quarta-feira, 25 de julho de 2012

Acordes de teclado e Tabela de Acordes

Acordes C

Acordes D

Acordes E

Acordes F

Acordes G

Acordes A

Acordes B


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Eddie Vedder - Throw Your Arms Around Me (Pistoia '06)

feliz dia do Rock !! 13 de julho !!!!

13 de julho - Dia Internacional do Rock!
Mas porque 13 de julho? Foi no dia 13 de julho de 1985 que um cara chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou aquele que foi sem dúvida o maior show de rock da Terra, o Live Aid - uma perfeita combinação de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial.












13 de julho - Dia Internacional do Rock!
Mas porque 13 de julho? Foi no dia 13 de julho de 1985 que um cara chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou aquele que foi sem dúvida o maior show de rock da Terra, o Live Aid - uma perfeita combinação de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Guns n' roses Double Talkin jive motherfucker live in tokyo

Slash Snakepit

Estudo em MI Menor, de Francisco Tarrega

Easy Lesson on Pentatonic Scales and Modes and How to Use Them Together

Gran Vals - Francisco Tárrega

Didi e Golias no hotel

Costinha, Didi, Dedé, Tião Macalé

Charlie Brown Jr. (Acústico Mtv) - Só Por Uma Noite (HD)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Slipknot, Rock in Rio 2011, Before I Forget

Slipknot- Duality live in Rock in Rio 2011

Slash Plays The Blues (London, Royal Albert Hall, 28. 06. 2011)

Slash inspired guitar lesson. (Lick 2)

Slash Myles Kennedy MAX Sessions - Fall To Pieces (Acoustic)

Paralamas do Sucesso - Que País é Esse

Que País É Este

Os Paralamas do Sucesso

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse
Que país é esse
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Só mesmo morto eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendemos todas as almas
Dos nossos índios em um leilão
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Que país é este

Slash Myles Kennedy - Patience

skid row i remember you live in rio

terça-feira, 26 de junho de 2012

Skid Row - Wasted Time [Live in Rio]

Set fire to the rain - Adele ( karaoke)

Seether - Fine Again (Live Unplugged)

Seether - Broken

Seek And Destroy - Metallica [Rock In Rio] 2011

Sebastian Bach (Skid Row) - 18 and Life Ao Vivo (LIVE) Sao Paulo (SP) MAR 2010 Brasi

Sebastian Bach - Here I Am - São Paulo Brazil 2010

Rosa de Saron - Chance (HQ DVD Acústico)

Romance de Amor ORIGINAL

Rock In Rio 2011 Metallica Fade To Black + Kirk Hammett GUITAR SOLO

Ritchie Valens Oh Donna TRADUÇAO Legendado do FILME la bamba

Riff Smooth (Santana)

REM and Eddie Vedder (Pearl Jam) Man on The Moon [Live at Rock and Roll Hall of Fame (1080p)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Release - Pearl Jam (Abertura show Morumbi SP 03-11-2011)

Modern Rock Backing track in C or Am

Red Hot Chili Peppers - Dani California - Rock in Rio 2011

Easy lick into Z. Wylde style!

Vocalista Cantor

Na música, um vocalista ou cantor é um músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento musical. Um cantor principal, ou solista, é aquele que canta as voz primária de uma música, enquanto o cantor dera solistas vocais, os solistas, ordinariamente, podem também cantar a parte do coro quando os solistas não tem partes separadas. Em textos de programas, ou de gravações, o termo vocal se refere a parte instrumental que um cantor executa (i.e. o instrumento deste); assim como podemos encontrar o termo, baixo, para quem toca o contrabaixo; percussão, para quem toca a percussão, e assim por diante.
Em música, as vozes são tratadas tal como instrumentos musicais. Os exercícios vocais que um cantor faz chama-se vocalise.

