segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Backin Track em G ou Em


1- ESCALA MAIOR até a nona= sol,la,si,do,re,mi,fa#,sol,la ,sol,fa#,mi,re,do,si,la,sol.
2- ARPEJO Xmaj79 (arpejo com sétima maior e nona)
= sol,si,re,fa#,la 
3 PENTATONICA MAIOR ( 1,2,3,5,6, ) 05 GRAUS DA ESCALA MAIOR 
= Sol.la,si,,re,mi 
4 PENTA BLUES ( Pentatonica do tom mais a terça menor que é a BLUE NOTE )
=SOL,LA,SI,RE,MI mais a terça menor que é SI BEMOL ficando mi,sol,la,sib ,si ,re,mi que é a escala de Mi menor Blues que pode ser usada com a Tonalidade de Sol Maior ok A passagem de Sib para SI natural é que da um charme todo especial no improviso e só fazendo pra ver rsss ou melhor escutar o efeito BLUES ok

Escala Dom-Dim


A escala dom-dim (dominante-diminuta) que varia da escala diminuta (I – II – bIII – IV – bV – bVI – VI - VII). O acorde diminuto faz parte dos campos harmônicos menores tanto melódico quanto harmônico e pode ser utilizado como substituto do V grau (subV). A escala diminuta também é chamada de escala simétrica por ser formada com o intervalo de tom; meio-tom; tom; meio-tom e assim por diante. No caso da dom-dim, esse padrão é invertido ficando meio-tom; tom; meio-tom; tom e assim por diante fazendo a conhecida também como dominante auxiliar. Abaixo a formação da escala dom-dim:
I – bII – bIII – III - #IV – V – VI – bVIIEscala Dom - Dim ( Dominante Diminuta ) por sua vez possue as mesmas características da Escala Diminuta do ponto de vista do numero de notas (8) , de tonalidades (3) etc...,porém a sua aplicação é considerada especifica por causa dos intervalos que a compõem originando Acordes Dominantes Alterados diferentes da Diminuta que gera Acordes Diminutos
[ A Escala Dom- Dim é muito usada na Bossa- Nova e também no Jazz tal como a Diminuta que eventualmente é usada no Pop , no Rock e muito incidente no antigo Chorinho e na Musica Brasileira antiga e moderna de determinados compositores mais elitizados, o que não quer dizer que não possa surgir em Musicas mais Populares , dependerá do tipo da composição e suas influências e oriigens.] 
ome da Escala
Estrutura Intervalar
Tonalidades
Quantidade de Notas
Diminuta
T 2 3b 4 5b 6b 6 7(M)
C , F , G
8 notas ( sons )Octatônica
Dom Dim
T 2b 3b 3 4# 5 6 7b
C, F , G
8 notas (sons )Octatônica
Aumentada
T 2# 3 5 5# 7(M)
C,F,G,D
6 notas (sons) Hexafônica
Whole-tone
T 2 3 4# 5# 6#(7b)
C , C#
6 notas (sons )Hexafônica
À seguir vamos visualizar as Escalas Simétricas no braço da Guitarra ( ou Violão ) - ( * )

