
Professores Music Station: FÁBIO MOSCATELLO GUITARRA VIOLÃO E CANTO VINÍCIOS FERNANDES CONTRABAIXO JÚLIO DIAS DE LORENZO BATERIA TECLADO E PERFORMANCE VINÍCIUS VICO BATERIA PERFORMANCE e ANDRÉ LUIS GUITARRA E VIOLÃO
Contato
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 8:00 às 21:00 e sábado das 8:00 às 15:00. Conj. Urupês - Independência - Taubaté-SP. Contatos: (12) 3413.2031 / (12) 8804.7831
terça-feira, 3 de junho de 2014
Colocação de Voz
A colocação de voz varia em função da utilização dos 5 pontos de ressonância do corpo humano, como se pode observar na figura seguinte:
Através da colocação de voz é possível conseguir a projecção da voz para um determinado ponto no espaço físico que nos rodeia.
A voz ideal é aquela que utiliza de igual forma os 5 pontos de colocação. Para tal é necessário haver treino e auto-consciência vocal.
Você tem que jogar sua voz para a caixa de ressonância ou seja para face então assim a voz vai ficar mais clara e projetada,sem "ficar na garganta" vc não vai fazer tanto esforço pra cantar.
Termos Vocais
Termos Vocais

3. Extensão vocal: É a "distância" entre a nota mais grave do registro de cada um da nota mais aguda desse mesmo registro.
4. Drive: É a vibração caótica das pregas vocais FALSAS, que provoca uma ressonância a mais na emissão de uma nota, que "briga" com a ressonância principal da nota emitida.
5. Gutural: São registros graves adicionados de muito Drive.
6. Falsete: É uma conformidade diferentes das pregas vocais VERDADEIRAS, na qual a captação das mesmas é feita de forma diferente d emissão natural.
7. Voz de cabeça: É a colocação da voz em que a ressonância principal está na base do crânio; é uma colocação diferente do falsete e da fala.
8. Classificação vocal: É uma classificação simples, baseada na tessitura (que é baseada na extensão vocal) de cada um
10. Vocalizes: São exercícios que visam o desenvolvimento da voz cantada.
11. Vibrato: É a modulação rápida da nota alvo, em intervalos menores ou iguais a um semitom (às vezes, pode ser mais que 1 semitom, depende do objetivo do vibrato).
12. Voz de peito: É uma colocação em que a ressonância principal é a torácica; a colocação é exatamente igual à da voz de cabeça (com a diferença da ressonância), mas é diferente da fala.
14.Glissando: é a chegada em uma nota; pode ser ascendente ou descendente; ao invés de se atacar a nota alvo diretamente (parece conversa de atirador de elite....), chega-se nela partindo de uma nota mais baixa ou mais alta
SUSTENTAÇÃO
Por outro lado, a pessoa que tem o hábito de falar alto demais, não pronunciando bem as palavras, correm um alto risco de apresentar calos de corda vocal, além de outros problemas como dor de cabeça, sinusite, faringite, e até mesmo cáries pelo desgaste do esmalte
TIMBRES
O desconhecimento disto é muito sério e pode destruir a voz de uma pessoa. Muitas pessoas com características de voz grave têm cantado por aí com uma voz aguda e vice-versa. Alguns deles até com uma voz "linda". Porém, esta voz "linda" foi apenas fabricada, e não vai durar muito.
Em quase 100% das pessoas existe um padrão anatômico determinante do timbre. Diz-se que as pessoas com pescoço comprido e "gogó" proeminente possuem timbre grave (baixo e contralto); pessoas com pescoço de tamanho médio com pouca proeminêncìa possuem timbre médio (barítono e mezzo); e pessoas com pescoço mais curfo, praticamente sem saliência possuem um timbre agudo (tenor e soprano).
Cantar e falar fora do próprio timbre natural pode provocar um destimbramento vocal, ou seja, uma descaracterização da voz com perda da qualidade.
PALATO
O palato duro está envolvido com a projeção da voz, e o palato mole com a formação de sons orais e nasais.
O som, na verdade, é formado por ondas. As ondas só se propagam em linha reta, daí a importância do palato duro aliado a uma boa postura da cabeça:
Sons nasais
FARINGE
Existem exercícios que facilitam a aquisição do hábito da posição 1:
- sabe-se que ao se fazer o movimento de engolir, a língua inicialmente sobe e em seguida, sua parte posterior desce. Então, com o dedo indicador e o polegar em cada extremo do maxilar inferior, faz-se o movimento de engolir. Quando a parte posterior da língua estiver descendo, mantém-se uma pressão para baixo, forçando os dedos, sem esquecer que a ponta da língua deve estar no padrão de repouso.