Extensão (música)

Extensão (música)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um órgão, o instrumento de maior extensão
Em música, o termo extensão refere-se ao conjunto de todas as notas que um determinado instrumento musical é capaz de emitir, independente da qualidade produzida. O órgão é o instrumento com maior escala de sons e o de menor é o apito, com apenas uma nota.[1]

Raphaell Mota Plays Valsa

Tessitura

Tessitura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Na música, tessitura refere-se ao conjunto de notas usadas por um determinado instrumento musical, com a qualidade necessária à sua execução. No caso da voz humana, refere-se ao conjunto de notas que um cantor consegue articular sem esforço de modo a que o timbre saia com a qualidade necessária. A tessitura tem, portanto, uma abrangência menor que a extensão. Enquanto que a extensão representa todas as notas fisicamente realizáveis, a tessitura refere-se às notas mais frequentemente utilizáveis.
Em termos de grafia, a tessitura representa-se pelas notas mais grave e mais aguda ligadas por um hifen, com a indicação numérica da oitava a que pertencem. Exemplo: Dó2 – Dó4.
Por vezes, numa partitura para coro ou voz solista, indica-se a nota mais grave e a nota mais aguda das partes vocais, a que se dá o nome de âmbito.[1]

Pregas vocais

As pregas vocais ou cordas vocais estão situadas no interior da laringe e se constituem em um tecido musculoso com duas pregas. O expulsar do ar por elas as fazem vibrar produzindo o som pelo qual nos comunicamos. As pregas são fibras elásticas que se distendem ou se relaxam pela ação dos músculos da laringe com isso modulando e modificando o som e permitindo todos os sons que produzimos enquanto falamos ou cantamos.
Todo o ar inspirado e expirado passa pela laringe e as pregas vocais, estando relaxadas, não produzem qualquer som, pois o ar passa entre elas sem vibrar. Quando falamos ou cantamos, o cérebro envia mensagens pelos nervos até os músculos que controlam as cordas vocais que fazem a aproximação das cordas de modo que fique apenas um espaço estreito entre elas. Quando o diafragma e os músculos do tórax empurram o ar para fora dos pulmões, isso produz a vibração das cordas vocais e consequentemente o som. O controle da altura do som se faz aumentando-se ou diminuindo-se a tensão das cordas vocais.

Funções das Pregas Vocais

A fonação é apenas uma das funções exercidas pelas pregas vocais, além de fonar elas apresentam as seguintes atividades: Proteção das vias aéreas superiores. Assim como a epiglote, toda vez que deglutimos as pregas vocais se fecham. - Selamento laríngeo. Quando fazemos força, seja quando precisamos deslocar um objeto no espaço, seja fazendo exercícios de musculação, seja para mergulhar na piscina...                  Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Randy Rhoads Style Legato Fun And Easy Guitar Lesson

Extensão das principais vozes

Extensão das principais vozes

Tenor ligeiro

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Voz pouco forte; alcança notas agudas. Ex: Almaviva, no Barbeiro de Sevilha

Tenor lírico

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Voz mais forte; timbre suave. Ex: Rodolfo em La Bohème

Tenor dramático

Exttendram.jpg
Voz forte; timbre metálico. Ex: Turiddu, na Cavalleria Rusticana

Barítono lírico

Extbarlir.jpg
Voz intermediária entre agudo e grave,. Ex: Escamilo na Carmen

Barítono dramático

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Voz mais forte e timbre metálico. Ex: Rigoletto na ópera do mesmo nome.

Baixo cantante

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Voz grave, timbre suave. Ex: Salvator Rosa na ópera do mesmo nome.

Baixo profundo

Extbxprof.jpg
Voz bem grave e mais forte que a anterior. Ex: Zarastro na Flauta Mágica.

Soprano ligeiro

Extsoplig.jpg
Voz agudíssima; timbre fraco, de grande agilidade. Ex: Rosina no Barbeiro de Sevilha.

Soprano dramático

Extsopdram.jpg
Voz forte; timbre doce. Ex: Butterfly na Madame Butterfly.

Mezzo-soprano

Extmezzosop.jpg
Voz intermediária entre agudo e grave. Ex: Carmen na ópera de mesmo nome.

Contralto

Extcont.jpg
Voz feminina mais grave, timbre escuro. Ex: Azucena em Il Trovatore.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ESCOLA DE MÚSICA MUSIC STATION EM TAUBATÉ

 A Music Station possui professores graduados e pós-graduados, todos preparados para a melhor formação dos alunos. Com aulas dinâmicas e divertidas, os alunos começam a aprender o instrumento com músicas escolhidas por eles para que o aprendizado seja mais fácil e prazeroso. Os conhecimentos teóricos são aplicados com uma metodologia de fácil assimilição, facilitando o aprendizado.                                                                                                                    Aulas de Violão, Guitarra,Sax, Contrabaixo, Canto e técnicas vocais, Bateria, Teclado e Teoria musical.