Improvisação com modos e escalas simétricas

IMPROVISAÇÃO COM MODOS
Numa tonalidade, os acordes podem ser diatônicos e não diatônicos. Diatônicos quando 
são formados por notas que pertencem à sua escala.
O acorde não diatônico tem ao menos uma nota estranha à tonalidade (escala) onde ele se 
encontra. O acorde não diatônico pode ser um dominante secundário, um acorde de 
empréstimo modal, etc. (vide apostila de harmonia). Nestes casos, convém analisar o 
acorde isoladamente e aplicar sobre o mesmo o modo mais adequado. Sobre a questão do 
“que são os modos”, encontramos uma explicação detalhada na apostila de harmonia.
Acordes que possuam a seguinte estrutura: C, C7M, C7M(9), C7M(#11), C7M(6), C6, 
C6/9, C(add9). Use o modo Jônio e/ou Lídio em C.
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: Cm, Cm7, Cm7(9), Cm7(11), Cm(add9), 
Cm6, Cm6/9. Use modo Dórico em C.
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: Cm(7M), Cm(7M/9), Cm(7M/11), Cm6,
Cm6/9, Cm(add9). Use modo Dórico(7M) em C.
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: Cm(b5), Cm7(b5), Cm7(b5/b6), Cm7(9/b5), 
Cm7(b5/11). Use modo Lócrio e/ou Lócrio(9) em C.
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: C(#5), C7M(#5), C7M(#5/9), C7M(#5/#11), 
C7M(#5/6), C6(#5), C6/9(#5), C(add9/#5). Use modo Lídio (#5) em C.
___________Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7, C7(9), C7/4, C7/4/9, C7(13), C7(9/13).
Use modo Mixolídio em C
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7, C7(b9), C7/4, C7/4(b9), C7(b13), 
C7(b9/b13). Use modo Mixolídio (b9/b13) em C.
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7, C7(9), C7(#11), C7(13), C7(9/13), 
C7(9/#11). Use modo Mixolídio (#4) em C.
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7, C7(9), C7/4, C7/4/9, C7(b13),C7(9/b13). 
Use modo Mixolídio (b13) em C.
_______________________________________________________________________
Acordes que possuam a seguinte estrutura: C7(b5), C7(#5), C7(b5/#5), C7(b5/b9), 
C7(#5/#9), C7(#5/b9), C7(b5/#9). Use escala Alterada (ou modo alterado) em C.
___ESCALAS SIMÉTRICAS
1- Escala diminuta
Formada pela alternância entre tons e semi-tons.
C    D    Eb    F   Gb   Ab   Bbb   B   C
    t      s       t     s      t       s         t    s
Obs. t= tom / s= semitom
Observando a simetria entre os graus da escala, podemos dizer que as escalas diminutas 
se equivalem em terças menores, ou seja:
Cdim  =  Eb dim  =  Gb dim  =  Bbb dim (A)
C# dim  =  E dim  =   G dim  =  Bb dim
D dim  =  F dim  =  Ab dim  =  Cb dim (B)
A escala diminuta pode ser aplicada sobre:
a) Sobre o acorde diminuto. 
Esc. diminuta em C sobre: Cº, Cº(7M), Cº(9), Cº(11), Cº(b13).
b) Sobre o acorde dominante.
Esc. diminuta ½ tom acima de: C7, C7(b5), C7(b9), C7(#9), C7(b5/#9), C7(b5/b9), 
C7(b13) , C7(9/b13)2- Escala Hexafônica ou de tons inteiros
Construída por intervalos de tons inteiros consecutivos, esta escala se repete a cada tom, 
ou seja, podemos dizer que as escalas de tons inteiros se reduzem a duas: C e Db (ou C#).
C  =  D  =  E  =  F#  =   G#  =  A#
C#  =  D#  =  F  =  G  =   A  =  B
A escala Hexafônica em C pode ser aplicada sobre acordes que apresentam a seguinte 
estrutura intervalar: C7(b5), C7(b5/9), C7(b5/#5), C7(#5/9), C7(#5).
19- | 4/4  C7M  |  %  |  %  |  %  | Use modo Jônio e/ou Lídio em C
20- | 4/4  C7M(#5)|  %  |  %  |  %  | Use modo Lídio (#5) C
21- | 4/4 Cm7(9)  |  %  |  %  |  %  |  Use modo Dórico em C
22- | 4/4 Cm7(b5) |  %  |  %  |  %  |  Use modo Lócrio e/ou Lócrio (9) em C
23- | 4/4 Cm (7M/9) |  %  |  %  |  %  |  Use modo Dórico (7M) em C
24- | 4/4 Cº  |  %  |  %  |  %  | Use escala diminuta em C
25- | 4/4  C7(9) |  %  |  %  |  %  | Use modo Mix. C, Mix.(b13) C, Mix. (#4) C 
26- | 4/4 C7(b9) |  %  |  %  |  %  | Use esc. diminuta em Db, modo Mix. (b9/b13) em C
27- | 4/4 C7(#5) |  %  |  %  |  %  | Use esc. Alterada em C, Hexafônica em C28- | 4/4  C7M  |  Eb7M  |  G7M  |  Bb7M  |
Use:
       a) Jônio C---Eb-------G---------Bb------
       b) Lídio  “      “           “             “
29- | 4/4 Dm7  |  Ebm7  |  Dm7  |  Ebm7  |
Use:
       Dórico D---Eb--------D-------Eb------
30- | 4/4 Bm7(b5) |  Em7 (b5) |  Am7 (b5) |  Em7(b5) |
Use:
       a) Lócrio B------E------------A--------------E
       b) Lóc.(9) “        “                “                   “
31- | 4/4 Am6  |  Dm6  |  Gm6  |  Cm6  |
Use:
a)Dórico     A-----D--------G--------C----
b)Dór.(7M) “       “            “           “
32- | 4/4  E7M(#5)  |  A7M(#5)  |  D7M(#5)  |  G7M(#5)  |
Use:
    Lídio (#5)  E--------A--------------D-------------G--------
33- | 4/4             A7        |     D7       |    G7       |    C7     |
Use:
a) Mix.                 A---------D----------G------------C
b) Mix. (b13)        “            “               “            “
c) Mix.(b9/b13)    “             “               “            “
d) Mix. (#4)          “             “               “            “
34- | 4/4       B7( b5 )     |       E7( b5 )     |      A7( b5 )    |      D7( b5 )   |
Use:
     a) Alterada B---------------E-----------------A------------------D
     b) Diminuta C--------------F---------------Bb------------------Eb
     c) Hexafônica B------------E-----------------A------------------D

