Instituto de Música - Music Station
A Music Station possui professores graduados e pós-graduados, todos preparados para a melhor formação dos alunos. Com aulas dinâmicas e divertidas, os alunos começam a aprender o instrumento com músicas escolhidas por eles para que o aprendizado seja mais fácil e prazeroso. Os conhecimentos teóricos são aplicados com uma metodologia de fácil assimilição, facilitando o aprendizado.
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Professores Music Station: FÁBIO MOSCATELLO GUITARRA VIOLÃO E CANTO VINÍCIOS FERNANDES CONTRABAIXO JÚLIO DIAS DE LORENZO BATERIA TECLADO E PERFORMANCE VINÍCIUS VICO BATERIA PERFORMANCE e ANDRÉ LUIS GUITARRA E VIOLÃO
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segunda-feira, 21 de março de 2011
domingo, 20 de março de 2011
sexta-feira, 18 de março de 2011
quinta-feira, 17 de março de 2011
quarta-feira, 16 de março de 2011
quinta-feira, 3 de março de 2011
MODULAÇÃO
- Modulação é o processo de variação de altura (amplitude), de intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador.
Tipos
Há diversos tipos diferentes de modulação -- as modulações (estes) podem ser preparadas ou unprepared, lisas ou abruptas. É mais liso modular a mais chaves pròxima relacionadas do que às chaves promova afastado. O Closeness é determinado pelo número das notas na terra comum entre chaves, que fornece umas cordas mais possíveis do pivô, determinadas fàcilmente por seu closeness no círculo dos fifths. Uma modulação é terminada frequentemente por a cadence no novo chave, que ajuda o estabelecer. As modulações breves são consideradas frequentemente tonicizations.Modulação da corda comum
Corda comum a modulação (sabida também como a modulação diatonic da corda do pivô) move-se da chave original para a chave do destino (geralmente a chave pròxima relacionada) por uma corda parte de ambas as chaves. Por exemplo, major de G e de parte 4 de D cordas principais na terra comum: G, Bm, D, Em. Isto pode fàcilmente ser determinado por uma carta similar a essa abaixo, que compara qualidades da corda. A corda de I no major Principal-um de G G corda-está também a corda do IV no major de D, assim que I em G principal e o IV no major de D são alinhados na carta.
GMaj: I ii iii IV V vi vii°
DMaj: IV V vi vii° I ii iii
Toda a corda com a mesma qualidade da nota e da corda da raiz (principal/menor) pode ser usada como do “a corda pivô.” Entretanto, as cordas que não são encontradas geralmente no estilo da parte (por exemplo, cordas do major VII em um chorale do Bach-estilo) não são também prováveis ser escolhidas como a corda do pivô. As cordas as mais comuns do pivô são as cordas predominant (ii e IV) na chave nova. Na análise de uma parte que use este estilo da modulação, a corda comum é etiquetada com sua função no original e nas chaves do destino, porque se pode ver uma ou outra maneira.Modulação de Enharmonic
Uma modulação enharmonic ocorre quando uma trata uma corda como se estêve soletrada enharmonically como uma corda funcional na chave do destino, e prosegue então na chave do destino. Há dois tipos principais de modulações enharmonic: sétimo dominante/sixth aumentado, e sétimo diminuído -- respelling as notas, todo o sétimo dominante pode reinterpreted como um alemão ou um italiano sixth (dependendo de se ou não o fifth está atual), e qualquer sétima corda diminuída pode ser respelled no múltiplo outras maneiras dar forma a outras sétimas cordas diminuídas. Combinando o sétimo com um sétimo dominante e/ou sexto aumentado diminuído, mudando somente uma nota de cada vez, do pivô é possível modular completamente lisamente de toda a chave a qualquer outra dentro em a maioria três cordas, não importa como distante as chaves começar e de ending; entretanto, o efeito é fàcilmente overworked.(Exemplos: C-E-G-Bb, um 7o dominante, transforma-se C-E-G-A#, um sexto alemão. C#-E-G-Bb, A.A. # sétimo diminuído, pode também ser soletrado como E-G-Bb-DB, um sétimo diminuído E, o G-Bb-DB-Fb, um sétimo diminuído G, e Bb-DB-Fb-Abb, um sétimo diminuído Bb. Combinando o 7o diminuído com o 7o dominante/aug.6th: partindo outra vez do sétimo diminuído C#, a progressão C#-E-G-Bb, C#-E-G-A (dom.7th), D-F#-A faz exame de nos à chave do major de D; C#-E-G-Bb, C-E-G-Bb (dom.7th), C-F-A, ao major de F; mas o exato a mesma progressão enharmonically C#-E-G-Bb, =C-E-G-A# de C-E-G-Bb (dom.7th) (aug.6th), B-D#-F#-B faz exame de nos um tanto inesperada ao major de B; C#-E-G-Bb, C#-Eb-G-Bb=Db-Eb-G-Bb (dom.7th), C-Eb-Ab ao major do Ab; etc. )Este tipo de modulação é particularmente comum dentro Música romântica, em que chromaticism levantou-se ao prominence.modulação do Comum-tom
a modulação do Comum-tom usa um passo sustentado ou repetido da chave velha como uma ponte entre ela e a chave nova. Geralmente, este passo estará prendido sozinho antes que a música continue na chave nova. Por exemplo, um F prendido de uma seção no major de B♭ podia ser usado à transição ao major de F. Isto é usado, por exemplo, dentro Schubert's Symphony Unfinished.Modulação Chromatic
Uma modulação chromatic é assim que nomeado porque a dominante secundário ou outro chromatically corda alterada é usado conduzir a uma voz chromatically acima ou para baixo na maneira à chave nova. (Em four-part padrão chorale- a escrita do estilo, esta linha chromatic estará em uma voz.) por exemplo, uma modulação chromatic do major de C ao menor de d:
CM: IV V/ii ii
Dm: i (...)