GRADE DE PROFESSORES

Fábio Moscatello e Guilherme Lessa.  Professores de Canto.

Professores Music Station: FÁBIO MOSCATELLO [GUITARRA, VIOLÃO E CANTO)

VINI
VINÍCIOS FERNANDES [CONTRABAIXO], GERALDO COITIN(TECLADO),JÚLIO DIAS DE LORENZO [BATERIA TECLADO E PERFORMANCE], VINÍCIUS VICO [BATERIA PERFORMANCE] , E MATHEUS MONTEIRO [SAXOFONE]

Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 8:00 às 21:00 e sábado das 8:00 às 15:00. 

Conj. Urupês - Independência - Taubaté-SP.



Contatos: (12) 3413.2031 / (12) 8804.7831

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vibrato

.._ Ele tem um efeito estético evidente e um papel primordial porque ele dá a voz sua riqueza expressiva, sua leveza e seu poder emocional. Ele se caracteriza por modulações de frequência, (na razão de cinco a sete vibrações por segundo), acompanhadas de vibrações sincrônicas da intensidade de dois a três decibéis e da altura ¼ de tom e ½ tom que tem uma influência sobre o timbre. Estas flutuações são criadas pelo cantor e tem uma ação musical importante.
O vibrato só se adquire a medida que o cantor domina sua técnica e realiza da melhor maneira possível a junção faringo-laringea: seu mecanismo fisiológico corresponde a finas tremulações do conjunto da musculatura respiratória e laríngea.
Sem vibrato a voz é achatada, inexpressiva e sem calor humano. O Vibrato não existe nas crianças nem nas vozes incultas.
A técnica denominada vibrato (expressão de origem italiana, literalmente traduzida como vibrado) consiste na oscilação de uma corda de um instrumento musical, utilizando-se um dedo, produzindo assim um som diferenciado, "vibrante", como sugere o nome. Esta técnica é também utilizada com a família do violino (violino, viola, violoncelo, contrabaixo) ou seja, de uma forma geral, em outros instrumentos de cordas.
Pode ser também aplicado em instrumentos de sopro, através da vibração do diafragma.

Vibrato Vocal

A voz humana tem um vibrato natural. Este vibrato está frequentemente ausente em cantores não treinados - aparecendo só durante o treino - mas é natural no sentido em que ele emerge sem ser ensinado explicitamente e não é causado pela variação deliberada do passo e também no sentido em que cantar sem o vibrato natural é relativamente cansativo para a voz (causando rouquidão). Um vocalista treinado pode deliberadamente alterar ou suprimir o vibrato natural para razões artísticas.

Melisma

Melisma

Melisma em música é a técnica de transformar a nota (sensação de frequência) de uma sílaba de um texto enquanto ela está a ser cantada. A música cantada neste estilo é dita melismática, ao contrário de silábica, em que cada sílaba de texto corresponde a única nota. A música das culturas antigas usavam técnicas melismáticas para atingir um estado hipnótico no ouvinte, útil para ritos místicos de iniciação (Mistérios Eleusinianos) e cultos religiosos. Esta qualidade ainda é encontrada na música contemporânea hindu e muçulmana. Na música ocidental, o termo refere-se mais comumente ao Canto gregoriano, mas pode ser usado para descrever a música de qualquer género, incluindo o canto barroco e mais tarde o gospel. Geralmente, Aretha Franklin é considerada uma das melhores empregadoras modernas desta técnica.
O Melisma tem se tornado cada vez mais um assunto muito popular ente cantores e estudantes de canto, todos que estão aprendendo a cantar ou já cantam tem dúvidas, não sabem, ou conhecem muito pouco a respeito do que são melismas e de onde veio isso, qual a definição correta, muitos definem melismas apenas como aquelas voltinhas ou firulas que os negros usam quando cantam, principalmente.
Acredito que sem conhecer a raiz de uma técnica vocal ou musical você nunca vai conseguir estudar com total qualidade, essa é a razão pela qual estou escrevendo este guia, afinal de contas o que é melisma?
Vou tratar de melismas desde a sua essência, como nasceu, onde era usada e como está hoje em dia, pois muitos pensam que o melisma foi algo criado recentemente como uma técnica para música contemporânea e estão enganados, Leia com Calma, tire suas dúvidas se necessário através dos comentários.