- pode-se escolher um tom médio, e com as vogais "a", "o", e "u" as pessoas podem cantar variando 0 padrão de língua na posição 2 (representado pela vogal em minúsculo) e posição 1 (representada pela vogal em maiúsculo).
MAXILAR
Nunca se deve usar posições forçadas, tais como empurrar o maxilar para frente, puxá-lo para trás ou trancá-lo numa posição. A sonoridade vai depender, em parte, da abertura que for dada ao maxilar. Em relação à tensão ao maxilar inferior, pode-se realizar alguns exercícios, lembrando que devem ter maior cuidado ao realizá-los aqueles com tendência à luxação do maxilar.
![]() | 1. Lateralização Abrindo a boca e movimentando o maxilar para a direita e para a esquerda. |
Abrindo bem a boca por alguns segundos. |
domingo, 1 de junho de 2014
Afinação
Cantar afinado é a primeira grande dificuldade de todos aqueles que estão iniciando suas aulas de canto, principalmente quem nunca teve contato algum com algum instrumento.
Mesmo aqueles que tiveram contato com a música sentem muita dificuldade no início para cantar com uma afinação correta, isso acontece porque para cantar com uma afinação correta não basta ter ouvido musical bem afinado e sair por aí cantando que tudo vai ser fácil assim, pelo contrário, ter um bom ouvido musical é apenas parte do processo de como cantar afinado que envolve tanto ouvido como fisiologia da voz e treinamento de diversas áreas do corpo relacionadas à produção e emissão da voz.
Vocalizes
Vamos ter atenção agora para o fato de que não existe exercício melhor para afinação do que esse, pois irá treinar tanto seu ouvido como a as suas pregas vocais e musculatura para cantar com afinação correta e precisão na execução delas.
Todo exercício para corrigir vozes e ouvidos desafinados seguem o mesmo conceito que os vocalizes.
Referências
Outra forma de estudar afinação é com base em referências exatas, não adianta você ouvir um cd de rock ao vivo da sua banda de hardcore, se o assunto é afinação então você deve estar próximo de uma referência exata, para fazer isso eu sempre aconselho o uso de cds gravados em estúdio pois o tratamento dado a afinação é muito melhor.Para estudar dessa forma você deve ser extremamente criterioso e critico, iguale suas notas e execução ao máximo com a do cantor que você estiver ouvindo, se preocupe com cada nota que saia fora, seja exigente em seus estudos para que você tenha retorno o mais breve possível.
Grave o que você canta
Bato nessa tecla sempre e quero seja natural para quem lê esses artigos, gravar aquilo que canta é fundamental para seus estudos, existem erros de afinação que você só vai perceber gravando.Quem costuma gravar ensaios de sua banda pode afirmar com maior precisão isso que estou dizendo, muitas vezes a música rolou perfeitamente, porém quando você vai ouvir a gravação é outra coisa. Por isso eu digo e repito grave sempre e Solte a Voz!
Quanto tempo leva?
A resposta para essa pergunta é impossível, pois depende do seu nível e a qualidade dos seus estudos, mas por experiências que tive com meus alunos posso afirmar com segurança que se você estudar com muito foco e sendo exigente com você na execução dos vocalizes, as pessoas ao seu redor já vão perceber mudanças em uma semana.Respiração e Apoio
Outra coisa que é pavor dos alunos de canto e que todos nós sabemos que é realmente muito chato, são os exercícios de respiração que nos deixam tontos e cansados quando os executamos, mas é impossível se manter afinado sem uma boa sustentação e apoio diafragmático. Estudando corretamente, em um mês você já irá notar diferença na sustentação das notas.Conclusão
Para que você consiga resultados será necessário paciência, estude sempre e mantenha um nível de exigência alto enquanto estuda, com isso você não terá grandes problemas no futuro.por Ícaro Melo
Interpretação Musical
Interpretação, tudo que você precisa saber.