Neste caso, a corda do IV (FM) seria F-A-C soletrado, a corda de V/ii (AM) A-C♯-E soletrado, e a corda ii (dm), D-F-A. Assim o chromaticism, C-C♯-D, ao longo das três cordas; isto podia fàcilmente ser partwritten assim aquelas notas ocorreu toda em uma voz.A combinação da modulação chromatic com a modulação enharmonic dentro tarde Música romântica conduzido às progressões extremamente complexas na música de compositores como César Franck, em que dois ou três deslocamentos chaves podem ocorrer no espaço de uma única barra, as extremidades de cada frase da chave em um telecontrole harmonically de seu começo, e a tensão dramática grande são construídas quando todo o sentido de tonality subjacente estiver temporariamente no abeyance. Os exemplos bons devem ser encontrados na abertura de seu Symphony no menor de D, de que ele ele mesmo dito (vejaWikiquote) “eu ousei muito, mas a próxima vez, você verá, mim ousará ainda mais…”; e his Trois Chorals para o órgão, especialmente o primeiros e o third destes, cumprem certamente essa promessa.Modulação da frase
A modulação da frase (chamada também direta ou abrupta) é uma modulação em que uma frase termina com a cadence na chave original, e começa a frase seguinte na chave do destino sem nenhum material da transição que liga as duas chaves. Este tipo de modulação é feito freqüentemente a a chave pròxima relacionada -- chave principal/menor particularmente dominante ou relativa. Um dispositivo comum dentro música popular, a mudança da engrenagem do “do excitador caminhão” ou”Busca da estrela a modulação, “é uma modulação abrupta, geralmente à chave um semitone acima, usado tipicamente fornecer finale “emocionalmente uplifting um”.A modulação abrupta é também terra comum nos formulários com seções agudamente delineadas, como tema e variações e muitos formulários da dança.Modulação seqüencial
A modulação seqüencial é chamada também rosalia. É também possível modular por a seqüência. A passagem seqüencial começará na tecla HOME, e pode mover qualquer um diatonically ou chromatically; a função harmonic é negligenciada geralmente em uma seqüência, ou, pelo menos, é mais menos importante distante do que o movimento seqüencial. Para esta razão, uma seqüência pode terminar em um ponto que sugira um diferente tonality do que a tecla HOME, e a composição pode continuar naturalmente nessa chave.Uma seqüência não tem que modular; uma seqüência modulando é sabida como a rosalia.Modulações comuns
As modulações as mais comuns estão a chaves pròxima relacionadas. Modulação ao dominante ou subdominant é relativamente por mais simples que sejam etapas adjacentes no círculo dos fifths. Modulações ao principal ou menor relativo seja também simples, porque estas chaves compartilham de todos os passos na terra comum. A modulação às chaves distante relacionadas é feita frequentemente lisamente com usar cordas em chaves relacionadas sucessivas, como através do círculo dos fifths, a totalidade de que pode ser usada em um ou outro sentido:- C - G - D - A - E - B (Cb) - F# (Gb) - C# (DB) - G# (Ab) - D# (Eb) - A# (Bb) - E# (F) - B# (C)
Se uma chave dada estivesse no major de G, a seguinte carta poderia ser usada:C --' G ' -- D
De G (que é a chave dada), um músico iria P5 (um quinto perfeito) acima de G (que é D) e também P5 abaixo de G (que é C).Deste, o músico iria ao menor relativo do major de G que é menor de E, e potencial ao menor relacionado do major de C e do major de D também… um músico que não conheça o menor relacionado para C e o major de D pode também ir ABAIXO ou ACIMA do menor de E.C-- G -- ㅣㅣ
de D ㅣ
a e b
Usando as chaves menores relativas se pode encontrar a chave específica em que a chave pode MODULAR.Muitos músicos usam Círculo dos Fifths para encontrar estas chaves e para fazer cartas similares para ajudar com a modulação.Significado