O que é Melisma?

Melisma é um termo musical mais comumente utilizado para o canto(já vi ser utilizado por organistas também), e nada mais é do que a técnica de mudar a nota de uma silaba enquanto está sendo cantada, ou seja, enquanto você canta um “Laaaa” e muda a nota você já está fazendo melisma, não é necessário haver muitas notas para se caracterizar o melisma como muitos pensam, mas atenção para que seja considerado como um melisma a nota deve variar enquanto você emite o som dessa silaba o que foge disso não é melisma.
Sempre que for questionado sobre o que vem a ser isso, você já pode explicar muito melhor do que apenas dizer que são aquelas voltinhas que os cantores fazem na música(risos), até mesmo porque existem tipos e tipos de “voltinhas” e nem todos são melismas, mas isso aprenderemos mais a frente em outros artigos.
 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Melisma X Apogiatura

Um erro comum é confundir melisma com apogiatura(leia nosso artigo sobre apogiatura), as definições são muito parecidas, mas não podemos confundir, saiba o seguinte: Todo melisma é uma apogiatura, mas nem toda apogiatura é um melisma, vou explicar:
Uma apogiatura nada mais é que uma aproximação cromática ou não de notas, ou seja, uma breve sucessão de notas mas não necessariamente na mesma sílaba o que já descaracteriza um melisma.
Apogiatura é um termo musical genérico, presente não apenas no canto, mas também em outros instrumentos. Falaremos mais sobre apogiaturas em um artigo separado.

A História do Melisma

Como disse acima o melisma está longe de ser um invento contemporâneo, o registro mais antigo do uso de melisma que temos vem de partituras muito antigas de canto gregoriano, isso mesmo, aquele dos padres.
Também era muito utilizado pelos Hindus e Muçulmanos em suas músicas, tudo isso veio caminhando até os dias de hoje até chegar no Gospel que é o estilo musical mais influente para os negros que popularizaram essa técnica, hoje em dia o melisma é ferramenta e alvo de estudo de grande parte dos cantores populares.

Como estudar Melismas

Assim como toda técnica de ornamentação o melisma depende principalmente de um vibrato bem trabalhado, sem uma técnica de vibrato corretamente trabalhada e controlada não é possível fazer melismas definidos e rápidos, pois como vimos anteriormente o melisma é a mudança de nota em uma mesma sílaba, ou seja, muitas vezes você tem um segundo ou menos para fazer essa variação de notas.
Outro ponto importante é sua afinação ela deve ser perfeita, você deverá estar familiarizado com pelo menos 4 tipos de escalas, maior, menor, menor melódica e menor harmônica. Se você estiver com a escala maior afiada já é possível fazer um bom trabalho com melismas, a razão disso é que para variar entre as notas você vai precisar estar seguro de quais delas você poderá utilizar, mesmo que de forma intuitiva.
Estamos preparando um material com exercícios para colocar no blog, com alguns deles totalmente voltados para melismas e outras técnicas de ornamentação, acompanhe o blog que teremos grandes novidades em breve

 Exageros
 todos nós quando estamos estudando melisma, corremos o risco de pecar nos exageros pois queremos aplicar o que temos estudado em cada oportunidade que temos, não faça isso. Saiba que o melisma é um ornamento e tudo que é enfeitado demais se torna feio.

Conclusão

Para fazer o uso correto de melisma é necessário muito estudo e bom senso, caso contrário você não terá domínio total sobre a técnica ou irá cometer erros desnecessários na sua aplicação.
 Hoje em dia existem muitas referências que você pode seguir até mesmo para Aprender Cantar Sozinho, vou deixar como exemplo um vídeo do Ed Motta falando a respeito de melismas. Até a  
 próxima.











Apogiaturas

Appoggiatura ou apogiatura, (do italiano appogiare, apoiar) é uma nota característica de um intervalo melódico, escrita um grau acima ou abaixo da nota que a sucede (nota principal), retirando parte do valor desta (normalmente metade do valor, embora no tempo ternário retire apenas a terça parte).
A appoggiatura é representada na pauta como uma nota menor (por vezes com um traço oblíquo) anexada à nota principal.A apogiatura não é utilizada apenas na voz, mas sim em todos instrumentos musicais quando executam melodias para dar um toque a mais e colocar a cara do músico que está interpretando.
No canto a apogiatura é uma técnica que abre um leque enorme de possibilidades para o cantor, e o próprio melisma não seria nada sem a apogiatura, um grande exemplo de utilização de apogiatura e o melhor deles na minha opnião é o da cantora Lauryn Hill, ela usa perfeitamente essa técnica, e praticamente todos os seus improvisos são trabalhados em cima de uma boa apogiatura e um vibrato forte.

