Instituto de Música - Music Station
A Music Station possui professores graduados e pós-graduados, todos preparados para a melhor formação dos alunos. Com aulas dinâmicas e divertidas, os alunos começam a aprender o instrumento com músicas escolhidas por eles para que o aprendizado seja mais fácil e prazeroso. Os conhecimentos teóricos são aplicados com uma metodologia de fácil assimilição, facilitando o aprendizado.
Grade de professores
Professores Music Station: FÁBIO MOSCATELLO GUITARRA VIOLÃO E CANTO VINÍCIOS FERNANDES CONTRABAIXO JÚLIO DIAS DE LORENZO BATERIA TECLADO E PERFORMANCE VINÍCIUS VICO BATERIA PERFORMANCE e ANDRÉ LUIS GUITARRA E VIOLÃO
Contato
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 8:00 às 21:00 e sábado das 8:00 às 15:00. Conj. Urupês - Independência - Taubaté-SP. Contatos: (12) 3413.2031 / (12) 8804.7831
sábado, 23 de junho de 2012
sexta-feira, 22 de junho de 2012
ESCOLA DE MÚSICA MUSIC STATION EM TAUBATÉ
GRADE DE PROFESSORES

Conj. Urupês - Independência - Taubaté-SP.
Contatos: (12) 3413.2031 / (12) 8804.7831
quinta-feira, 21 de junho de 2012
terça-feira, 19 de junho de 2012
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Vibrato
O vibrato só se adquire a medida que o cantor domina sua técnica e realiza da melhor maneira possível a junção faringo-laringea: seu mecanismo fisiológico corresponde a finas tremulações do conjunto da musculatura respiratória e laríngea.
Sem vibrato a voz é achatada, inexpressiva e sem calor humano. O Vibrato não existe nas crianças nem nas vozes incultas.
Vibrato Vocal
Melisma
Melisma
Melisma em música é a técnica de transformar a nota (sensação de frequência) de uma sílaba de um texto enquanto ela está a ser cantada. A música cantada neste estilo é dita melismática, ao contrário de silábica, em que cada sílaba de texto corresponde a única nota. A música das culturas antigas usavam técnicas melismáticas para atingir um estado hipnótico no ouvinte, útil para ritos místicos de iniciação (Mistérios Eleusinianos) e cultos religiosos. Esta qualidade ainda é encontrada na música contemporânea hindu e muçulmana. Na música ocidental, o termo refere-se mais comumente ao Canto gregoriano, mas pode ser usado para descrever a música de qualquer género, incluindo o canto barroco e mais tarde o gospel. Geralmente, Aretha Franklin é considerada uma das melhores empregadoras modernas desta técnica.O Melisma tem se tornado cada vez mais um assunto muito popular ente cantores e estudantes de canto, todos que estão aprendendo a cantar ou já cantam tem dúvidas, não sabem, ou conhecem muito pouco a respeito do que são melismas e de onde veio isso, qual a definição correta, muitos definem melismas apenas como aquelas voltinhas ou firulas que os negros usam quando cantam, principalmente.
Acredito que sem conhecer a raiz de uma técnica vocal ou musical você nunca vai conseguir estudar com total qualidade, essa é a razão pela qual estou escrevendo este guia, afinal de contas o que é melisma?
Vou tratar de melismas desde a sua essência, como nasceu, onde era usada e como está hoje em dia, pois muitos pensam que o melisma foi algo criado recentemente como uma técnica para música contemporânea e estão enganados, Leia com Calma, tire suas dúvidas se necessário através dos comentários.
O que é Melisma?
