Aquecimento Vocal
O
aquecimento vocal é uma prática saudável e recomendada por
fonoaudiólogos
para profissionais da voz, pessoas que utilizam a voz como ferramenta para o
trabalho —
atores,
professores, cantores,
locutores, advogados,
oradores,
apresentadores,
dubladores,
operadores de
telemarketing, ambulantes, políticos, fonoaudiólogos e
muitas outras categorias que se enquandram neste perfil de profissional.
O aquecimento vocal promove a saúde vocal e a potencialização das
características da voz, atendendo a uma demanda vocal que pode provocar
sintomas desagradáveis como
rouquidão,
cansaço e fadiga
(vocal e, com as recidivas, corporal). O
profissional da voz que está sempre rouco, fica
cansado fisicamente durante o trabalho com uso da voz. Ele necessita de
conhecimento e treinamento sobre o uso mais adequado da sua voz como medida
profiláxica.
A voz é produzida na
laringe, nas pregas vocais (que correspondem a dois pares de
músculos, o tíreo-aritenóideo, de cada lado). Quando inspiramos, armazemos uma
quantidade de ar nos
pulmões.
Durante a fala, esse ar é expirado, passando pelas pregas vocais e, devido a
mudanças de padrões da musculatura, gerados pelo
cérebro,
provoca mudanças de pressão abaixo das pregas vocais. Essa pressão
faz com que as pregas vocais
vibrem durante a passagem do ar. Esse mecanismo se assemelha a um balão
(bexiga) quando abrimos sua boca para a passagem do ar com um ruído intenso. O
mesmo acontece com a voz. A vibração das pregas vocais quando da passagem do ar
expiratório gera um som conhecido por nós como voz.
Todo este aparato pode, muito freqüentemente, provocar tensões e maus
padrões na musculatura e demais estruturas envolvidas na produção da voz
(fonação). Alguns destes padrões nocivos podem levar a patologias vocais
funcionais ou orgânicas.
O aquecimento vocal é um meio para nos prevenirmos desses males, pois, além
de potencializar nossa capacidade de projetar a voz, equilibrando a emissão e
dando resistência vocal a pessoas que falam por um
longo período de tempo, ainda nos despertam para o
auto-
cuidado com a voz
e a propriocepção, que o sentido de percebermos nosso corpo (no caso, o que
está envolvido na fonação).
A fisiologia do aquecimento vocal segue a mesma lógica de qualquer outro
aquecimento muscular.
ntes de
começar o aquecimento vocal deve-se fazer um relaxamento da musculatura
cervical. É da maior importância que tudo seja feito lentamente, sem
precipitação, e com dorso encostado, cabeça em posição normal, sem baixar nem
erguer. Coloco abaixo dicas de exercícios que ajudarão no seu desenvolvimento
da elasticidade muscular e vocal, sem causar nenhum dano aquele que o executa.
Após
fazer o relaxamento e o aquecimento vocal, não sentirá tensão ao cantar,
perceberá melhor projeção e impostação da voz, e falará por mais tempo sem
cansaço, o desaquecimento deve ser feito após a atividade vocal.
Por acaso
você já pensou na célebre frase: “Fale para que eu veja”? A voz é a expressão
sonora da personalidade, carregando mensagens muito mais amplas que a própria
palavra, emprestar-lhe novo significado, simplesmente através de uma inflexão
ou da tonalidade. Dessa maneira, alteramos nossa voz o tempo todo, segundo o
contexto e a carga efetiva. Quando estamos felizes, elevamos o tom e produzimos
inflexões vocais em direção aos agudos; por outro lado, quando estamos
deprimidos, baixamos o tom de nossa voz, direcionando-a para os graves; quando
externamos afeto, lançamos mão do recurso da nasalidade; nas ocasiões em que
estamos irritados também aumentamos a intensidade da voz. Na realidade, existem
muitas situações nas quais alteramos a maneira de utilizar a voz com a
finalidade de demonstrar nossos sentimentos e emoções momentâneas. Aliado a
isso, cada pessoa tem uma voz tão inconfundível e individual como o rosto ou as
impressões digitais. Essa qualidade pessoal e única, depende fundamentalmente
das características de seu trato vocal, determinantes do timbre.