Mais importante do que virtuosismo, notas altas e tudo aquilo que nós que estudamos canto sempre queremos alcançar, a interpretação é o ponto chave de tudo isso que fazemos, vou além e digo que tudo que estudamos no canto serve apenas como ferramenta a ser utilizada quando interpretamos uma canção.Este é um assunto bem extenso, já que como disse acaba tocando em todas as áreas do estudo do canto. Pretendo criar com este artigo um guia para que você tenha bem claro em sua mente alguns pontos que vão te ajudar a colocar a sua identidade através da sua interpretação e quando você deve impor limites nisso.
O que é Interpretação Musical?
Interpretação nada mais é do que a forma como você executa determinada música,
cada pessoa por mais que tente não consegue copiar a outra com total
perfeição, isso acontece porque já de início com timbre e extensão vocal
diferente, as vozes tendem a mostrar intensidade diferente na execução
de determinadas notas e isso já faz uma diferença muito grande na
interpretação.Por mais parecido que seja o timbre e as intenções dos cantores na execução de uma música mesmo assim o ouvinte pode perceber diferenças mesmo que de forma subconsciente.
É muito difícil para quem está começando agora se soltar e passear pela música, variando intensidades, técnicas e passeando pelas notas que a música permite, é claro, tomando todo o cuidado para não descaracterizar a música, isso é o que vamos falar a seguir.
Cuidados
A maioria dos cantores que estão iniciando e alguns que já estão até há alguns anos na estrada, cometem o erro de exagerar na interpretação das canções e isso é muito comum no canto Black, falo disso de forma segura, pois é minha área e posso falar disso com propriedade pois como todos sabem os cantores de música Black são extremamente virtuosos e seguros em diversas técnicas de ornamentação que são ferramentas importantíssimas para se utilizar quando estamos interpretando uma música, mas isso nem sempre é usado da forma correta.Muitos têm por costume exagerar em melismas, apogiaturas e vibrato fora de controle.
Como Interpretar na Medida Certa.
Uma coisa que aprendi desde cedo com um dos professores de canto que tive, cujo o ramo principal por incrível que pareça é a black music, foi que devemos dosar nossa interpretação.Um ponto que devemos atentar logo de partida é o respeito a melodia e ao compositor da música, uma regra simples que aprendi e nunca esqueço é a seguinte: Na primeira vez que a música( 1ºEstrofe + Refrão ) você deve passar a mensagem que o compositor quis passar com essa música, respeitar a melodia e no máximo alterar intensidades e tempo em algumas poucas notas, após isso na segunda vez em que cantar é hora de mostrar como você vê e sente essa música, coloque a sua identidade sempre tendo a melodia principal como seu alvo.
Você poderá dar pequenas escapadas da melodia, existirão casos em que você poderá improvisar novas melodias em cima da principal, mas apenas se você estiver cantando com backs ou um coral que sustente a melodia principal, aí meu amigo é só soltar a criatividade.
Procure sempre manter o bom senso, as pessoas não são burras e não é porque não tem conhecimento musical profundo que não vão saber diferenciar a boa música de uma confusão de notas e melismas fora de hora, fique atento a isso.
Hino Nacional
Resolvi separar este assunto em um tópico específico, apenas para trazer equilíbrio no que se refere a interpretação do hino nacional brasileiro.
Muitos cantores sejam iniciantes ou famosos, e aproveito para dizer que
ser famoso não é sinal de cantar muito bem, muitos de nós que amamos
cantar cometemos o erro de nos espelhar em cantores americanos quando
cantam o hino nacional do seu pais e isso é um tremendo erro, vou dizer o
porque.O hino nacional brasileiro é uma poesia, deve ser praticamente recitado enquanto cantamos ao contrário do hino de outros países que muitas vezes falam de guerra então possuem uma letra tão rica quanto a do hino nacional brasileiro.
Procure cantar de forma a valorizar a letra, canalize seus sentimentos para que possa prender o ouvinte a você logo na primeira estrofe e faça com que as pessoas reflitam na profundidade da letra e que se orgulhem do país onde nasceram, uma boa interpretação tem esse poder.
Interpretar o hino nacional não deve ser usado como um momento para mostrar toda sua técnica e dar uma aula de canto no palco, algumas músicas e estilos pedem que você seja o mais básico e trivial possível, veja abaixo.
Qual o Estilo da Música?