O que é Apogiatura

Apogiatura é um termo musical que se refere a uma nota utilizada para ornamentar a melodia principal da música, esta nota secundária pode estar abaixo ou acima da nota principal mas deve ser uma nota vizinha, vendo a grosso modo parece que apogiatura e melisma são a mesma coisa, mas isso não é verdade.
Dentro do melisma podem e existem diversas apogiaturas, mas a apogiatura por si só não é um melisma, se você ainda não conhece a definição de melisma confira nosso artigo “Melisma, conheça tudo sobre o assunto”.

A apogiatura não é utilizada apenas na voz, mas sim em todos instrumentos musicais quando executam melodias para dar um toque a mais e colocar a cara do músico que está interpretando.
No canto a apogiatura é uma técnica que abre um leque enorme de possibilidades para o cantor, e o próprio melisma não seria nada sem a apogiatura, um grande exemplo de utilização de apogiatura e o melhor deles na minha opnião é o da cantora Lauryn Hill.
Ela usa perfeitamente essa técnica, e praticamente todos os seus improvisos são trabalhados em cima de uma boa apogiatura e um vibrato forte.


Como estudar Apogiatura

Incialmente você deve estar com seu vibrato em dia, pois como mencionado em outros artigos, o vibrato é a técnica mãe de praticamente todas as técnicas de ornamentação no canto, para você que está aprendendo cantar agora não deixe de ver nosso artigo sobre vibrato aqui no Cantar Bem e nossos exercícios também. Estando com o vibrato em dia uma forma interessante de trabalhar sua mente para executar conscientemente as apogiaturas é através de um instrumento, ou fazendo isso mentalmente. Você irá cantar ou tocar um pedaço da melodia original e após ter a melodia na cabeça, comece a procurar por espaços para colocar uma nota, faça isso uma nota de cada vez e decore tudo, depois faça em outras partes da música. Com isso você irá treinar sua mente para criar e decorar interpretações que você mesmo irá montar a partir disso.

sábado, 16 de junho de 2012

BOCA CHIUSA

Bocca chiusa é um termo em italiano, que significa cantar com a boca fechada. É uma técnica utilizada em vocalizes, e por alguns coros norte-americanos. Caracteriza-se por cantar com a boca fechada transferindo a ressonância para a região nasal.Qualquer um que estuda canto, em algum momento, vai ouvir falar sobre exercícios em bocca chiusa, que são realizados com a boca fechada, conforme o nome explica, entoando o fonema /m/. São de extrema importância, porque ajudam tanto no aquecimento vocal quanto na correta colocação a voz. Ainda assim, eu fujo um pouco desse termo, muito usado por cantores. Não porque haja qualquer coisa de errado com ele ou tenha qualquer coisa contra o idioma italiano. Acontece que neste ponto, eu prefiro estar mais alinhada com os fonoaudiólogos, que o chamam de humming, termo cuja uma das definições do Merriam-Webster fala de “run smoothly“, que pode ser compreendido como “seguir suavemente”. Sua prática é orientada com muito espaço interno, sem volume, esforço ou pressão, e tem como principal objetivo a exploração das cavidades de ressonância, responsáveis pela transformação da freqüência fundamental, som que sai da laringe, naquilo que reconhecemos como voz humana, tópico que será tratado com mais detalhamento no futuro.
Perdendo este objetivo de ressonâncias e focando-se exclusivamente em produzir grande massa sonora, é comum alguns cantores sentirem desconforto e tensão no trato vocal. Criando pressão e tensão excessivas, a produção da voz fica comprometida porque a laringe não está livre para vibrar; além do fato de que não há muito como se produzir uma ampla massa sonora com uma caixa amplificadora – sendo no caso da voz, a boca – fechada. É interessante observar que o humming é um exercício básico para a correta fonação, indispensável em qualquer tipo de terapia fonoaudiológica, não importando o tipo de patologia a ser tratada, seja um nódulo, uma fenda ou qualquer outra coisa.
Mas o nome, de fato, é o menos relevante, o que importa mesmo é fazer com conforto e ressonância. Acho que aqui cabe perfeitamente lembrar do Enrico Caruso quando dizia que cantor tem que ter cara de bobo, queixo deve estar bem solto, largado. Este, aliás, é um erro comum dos cantores, projetarem a mandíbula para frent enquanto cantam.  Oriento sempre meus alunos a se ouvirem muito pouco quando estão praticando desta forma, e que busquem sentir mais as vibrações na máscara causadas pelo som. Depois de estarem bem conscientes desses lugares da voz, peço que abram do /m/ para as vogais, de forma mais clara, pura e definida que possam emitir — o “A” não pode virar “Ô, por exemplo— , com o cuidado de que saiam exatamente de onde deixaram o humming, para que a voz falada seja rica em harmônicos e tenha boa projeção e fique longe de estar presa na garganta.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

