terça-feira, 7 de junho de 2011

SINAIS DE INTENSIDADE

A INTENSIDADE do som, isto é, a variação dos sons FORTES e FRACOS, constitui o 
colorido da MÚSICA. 
Indica-se a intensidade dos sons, quase sempre, por palavras italianas (muitas vezes 
abreviadas) e também por sinais gráficos convencionados. 
Eis as palavras mais usadas com as respectivas abreviaturas: 
PIANO – ( p ) suave 
PIANÍSSIMO – ( pp ) suavíssimo 
FORTE – ( f ) 
MEZZO-FORTE ( mf ) meio forte 
MEZZO-PIANO ( mp ) meio suave 
MORRENDO – desaparecendo o som 
DIMINUINDO -  ( DIM ) 
SMORZANDO – (SMORZ ) Extinguindo o som 
RINFORZANDO – (RINF) reforçando o som 
CRESCENDO – (CRESC) etc... 
O crescendo também é indicado pelo sinal <   e o diminuindo pelo sinal >
Para acentuar o som de uma determinada nota coloca-se sobre a mesma o sinal ^, > ou  - 
 .Para sustentar o som de uma nota coloca-se sobre ela a abreviatura: Ten 
A INTENSIDADE do som, isto é, a variação dos sons FORTES e FRACOS, constitui o 
colorido da MÚSICA. 


METRÔNOMO

http://www.metronomeonline.com,
Para determinar com absoluta certeza a duração exata do tempo, os compositores e 
executantes usam um aparelho denominado METRÔNOMO. 
As oscilações geradas pelo METRÔNOMO devem ser contadas por minuto e são isócronas. 
METRÔNOMO é um aparelho inventado pelo mecânico austríaco JOHANN NEPOMUK 
MAEZAEL, em princípios do século XIX. Como MAEZEL era amigo de Beethoven, foiele o primeiro compositor a usar indicações metronômicas em suas composições. 
Originalmente, o metrônomo funcionava com mecanismo de relógio a corda. Era colocado 
dentro de uma caixa de madeira em forma de pirâmide e acionado por um pêndulo. A cada 
batida do pêndulo se faz corresponder a 1 tempo do compasso. A velocidade do pêndulo vai 
de 40 a 208 batidas por minuto.

ACIDENTES

Dá-se o nome de acidente ao sinal que se coloca antes de uma nota para modificar-lhe a
entoação.
A entoação das notas, conforme o sinal de alteração, poderá ser elevada ou abaixada em um
ou dois semitons. São os seguintes:
SUSTENIDO: Eleva um semitom: #
BEMOL: Abaixa um semitom: b
DOBRADO SUSTENIDO: Eleva dois semitons
DOBRADO BEMOL: Abaixa dois semitons bb
BEQUADRO:       anula o efeito de qualquer um dos outros sinais anteriores, fazendo a
nota voltar à entoação natural.
OBS. Nas notas sustenizadas o dobrado-sustenido eleva um semitom e nas notas
bemolizadas  o  dobrado-bemol   abaixa um semitom.
Os acidentes podem ser FIXOS, OCORRENTES ou de PRECAUÇÃO.
FIXOS são aqueles que fazem parte da armação da clave. Seu efeito vale por todo o trecho
musical
OCORRENTES são aqueles que aparecem no decorrer de um trecho musical
predominando, somente, no compasso em que são escritos.
DE PRECAUÇÃO são aqueles que aparecem a fim de evitarem erros na leitura rápida.
Normalmente são grafados entre parêntesis.

OS GRAUS DA ESCALA SÃO ASSIM DENOMINADOS:

I grau....................TÔNICA
II grau...................SUPERTÔNICA
III grau..................MEDIANTE
IV grau.................SUBDOMINANTE
V grau..................DOMINANTE
VI grau.................SUPER DOMINANTE
VII grau................SENSÍVEL
VIII grau...............TÔNICA
O primeiro grau da escala é o mais importante. Todos os demais graus têm com ele
afinidade absoluta.
É o grau quem dá seu nome à escala e quem a termina de um modo completo, sem nada
deixar a desejar.
Temos, por exemplo, a nota DÓ em função de Tônica. Esta escala é, portanto, chamada de
ESCALA de DÓ ou escala em tom de DÓ

TONS E SEMITONS NATURAIS

TONS E SEMITONS NATURAIS
ESCALA DIATÔNICA DE DÓ – SUA FORMAÇÃO E SEUS GRAUS
SEMITOM – É o menor intervalo existente entre dois sons que o ouvido humano ocidental
pode perceber e classificar.
TOM – É o intervalo existente entre dois sons, formado por dois semitons.
ESCALA DIATÔNICA – é a sucessão de 8 sons por graus conjuntos guardando, entre si,
intervalos de tom ou de semitom EX: DÓ para RÉ = TOM  ,  DÓ para DÓ# = SEMITOM