Melisma é um termo musical mais comumente utilizado para o canto(já vi ser utilizado por organistas também), e nada mais é do que a técnica de mudar a nota de uma silaba enquanto está sendo cantada, ou seja, enquanto você canta um “Laaaa” e muda a nota você já está fazendo melisma, não é necessário haver muitas notas para se caracterizar o melisma como muitos pensam, mas atenção para que seja considerado como um melisma a nota deve variar enquanto você emite o som dessa silaba o que foge disso não é melisma.Sempre que for questionado sobre o que vem a ser isso, você já pode explicar muito melhor do que apenas dizer que são aquelas voltinhas que os cantores fazem na música(risos), até mesmo porque existem tipos e tipos de “voltinhas” e nem todos são melismas, mas isso aprenderemos mais a frente em outros artigos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Melisma X Apogiatura
Um erro comum é confundir melisma com apogiatura(leia nosso artigo sobre apogiatura), as definições são muito parecidas, mas não podemos confundir, saiba o seguinte: Todo melisma é uma apogiatura, mas nem toda apogiatura é um melisma, vou explicar:Uma apogiatura nada mais é que uma aproximação cromática ou não de notas, ou seja, uma breve sucessão de notas mas não necessariamente na mesma sílaba o que já descaracteriza um melisma.
Apogiatura é um termo musical genérico, presente não apenas no canto, mas também em outros instrumentos. Falaremos mais sobre apogiaturas em um artigo separado.
A História do Melisma
Como disse acima o melisma está longe de ser um invento contemporâneo, o registro mais antigo do uso de melisma que temos vem de partituras muito antigas de canto gregoriano, isso mesmo, aquele dos padres.Também era muito utilizado pelos Hindus e Muçulmanos em suas músicas, tudo isso veio caminhando até os dias de hoje até chegar no Gospel que é o estilo musical mais influente para os negros que popularizaram essa técnica, hoje em dia o melisma é ferramenta e alvo de estudo de grande parte dos cantores populares.
Como estudar Melismas
Assim como toda técnica de ornamentação o melisma depende principalmente de um vibrato bem trabalhado, sem uma técnica de vibrato corretamente trabalhada e controlada não é possível fazer melismas definidos e rápidos, pois como vimos anteriormente o melisma é a mudança de nota em uma mesma sílaba, ou seja, muitas vezes você tem um segundo ou menos para fazer essa variação de notas.Outro ponto importante é sua afinação ela deve ser perfeita, você deverá estar familiarizado com pelo menos 4 tipos de escalas, maior, menor, menor melódica e menor harmônica. Se você estiver com a escala maior afiada já é possível fazer um bom trabalho com melismas, a razão disso é que para variar entre as notas você vai precisar estar seguro de quais delas você poderá utilizar, mesmo que de forma intuitiva.
Estamos preparando um material com exercícios para colocar no blog, com alguns deles totalmente voltados para melismas e outras técnicas de ornamentação, acompanhe o blog que teremos grandes novidades em breve
Exageros
todos nós quando estamos estudando melisma, corremos o risco de pecar nos exageros pois queremos aplicar o que temos estudado em cada oportunidade que temos, não faça isso. Saiba que o melisma é um ornamento e tudo que é enfeitado demais se torna feio.
Conclusão
Para fazer o uso correto de melisma é necessário muito estudo e bom senso, caso contrário você não terá domínio total sobre a técnica ou irá cometer erros desnecessários na sua aplicação.Hoje em dia existem muitas referências que você pode seguir até mesmo para Aprender Cantar Sozinho, vou deixar como exemplo um vídeo do Ed Motta falando a respeito de melismas. Até a
próxima.
Apogiaturas
A appoggiatura é representada na pauta como uma nota menor (por vezes com um traço oblíquo) anexada à nota principal.A apogiatura não é utilizada apenas na voz, mas sim em todos instrumentos musicais quando executam melodias para dar um toque a mais e colocar a cara do músico que está interpretando.
No canto a apogiatura é uma técnica que abre um leque enorme de possibilidades para o cantor, e o próprio melisma não seria nada sem a apogiatura, um grande exemplo de utilização de apogiatura e o melhor deles na minha opnião é o da cantora Lauryn Hill, ela usa perfeitamente essa técnica, e praticamente todos os seus improvisos são trabalhados em cima de uma boa apogiatura e um vibrato forte.