Ao mesmo
tempo podemos, com prática e treinamento, manipular nossa sonoridade vocal e
nossa “emoção vocal”, e isto a mídia já percebeu e usam disto constantemente.
Veja os atores de novela, assista aos telejornais e observe os comunicadores de
programa de palco, “veja” sua sonoridade típica, veja também atendentes de
telefone uma sonoridade leve e agradável, vendedores de tele marketing, e
tantos outros profissionais da vocal. Porém, os que mais me impressionam, são
os atores vocais, ou o que chamamos de dubladores; estes são verdadeiros
especialistas do trato vocal, pois, num dia ele faz o papel de um personagem
mau, com voz ríspida e suja, daqui um pouco, faz papel de um príncipe, logo
depois, é um menino medroso, fazendo sonoridade extremamente diversa e
independente.
Algumas
vezes nos deparamos com vozes que ecoam mal dentro de nós, em outras ocasiões,
não nos conformamos com a nossa própria voz, mesmo sabendo que a voz que
ouvimos de nós mesmos, não é a mesma que as outras pessoas ouvem. Isso acontece
por que os outros captam a nossa voz através do ar e nós a ouvimos
principalmente através da transmissão óssea; por isso é que tanta gente se
surpreende ao constatar a própria voz depois de uma gravação.
Mas,
ainda hoje, muita gente se descuida de um dos instrumentos mais importantes
para se viver bem e alcançar sucesso, ou seja, uma voz bem modulada, que não
comprometa a mensagem que se deseja transmitir. Por isso, é de extrema
importância regular e modelar sua sonoridade vocal.
A voz que
nos revela e que possa gerar confiança e solidariedade, precisa ser agradável,
confortável tanto para quem ouve como quem a executa, por isso, é extremamente
necessário conservar a saúde da voz, e isso pode ser feito observando-se alguns
cuidados especiais:
Aquecimento
- Fazer movimentos de
lateralização da cabeça, como se estivesse afirmando “sim” ou “não”.
- Girar a cabeça, num círculo
completo, lentamente, descontraindo ao máximo o pescoço, cinco vezes para
cada lado.
- Girar a cabeça emitindo um
tom médio, de boca fechada, cinco vezes para cada lado.
- O tom médio é o seu tom
natural de voz, quando você começa a falar, sem prestar atenção à altura
da voz que emprega, surge quase espontaneamente, ainda sentado, emitir um
“aaaaaaaaa” prolongando, girando, a cabeça cinco vezes de cada lado.
- Girar a cabeça emitindo um
“iiiiiiiiiiii” prolongado, cinco vezes para cada lado.
- Erguer os ombros e
baixá-los, sempre com o corpo encostado na poltrona, cinco vezes.
- Respiração – emissão do “s”
e “z” prolongado (respiração diafragmática);
- “Hum” mastigado – fazendo
escala.
- Vibração de língua – escala
ascendente;
- Vibração de lábios;
- “P” prolongado – pa pa pa;
- Respirar, em alívio, várias
vezes, a respiração deve ser nasal, silenciosa, com a língua baixa e sem a
intervenção de músculos auxiliares, com um movimento misto do abdômen e
porção inferior do tórax.
- Vibrar lábios ou língua,
associando ao som “trrrrrrrrr”, durante três minutos.
- Mastigar sonorizando:
“aaaaah”, “mmmmm”, “aaaaah”, “mmmm” fazer com que o “aaaaa” apareça bem
oralizado e claro, e o “mmmmm” fortemente anasalado, a duração média desse
exercício é cinco minutos.
- Fazer durante três minutos:
“nhan, nhan, nhan”.
- Fazer vários bocejos
seguidos, da maneira mais natural possível, sonorizando sem tencionar a
laringe, deixando-a livre e solta, é importante sentir o som na frente com
expansão e abertura.