TEORIA MUSICAL PARTE 1

MÚSICA:  É a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem,
equilíbrio e proporção, dentro do tempo.
• É a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante o som.
As principais partes que constituem a MÚSICA são:
1) MELODIA – É a combinação dos SONS SUCESSIVOS (dados uns após outros). É
a concepção horizontal da Música.
2) HARMONIA – É a combinação dos SONS SIMULTÂNEOS (dados de uma só
vez). É a concepção vertical da Música.
3) CONTRAPONTO – É o conjunto de melodias dispostas em ordem simultânea. É a
concepção ao mesmo tempo horizontal e vertical da Música.
4) RÍTMO – É a combinação dos valores tempo.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Acordes adcionais ADD

Acordes de addX:
A nomenclatura addX (em que X é a ordem da escala) significa que se deve acrescentar essa nota ao acorde. Por exemplo, na tabela seguinte apresentamos o acorde Cadd2:
CC#
Db
DD#
Eb
EFF#
Gb
GG#
Ab
AA#
Bb
BCC#
Db
DD#
Eb
EFF#
Gb
GG#
Ab
A
R(1)m22m334b55m66m778m99m101011b1212m1313
int. maiorint. menor
No acorde Cadd2, a 3ª e a 5ª fazem parte do acorde maior normal. A 2ª foi acrescentada.
A designação addX faz sentido para a 2ª e para a 4ª. Para acrescentar a 6ª já existe a designação de acorde de 6ª (que resulta de um intervalo melódico com a 8ª, não sendo por isso uma nota "acrescentada). Se vir alguma vez um addX que não se refira à 2ª ou à 4ª, desconfie, embora seja possível.
Não confunda os acordes add2 ou add4 com os sus2 e os sus4. Nos acordes suspensos (sus) a 3ª é substituída pela 2ª ou pela 4ª, enquanto que nos acordes addX a 2ª ou a quarta são acrescentadas, mas a 3ª mantém-se no acorde!

OLHEM OS MOLEQUES TOCANDO

Stairway to Heaven Backing Track

Acordes suspensos



     Acorde suspenso
É um acorde que não possui a terça. Dessa forma, esta formação não pode ser classificada como maior ou menor.A nomenclatura susX (sus2 ou sus4) é utilizada para indicar que a  3ª do acorde deve ser substituída pela 2ª ou pela 4ª. O que isto provoca é que o acorde não é menor nem é maior (daí a designação suspenso).  Como exemplo apresentamos o acorde Csus4:
C
C#
Db
D
D#
Eb
E
F
F#
Gb
G
G#
Ab
A
A#
Bb
B
C
C#
Db
D
D#
Eb
E
F
F#
Gb
G
G#
Ab
A
R(1)
m2
2
m3
3
4
b5
5
m6
6
m7
7
8
m9
9
m10
10
11
b12
12
m13
13

int. maior + int. menor

 












Neste acorde, a 3ª foi omitida. Se lá estivesse a terceira maior ou menor, o acorde seria respectivamente Cadd4 ou Cm(add4), ou seja seria o acorde normal de Dó maior ou menor, acrescentando a 4ª.
Por vezes também é utilizada a designação sus9 ou sus11 para representar os acordes suspensos de 7ª, ou seja:
Sus 9 = 7sus2 = Acorde de 7ª com a mediante substituída pela 2ª.
Sus11 = 7sus4 = Acorde de 7ª com a mediante substituída pela 4ª
A razão de, por vezes, se usar a designação sus9 ou sus11 é uma analogia à designação dos acordes de 9ª e 11ª (acordes de sétima acrescentando a 9ª (2ª) o
u a a 11ª (4ª)).
Acordes Suspensos(sus) são acordes tríades, só que tem a sua terça substituida por uma segunda ou quarta.
Ex: Ex: Dsus4= D G A (T 4 5)          P.S: Um acorde sus2, é tbém um acorde sus4, só que com a tônica posicionada numa nota diferente.

            ESUS4 = E A B
           Csus2= C D G (T 2 5)
             Gsus4= G C D ( T 4 5)

       Acordes Suspensos:
Sus2 : Tônica - 2ª - 5ª
Sus4 : Tônica - 4ª - 5ª
Sus7 : Tônica - 4ª - 5ª - 7ª



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