Existem estilos onde a interpretação deve ser muito mais dosada, é o caso da MPB, Bossa Nova e outros ritmos brasileiros, o samba não se encaixa tanto pois por se tratar de um ritmo criado por negros por si só já da vazão a improvisos e alterações na melodia, por tanto nunca tente cantar garota de Ipanema e colocar melismas e apogiaturas, alguns professores e instituições de canto ensinam até mesmo que o vibrato é praticamente proibido na bossa e isso é uma grande verdade.Não tente em nome da interpretação modificar as raízes de um estilo, isso agride aos ouvidos daqueles que amam e conhecem o estilo musical no qual você está baseando sua interpretação e ao invés de aplausos você irá ganhar apenas a repulsa daqueles que estão te ouvindo.
Como se Estuda Interpretação?
Uma boa interpretação é fruto de muito estudo e segurança nas técnicas das quais você tem conhecimento e estuda, não se pode estudar diretamente interpretação, você pode treinar e se aventurar cantando músicas de outros cantores e colocando sua identidade, pode também estudar para dosar as coisas como comentado acima, Algumas dicas que posso dar são as seguintes:- Ouça Muito: Ouvir, ouvir e ouvir é o que você precisa para que sua criatividade esteja a flor da pele, você vai precisar dela para interpretar e fluir tranquilamente na sua interpretação durante a música, se você não sabe estudar a partir de um cd leia nosso artigo Como Tirar música ou estudar um CD, e veja como fazer isso e esteja sempre motivado a estudar.
- Grave e ouça: É uma grande ferramenta de apoio ao cantor, grave o que você canta e analise como você fez, o que pode melhorar e podar, veja também tudo que você acha que faltou treine e grave de novo.
- Criando uma interpretação: Monte sua interpretação estude, faça análises como se fosse um jogo de xadrez, com o passar do tempo você poderá fazer isso muito mais rápido e mal vai precisar pensar em como fazer, apenas vai fluir de você interpretações de primeira.
Interpretação, Improviso ou Decoreba?
Depende muito da situação você não poderá montar uma interpretação bem elaborada para executar determinada música, muitas vezes você será solicitado a cantar uma música sem tempo hábil para pensar em tudo que irá executar e não poderá planejar corretamente suas ações, por este motivo eu aconselho que você sempre treine sua criatividade nessa área, pois você estará sempre pronto quando for solicitado e não vai fazer feio.Quando você tiver tempo de montar sua interpretação previamente, aproveite e de um show, monte tudo como você gostaria de ouvir, coloque todas essas dicas em prática e será um sucesso. Vejam abaixo um vídeo de exemplo de uma boa interpretação. Abraços
sexta-feira, 30 de maio de 2014
Falsete
É assim chamada por depender diretamente do conjunto de músculos intrínsecos da laringe. É especialmente usada por cantores do sexo masculino para alcançar os registros de contralto (alto), meio-soprano e, eventualmente, de soprano. No falsete, a voz é gerada numa região da garganta que não permite um controle tão preciso de tom quanto é o controle natural do cantor. Dessa forma, é necessário um treinamento especial para que o uso de falsete não prejudique a execução da peça musical. Bem empregada, com conhecimento e domínio, confere efeitos especiais admiráveis e, portanto, beleza adicional, ao canto.
Anatomia
Sob o aspecto anatômico, falsete é um modo particular de vibração das pregas (cordas) vocais que permite ao cantor emitir a nota mais aguda com menor esforço, ou, alternativamente, emitir uma nota mais aguda que se conseguiria com esforço normal. Produz-se por estiramento das cordas vocais em seguida à inclinação da cartilagem tireóidea, que gera vibração por justaposição das cordas ao invés de por batimento.Esse modo de emissão pode resultar de um efeito intencional ou tão-somente reflexo da laringe, que é forçada a emitir sons mais agudos do que faria naturalmente (inclusive quando se acha sob estresse), protegendo-se por emitir os sons em falsete (falsetto). Os cantores passam então a treinar sua emissão musical técnica, de modo a controlar a zona de passagem, dos agudos em voz plena para os correspondentes em falsete, obtendo, assim, o chamado "falsetom" (italiano falsettone), técnica frequentemente utilizada na ópera barroca.
Uso na música em geral
A técnica nasceu na música barroca e gregoriana de onde foi se desenvolvendo. Operas já fora do contexto barroco usam falsete em certas partes de algumas peças. Uns dos principais cantores a chamar atenção para esta técnica vocal são o cantor independente Simon Curtis e o vocalista dos Bee Gees, Barry Gibb, cuja voz alcança o falsete na grande maioria das músicas do grupo.Hoje em dia, é uma técnica muito difundida no meio dos músicos de Heavy Metal e seus sub-gêneros (Power Metal, Metal Melódico e etc...). Um dos grandes expoentes do gênero e talvez o maior representante da técnica é o vocalista King Diamond. Ele é mais conhecido por utilizar sua grande extensão vocal. Outro artista conhecido por usar essa técnica é o cantor pop Justin Timberlake, e o vocalista do Maroon 5, Adam Levine.