- Inspire (armazenando o ar na
região abdominal, como vocês já aprenderam) até que a barriga esteja
repleta de ar.
- Agora solte o ar aos pouco
utilizando o som:
Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr……
Observe que neste exercício a língua deve vibrar
bastante!!!! Caso a sua língua não vibre e você esteja forçando para emitir
este som, PARE, pois estará fazendo da forma errada.
Mas se você conseguiu emitir o som com a vibração
constante da língua, repita este exercício todos os dias pelo menos durante 10
minutos.
Se for cantar em uma apresentação ou videokê ou
ensaiar com sua banda por muito tempo, pré-aqueça sua voz durante 20 minutos
(no mínimo) antes de começar a cantar.
- Pode-se também utilizar
outras consoantes que possibilitarão o mesmo efeito como, por exemplo, o
som:
Trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr…
Como se você fosse imitar o som do telefone
(TRRRRRIM!!!), mas lembrando de prolongar bastante os erres (RRRR…) até acabar
o ar.
- Depois de já haver treinado
bastante e já estar emitindo os sons PRRRR… e TRRRR… Sem falhas ou
interrupções, vamos repetir o exercício anterior com uma diferença:
- No final de cada som iremos
acrescentar as vogais A,E,I,O,U.
PrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÁ!!!!
PrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÉ!!!!
PrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÍ!!!!
PrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÓ!!!!
PrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÚ!!!!
- Exemplo 2:
TrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÁ!!!!
TrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÉ!!!!
TrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÍ!!!!
TrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÓ!!!!
TrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÚ!!!!
Importante:
- Assim como nos exemplos
acima, o som que você estiver produzindo para pré-aquecer, deverá estar no
mesmo volume, intensidade e tom.
- Não brinque com este
exercício fazendo sons muito agudos, muito graves ou misturando os dois
tons. Se quiser tentar, observe se sente dor, talvez esteja fazendo algo
de errado.
- Repita os exercícios sempre
no seu tom natural.
- Como fazer para identificar
o seu tom natural?
- É simples, o seu tom natural
é aquele que você emite sem “forçar a garganta”, é um som
natural que sai sem esforço nenhum, como se você estivesse falando.
- Aos poucos depois de sentir
segurança, poderá tentar forçar os limites, mas, sempre sem sentir dor,
procure desenvolver sua extensão, procure usar falsete, o mais grave que
posso produzir,
- Se você não conseguiu fazer
estes exercícios até acabar o ar armazenado (sem utilizar o ar de reserva,
certo???), ou seja, você começou bem, mas no meio do exercício o som
falhou, pare! Respire fundo por 3 vezes, relaxe um pouco e só então
recomece.
- É muito comum, no início,
não conseguirmos emitir estes sons até o final, pois trata-se de sons que
nós não estamos habituados a produzir, mas com o treino diário, fica cada
vez mais fácil, acreditem!!!
Desaquecimento
- Massagem digital laringe;
- Vibração de língua ou lábio
– escala descendente;
- Voz salmodiada – “voz de
padre”;
- Bocejo – suspiro;
- Repouso vocal.
- Mastigando várias vezes
- Engolindo bastante
Observações
importantes:
- Beber muita água,
principalmente durante as apresentações;
- Aquecer e desaquecer a voz;
- Não se automedicar;
- Fazer uma avaliação com o
auxílio de um médico otorrino.
Após esta
serie de conselhos espero que sinta a voz muito mais elástica, firme,
resistente, e verá que sempre ao cantar esses exercícios sempre o ajudarão a
ter uma performance mais correta e segura.
É
importante lembrar que, a dor é um referencial que está algo de errado
acontecendo, ranhuras na voz, pequenos incômodos podem ser um sinal vocal que
algo fora do lugar. Fique atento; cantar faz bem, não pode haver qualquer tipo
sensação ruim.
Bons
estudos, e sucesso.