O que é Apogiatura
Apogiatura é um termo musical que se refere a uma nota utilizada para ornamentar a melodia principal da música, esta nota secundária pode estar abaixo ou acima da nota principal mas deve ser uma nota vizinha, vendo a grosso modo parece que apogiatura e melisma são a mesma coisa, mas isso não é verdade.Dentro do melisma podem e existem diversas apogiaturas, mas a apogiatura por si só não é um melisma, se você ainda não conhece a definição de melisma confira nosso artigo “Melisma, conheça tudo sobre o assunto”.
No canto a apogiatura é uma técnica que abre um leque enorme de possibilidades para o cantor, e o próprio melisma não seria nada sem a apogiatura, um grande exemplo de utilização de apogiatura e o melhor deles na minha opnião é o da cantora Lauryn Hill.
Ela usa perfeitamente essa técnica, e praticamente todos os seus improvisos são trabalhados em cima de uma boa apogiatura e um vibrato forte.
Como estudar Apogiatura
sábado, 16 de junho de 2012
BOCA CHIUSA

Perdendo este objetivo de ressonâncias e focando-se exclusivamente em produzir grande massa sonora, é comum alguns cantores sentirem desconforto e tensão no trato vocal. Criando pressão e tensão excessivas, a produção da voz fica comprometida porque a laringe não está livre para vibrar; além do fato de que não há muito como se produzir uma ampla massa sonora com uma caixa amplificadora – sendo no caso da voz, a boca – fechada. É interessante observar que o humming é um exercício básico para a correta fonação, indispensável em qualquer tipo de terapia fonoaudiológica, não importando o tipo de patologia a ser tratada, seja um nódulo, uma fenda ou qualquer outra coisa.
Mas o nome, de fato, é o menos relevante, o que importa mesmo é fazer com conforto e ressonância. Acho que aqui cabe perfeitamente lembrar do Enrico Caruso quando dizia que cantor tem que ter cara de bobo, queixo deve estar bem solto, largado. Este, aliás, é um erro comum dos cantores, projetarem a mandíbula para frent enquanto cantam. Oriento sempre meus alunos a se ouvirem muito pouco quando estão praticando desta forma, e que busquem sentir mais as vibrações na máscara causadas pelo som. Depois de estarem bem conscientes desses lugares da voz, peço que abram do /m/ para as vogais, de forma mais clara, pura e definida que possam emitir — o “A” não pode virar “Ô, por exemplo— , com o cuidado de que saiam exatamente de onde deixaram o humming, para que a voz falada seja rica em harmônicos e tenha boa projeção e fique longe de estar presa na garganta.
sexta-feira, 15 de junho de 2012
ESCOLA DE MÚSICA MUSIC STATION EM TAUBATÉ !
GRADE DE PROFESSORES

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Respiração Diafragmático-Abdominal ou Costo-Diafragmático-Abdominal
terça-feira, 12 de junho de 2012
segunda-feira, 11 de junho de 2012
quinta-feira, 7 de junho de 2012
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Pearl Jam - I Am Mine
Faithing and hoping to buy themselves time
Me, I figure as each breath goes by
I only own my mind
The North is to South what the clock is to time
There's east and there's west and there's everywhere life
I know I was born and I know that I'll die
The in between is mine
I am mine
And the meanings, it gets left behind
All the innocence lost at one time
Significant, between the lines
There's no need to hide...
We're safe tonight
The ocean is full 'cause everyone's crying
The full moon is looking for friends at high tide
The sorrow grows bigger when the sorrow's denied
I only know my mind
I am mine
And the meanings, it gets left behind
All the innocents lots at one time
Significance, behind the eyes
There's no need to hide,
We're safe tonight
And the meanings that get left behind
All the innocence broken with lies
We're all different behind the eyes
We may need to hide
And the meanings that get left behind
All the innocents lost at one time
Significance, between the lines
There's no need to hide