SAD PEARL JAM AOL SESSIONS

ESCOLA DE MÚSICA MUSIC STATION EM TAUBATÉ !

A Music Station possui professores graduados e pós-graduados, todos preparados para a melhor formação dos alunos. Com aulas dinâmicas e divertidas, os alunos começam a aprender o instrumento com músicas escolhidas por eles para que o aprendizado seja mais fácil e prazeroso. Os conhecimentos teóricos são aplicados com uma metodologia de fácil assimilição, facilitando o aprendizado.                                                        Aulas de Violão, Guitarra,Sax, Contrabaixo, Canto e técnicas vocais, Bateria, Teclado e Teoria musical.

GRADE DE PROFESSORES

Fábio Moscatello e Guilherme Lessa.  Professores de Canto.

Professores Music Station: FÁBIO MOSCATELLO [GUITARRA, VIOLÃO E CANTO), 


VINI
VINÍCIOS FERNANDES [CONTRABAIXO], GERALDO COITIN(TECLADO),JÚLIO DIAS DE LORENZO [BATERIA TECLADO E PERFORMANCE], VINÍCIUS VICO [BATERIA PERFORMANCE] , E MATHEUS MONTEIRO [SAXOFONE]

Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 8:00 às 21:00 e sábado das 8:00 às 15:00. 

Conj. Urupês - Independência - Taubaté-SP.