A origem da palavra falsete vem do italiano falsetto que era muito usada na idade média. “Por que na idade média Caio?”, porque naquela época, as mulheres eram impedidas de fazer qualquer coisa, e qualquer coisa MESMO. O papel da mulher na sociedade era lavar, passar, cozinhar e procriar. O coral de igreja já existia naquela época, mas era composto apenas por homens. Era difícil acrescentar notas agudas no coro, foi então que para suprir a necessidade inventaram o falsete. Era um “falso tom”. Os homens imitavam vozes femininas para que a harmonia e melodia se equilibrassem.
“Na emissão em falsete as pregas vocais estão alongadas, porém com pouca tensão. A mudança para o falsete corresponde a uma necessidade fisiológica de se prosseguir numa escala musical em ascendente.” – BEHLAU, Dra. MaraDepois de muita luta, as mulheres foram sendo incluídas como parte do coral para atender com maior perfeição a necessidade harmônica.
Com o passar dos anos, as técnicas foram se aprimorando e apareceu a “VOZ DE CABEÇA”, mas não vou entrar em detalhes agora, vou deixar para o Paulo explicar melhor em um vídeo do “Desvendando a Técnica”.
sexta-feira, 23 de maio de 2014
Respiração na Voz Cantada
A compreensão sobre o mecanismo respiratório e sua importância no processo fonatório, pode auxiliar no desenvolvimento da resistência vocal e coordenação pneumofônica direcionadas ao canto.
A respiração para a voz cantada é diferente da voz falada, porque o cantor precisa aprender a regular constantemente o gasto de ar de acordo com a intensidade, a altura tonal, o timbre, a extensão e a duração da frase a ser cantada.
Assim como para outros profissionais, é importante que os cantores sejam submetidos a treinamento de controle dos músculos respiratórios durante a expiração, pois quanto mais longa a frase e a restrição quanto ao número de inspirações, maior o controle e responsabilidade desses músculos. É necessário também um treinamento para ampliação da capacidade de inspiração visto que muitas vezes precisa-se de maior quantidade de ar para falar e cantar.

Ainda há uma discussão sobre o melhor tipo respiratório para o canto, porém, atualmente não há a valorização deste critério como antigamente, pois as escolas de canto têm priorizado a coordenação entre a respiração e a produção da voz, essa coordenação ou controle é popularmente conhecido como APOIO.
Outra questão discutida é em relação à orientação que o aluno recebe para não mover os ombros durante a respiração...
Durante a inspiração se os ombros forem elevados, o limite da caixa torácica será liberado parcialmente, propiciando uma entrada de ar mais rápida, portanto no canto essa manobra pode ser utilizada em situações de exigência de grande fluxo de ar, como em dinâmicas que tenham muita intensidade.
Gosto de comparar a respiração com a gasolina de um veículo. O combustível adulterado traz inúmeras consequências ao desempenho do carro, que por sua vez pode até "andar"... Mas com o passar do tempo o rendimento diminui. Diferente dos benefícios que a gasolina aditivada traz ao carro.

O ciclo respiratório divide-se em inspiração e expiração. O grau de movimento e a força respiratória modificam a partir da demanda respiratória. Dentro da produção vocal o ciclo respiratório altera conforme a comunicação, quanto mais variações de intensidade e entonação, maior a exigência da resistência vocal, que está diretamente ligada à respiração quanto à capacidade vital.

Na respiração silenciosa o ar deve entrar pelo nariz para que seja filtrado, aquecido e umidificado, chegando aos pulmões em melhores condições. Durante a fala porém, a respiração é feita de modo buconasal, ou seja, o ar entra pela boca durante a fala e apenas em pausas mais longas a inspiração é feita exclusivamente pelo nariz.
Voz anasalada
Exercício muito interessante...
Primeiro você vai precisar de um prendedor de roupa.
E um lápis...
Você vai escolher uma música da sua preferência e vai colocar o lápis horizontal na boca, segurando com os dentes pra não cair. Mas com uma mordida leve... rs. Não é necessário quebrar o lápis é somente um apoio.