Em certo música clássica os formulários, uma modulação podem ter o significado estrutural. Em formulário do sonata, por exemplo, uma modulação separa o primeiro assunto do segundo assunto. As mudanças freqüentes da chave caracterizamdesenvolvimento seção dos sonatas. Mover-se para subdominant é uma prática padrão no trio seção de a março em uma chave principal, quando um março menor se moverá tipicamente para o major relativo. Dessa chave principal relativa e vai acima de cinco etapas ou vai abaixo cinco etapas será a maneira a mais fácil encontrar uma chave nova.As mudanças da chave podem também representar mudanças no modo; muitos compositores assocíam determinadas chaves com o índice emocional específico mas, em termos muito gerais, as chaves principais são cheerful ou heroic, quando os menores forem sad e solemn. Mover-se de uma chave mais baixa para um mais elevado indica frequentemente um aumento na energia.A mudança da chave não é possível no chromatic cheio ou técnica de doze tons, como o espaço modulatory é enchido completamente; isto é, se cada passo for igual e ubiquitous há em nenhuma parte outro ir. Assim outros métodos diferenciando-se são usados, requisitando o mais importante e permutação. Entretanto, determinadas formações do passo podem ser usadas como “uma área tonic” ou home.Outros tipos
Embora a modulação consulta geralmente às mudanças da chave, qualquer parâmetro pode ser modulado, particularmente na música do 20o e século XXI. Modulação métrica (sabido também como a modulação do tempo) é o mais comum, quando a modulação timbral (mudanças graduais na cor do tom), e a modulação spatial (que muda a posição de que o som ocorre) forem usadas também.A modulação pode também ocorrer de um único tonality a a polytonality, frequentemente começando com uma corda tonic duplicada e modulando as cordas no movimento contrário até o polytonality desejado é alcançado.Exemplos de músicas que possuem modulação
- Pyotr Ilyich Tchaikovsky - Sinfonia No. 5 (Tchaikovsky)
- Beethoven - Todas as sinfonias
- Chopin - Todos os Concertos
- Pixinguinha - Quase todos os chorinhos
- Bach - Concertos de Bradenburgo, Mínuetos, sonatas
- Zequinha de Abreu - Tico-Tico no Fubá
- Waldir Azevedo - brasileirinho
- Baden Powell - Canto de Ossanha
- Edu Lobo - Ponteio
- Vinícius de Moraes - Arrastão
- Roupa nova - Sapato Velho
- Roberto Carlos - Como vai você
- Mercedes Sosa - Yo Vengo a Oferecer mi Corazon
- Djavan - Nem um Dia, Oceano
- Toquinho - Tarde em Itapoã
- Adoniran Barbosa - Trem das Onze
- Lulu Santos - Tempos modernos

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Cifra (música)
Forma gráfica
Forma textual
Regra de formação
Nome da nota | Nome do acorde | ||
---|---|---|---|
Naturais | Sustenidos | Bemóis | |
Lá | A | A# | Ab |
Si | B | Bb | |
Dó | C | C# | |
Ré | D | D# | Db |
Mi | E | Eb | |
Fá | F | F# | |
Sol | G | G# | Gb |
Tríades | |
---|---|
Cifra | Descrição |
G | Tríade maior (Sol, Si, Ré) |
Gm | Tríade menor (Sol, Sib, Ré) |
G° ou Gdim | Tríade diminuta (Sol, Sib, Ré♭) |
G+ ou Gaum | Tríade aumentada (Sol, Si, Ré#) |
Tétrades | |
Cifra | Descrição |
G7 | acorde com sétima ou sétima dominante(Sol, Si, Ré, Fá) |
G7M ou Gmaj7 | acorde com sétima maior (Sol, Si, Ré, Fá#) |
Gm7 ou G-7 | acorde menor com sétima (Sol, Sib, Ré, Fá) |
Gm7(b5) | acorde menor com sétima e quinta diminuta(Sol, Sib, Ré♭, Fá) |
G7°, G7dim ou Gº | acorde com sétima diminuta (Sol, Sib, Réb, Fáb) |
G7(b5) | acorde com sétima e quinta diminuta (Sol, Si, Ré♭, Fá) |
G7(#5) | acorde com sétima e quinta aumentada (Sol, Si, Ré#, Fá) |
G7M(#5) | acorde com sétima maior e quinta aumentada (Sol, Si, Ré#, Fá#) |
Gm(7M) | acorde menor com sétima maior (Sol, Sib, Ré, Fá#) |
G6 | acorde de sexta (Sol, Si, Ré, Mi) |
Gm6 | acorde menor com sexta(Sol, Sib, Ré, Mi) |
Divisão
Maiores | Menores | Aumentados | Diminutos |
---|---|---|---|
C = dó maior | Cm = dó menor | C+ = dó aumentado | C° = dó diminuto |
D = ré maior | Dm = ré menor | D+ = ré aumentado | D° = ré diminuto |
E = mi maior | Em = mi menor | E+ = mi aumentado | E° = mi diminuto |
F = fá maior | Fm = fá menor | F+ = fá aumentado | F° = fá diminuto |
G = sol maior | Gm = sol menor | G+ = sol aumentado | G° = sol diminuto |
A = lá maior | Am = lá menor | A+ = lá aumentado | A° = lá diminuto |
B = si maior | Bm = si menor | B+ = si aumentado | B° = si diminuto |

Inversão do acorde
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
EXERCÍCIOS DE ARPEGIOS
Arpejo