Contatos: (12) 3413.2031 / (12) 8804.7831 

PJ I AM MINE

Respiração Diafragmático-Abdominal ou Costo-Diafragmático-Abdominal


Respiração Diafragmático-Abdominal
ou Costo-Diafragmático-Abdominal
A respiração diafragmático-abdominal ou costo-diafragmáticoabdominal,
completa ou total caracteriza-se por uma expansão harmônica de
toda a caixa torácica, sem excessos na região superior ou inferior.
Há o aproveitamento de toda a área pulmonar, e é a respiração
mecanicamente mais eficaz para o desenvolvimento de uma voz profissional.
A respiração total será tão mais profunda quanto maior for a exigência da
produção vocal.
Desta forma, concluímos que uma respiração média ou torácica é
suficiente para o uso habitual da voz e, em verdade, representa o
mecanismo respiratório mais econômico sob o ponto de vista de gasto
energético. Se fizermos uma respiração completa, ou seja, costodiafragmático-
abdominal, a pressão da coluna aérea infraglótica é tão grande
que, a menos que tenhamos um treinamento especial para o controle glótico
(semelhante ao ministrado aos cantores líricos), iremos instalar um regime
glótico hipertônico na tentativa de impedir uma grande saída de ar, exigindo
um trabalho potente da musculatura respiratória para manter a caixa torácica
alargada e elevada, o que também pode se observar pela contração do
músculo esternocleidomastóideo nesses indivíduos. Isto significa que com o
pulmão cheio de ar a fonação mais facilmente produzida terá ataque brusco
e qualidade vocal tensa e comprimida, além de convidar o estabelecimento
de uma fadiga vocal a curto prazo.
Por outro lado, se inspirarmos muito pouco, a laringe também
apresentará um gesto motor hipertônico, procurando aqui reduzir o gasto de
ar durante a fala. Assim, a respiração média é a de menor gasto energético e
muscular, propiciando a melhor qualidade vocal para a fala encadeada, pois
não se realiza nem grande esforço inspiratório e nem expiratório, e a coluna
de ar infraglótica é facilmente contrabalanceada pela firmeza glótica.
Demandas vocais especiais requerem treinamento específico e seleção de
outros ajustes motores.
Esta é, de forma resumida, a visão do processo respiratório com a
qual estamos acostumados a lidar. Existe, porém, um segundo nível de
MAYRA CARVALHO OLIVEIRA 15
análise, onde a respiração é considerada um dos mais importantes
elementos do reflexo da dinâmica emocional de um indivíduo, a pulsação
básica da vida: nascemos para o mundo pela primeira respiração e dele nos
retiramos através do "último suspiro".
Do ponto de vista psicológico, a respiração indica os ritmos da vida
e é o processo mais flexível do nosso organismo, o primeiro a se alterar em
resposta a qualquer estímulo interno ou externo. Assim, a respiração
influencia e é influenciada pelo estado emocional em que nos encontramos;
podemos modificar conscientemente nosso estado físico e mental pela
maneira como respiramos.
Apesar de seu caráter sutil, a respiração pode ser observada como
experiência visível de nossa conexão com a terra.
Quando respiramos superficialmente, experienciamos uma falta de
ligação com o solo, com a qualidade sólida de nosso existência: "vivemos no
ar".
Quando a respiração é calma, profunda, regular e harmônica, nossa
energia aumenta e todo o organismo se equilibra, a mente torna-se lúcida, o
corpo alerta e sensitivo, a audição se mostra mais acurada, as cores mais
vibrantes e a experiência vivencial aprofunda-se (Tulku, 1984 - apud Behlau
e Pontes, 1995).
Somente quando respiramos profundamente é que podemos entrar
em contato com nossos sentimentos e sensações, transformando-os em
palavras. Assim, por exemplo, quando choramos, após várias inspirações e
ampliações forçadas da caixa torácica, acalmando-nos, entendemos por que
brigamos com alguém e somos mais capazes de traduzir em palavras o que
aconteceu.
Várias observações podem ser feitas considerando-se a respiração
quanto à profundidade e ao volume respiratório, à frequência dos ciclos, à
relação entre as duas fases e à relação entre o volume de ar e a qualidade
vocal utilizada. O equilíbrio da dinâmica respiratória expressa integridade da
personalidade, enquanto alterações patológicas desse processo refletem
níveis diversos de fragmentação emocional.
Quando estamos agitados e excitados, nossa respiração torna-se
irregular: um ciclo respiratório curto e rapidamente repetido é a única
possibilidade respiratória nesse momento. Assim, no estado ansioso, não
conseguimos uma sustentação adequada entre a quantidade de ar e a altura
vocal é então muito difícil de ser conseguida.
Pessoas ativas e energéticas apresentam em geral uma respiração
mais profunda, ao passo que pessoas com pouca motivação apresentam um
ciclo respiratório superficial, onde quase não se observam movimentos na
região torácica; indivíduos pacientes e persistentes tendem a um equilíbrio
quase perfeito entre as duas fases do processo, ao passo que pessoas
deprimidas apresentam um decréscimo na frequência respiratória.
MAYRA CARVALHO OLIVEIRA 16
Sabemos que é através de uma respiração completa que tomamos
contato com nossos níveis psicoemocionais mais bloqueados; é fácil
observarmos em nós mesmos, nas situação em que queremos evitar tais
contatos, como reprimimos a movimentação do diafragma, superiorizando e
restringindo o fluxo respiratório.
A inibição da respiração é uma das mais imediatas, primárias e
eficazes reações de defesa. Se entendemos que a respiração é o elemento
de ligação entre o corpo e a mente, somos levados a concluir que ela pode
se tornar um excelente veículo para compreendermos como eles funcionam.
Resumindo, do ponto de vista fisiológico, a função da respiração é
efetuar trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo; do ponto de
vista psicológico, a respiração indica os ritmos da vida, sendo o processo
mais flexível do nosso organismo, o primeiro a se alterar em resposta a
qualquer estímulo externo eu interno.
Daí vale ressaltar o seguinte:
􀀀 Respiração calma, regular e harmônica - Organismo
equilibrado e mente calma;
_ Fase inspiratória balanceada com fase expiratória -
Indivíduos pacientes e persistentes;
_ Respiração profunda e ritmada - Pessoas ativas e energéticas;
_ Respiração superficial - Falta de ligação com a realidade.

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