E logo em seguida, colocar o prendedor no nariz. Para que não solte ar pelas narinas .
Se o seu problema é o som nasal, vc deve fazer alguns exercícios tipo falar algumas frases com o nariz tampado e observar como foi a emissão da sua voz, ou seja qual o caminho que o ar percorreu até sair da sua boca. Em seguida solte o nariz e repita as mesmas frases tentando fazer com que o ar faça o mesmo percurso feito quando com o nariz tampado...
Alguns exercícios ajudam a termos a percepção de como podemos controlar o ar na hora do canto, pois muitas vezes jogamos muito ar fora logo na primeira palavra, aí não conseguimos acabar a frase ou desafinamos. Confira alguns abaixo:
Bexiga de ar: Inspirar enchendo todo o pulmão, sem estufar o peito, encher de uma vez só uma bexiga de ar e vedar a saída com o indicador e o polegar. Inspirar de mesma maneira e soltar o ar devagar, em sopro, controlando a saída, ao mesmo tempo em que solta o da bexiga com os dedos. Devem acabar juntos, o seu ar e o da bexiga. No começo é difícil, mas é um ótimo exercício de percepção. Depois tente controlar o ar com as frases longas das canções.
Vela: Acender uma vela, posicioná-la a um palmo da boca; inspirar como acima e soltar o ar, como em sopro, controlando a saída retraindo o abdômen devagar, sobre a chama da vela, sem apagá-la. Procurar manter a chama sempre dançando da mesma maneira, se ela diminuir muito ou apagar, você soprou muito forte, se ela ficou ereta, seu ar falhou.
Dicção: A boa dicção é muito importante para o canto, pois se você não articula bem as palavras, fica difícil de se entender o que você está dizendo, e se não abre a boca o suficiente, a voz sai anasalada. Um exercício fácil é cantar exagerando na articulação, ou ler textos exagerando, abrindo mais a boca do que necessário, pra que ganhe mais abertura.
Você pode também cantar os vocalizes articulando bem as vogais e consoantes, usando sílabas como:
- BLA, BLE, BLI…
- LARA, LERA…
- VINE…VIVIU
- AU…AI…AÊ…ÓI
- NAU…NOIM…
Trêmulo: O trêmulo, aquela tremidinha no final das frases que alguns cantores fazem, na minha concepção é um recurso natural, da personalidade de cada um, eu desconheço técnica para isso. Se você der uns soquinhos na barriga a voz treme, mas não é natural.
RESSONÂNCIA
RESSONÂNCIA Voz Cantada
Como vimos no último post (Ressonância Parte I - Voz Falada), a ressonância é responsável pela amplificação do som que é produzido na laringe. Entretanto, quando nos referimos à ARTE DO CANTO temos algo a mais para nos aprofundar.
Porém, quando nos referimos ao CANTO, estamos falando de arte, de emoções, sentimentos, idéias, expressão, personalidade... Com a apropriação das técnicas adequadas podemos fazer inúmeras variações no timbre sem que isso seja um problema, aliás, muito pelo contrário, essas variações são as responsáveis pelo colorido do timbre.
Portanto, se há fatores na voz falada que não são aceitos, na voz cantada eles podem se transformar em técnicas, em arte!
Recentemente participei de uma aula com a Dra.Silvia Pinho, e uma das coisas que ela mencinou foi exatamente isso, precisamos falar uma mesma linguagem.
Se prolongarmos o som do /m/, iremos perceber que o foco de ressonância abaixou, e o resultado foi um som mais metálico.
Dica: Alternando os fonemas /n/ e /m/ em uma mesma pronúncia, fica mais perceptível a mudança do foco.
Existem cantores que fazem uma excelente variação entre focos, o que deixa a música bem mais rica em termos de técnica, outros seguem um padrão mais coberto ou mais metálico.
Há cantores ainda que se utilizam de técnicas de ressonância com sons nasais e com sons guturais (drive e/ou grow - técnica utilizada na black music).
Como disse anteriormente, na arte do canto, desde que haja um domínio da técnica, tudo é permitido. O que vale é a criatividade nas variações e o famoso "feeling", para saber onde exatamente colocar a "cerejinha da taça sorvete"!
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
RESSONÂNCIA Parte I - Voz Falada
Exemplos:
Abaixo segue o link de uma atriz que é conhecida por sua voz anasalada:
Fran Drescher

Impostação Vocal
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