domingo, 16 de janeiro de 2011

Dominantes secundárias

Dominantes secundários
Antenor de Carvalho Neto (antenorcneto@oi.com.br)
Dominante secundário
A característica mais forte da resolução da dominante é a movimentação da
fundamental uma quinta perfeita abaixo. A dominante primária na tonalidade
de C é G7.
As dominantes secundárias na tonalidade e C são:
A7  (A – C# - E – G )  é o V7/II a dominante secundária do segundo grau então,
resolve em Dm7 ( D – F – A – C )
B7  (B – D# - F# – A )  é o V7/III a dominante secundária do terceiro  grau
então, resolve em Em7 ( E – G – B – D )
C7  (C – E - G – Bb )  é o V7/IV a dominante secundária do quarto   grau então,
resolve em F7M ( F – A – C – E )
D7  (D – F# - A – D )  é o V7/V a dominante secundária do quinto    grau então,
resolve em G7 ( G – B – D – F )
E7  (E – G# - B – D )  é o V7/VI a dominante secundária do sexto    grau então,
resolve em Am7 ( A – C – E – G )
Note que os exemplos estão na tonalidade de C, devemos conhecer em todas
as tonalidades, nem sempre o G7 vai resolver em C7M.
Quando um G7 aparecer na tonalidade e Bb ele será um V7/II e a expectativa é
que resolva em Cm7 (II na tonalidade de Bb).
Quando este mesmo G7 aparecer na tonalidade de Ab ele será um V7/III e a
expectativa também é que resolva em Cm7 ( III da tonalidade de Ab).
Agora, quando este G7 aparece na tonalidade de G,ele será um V7/IV e é
esperado que ele resolva em C7M ( IV de G).
Este mesmo G7 na tonalidade de F será um V7/V e a expectativa é que resolva
em C7 ( V de F ).
Finalmente quando este V7 ocorre na tonalidade de Eb, ele será um V7/VI e é
esperado que resolva em Cm7 (VI de Eb).
  
Todos os dominantes secundários possuem essas características:
1. São estruturas não diatônicas (pelo menos uma nota do acorde não
pertence à tonalidade ).
2. É esperado que resolva para o acorde diatônico uma quinta justa abaixo.
3. São construídos a partir de uma fundamental diatônica
A última característica (fundamental diatônica ) é a razão pela qual a V7/VII é
omitida desta categoria. A fundamental uma quinta justa acima do VII não é
diatônica, exemplo, na tonalidade de C seria F#.
Exemplos:
Onde anda você ( Vinicius de Morais )
I       V7/II       II
C7M    A7(b13)      Dm7/9
E por falar em saudade ....
Obs:Nesta música você pode encontrar uma harmonização
diferente, no lugar de Dm7/9, D7/9 como no Songbook do
Vinicius, isto é um técnica de rearmonização o IIm7
substituído pelo II7 ( ou vice versa )
  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Certo alguém ( Lulu Santos )
I       V7/VI      VI ....
A       C#7        F#m ...
Quis evitar seus olhos mais não pude ...
II Cadencial  primário e secundário
A progressão de acordes II – V7 é chamada de II cadencial, é chamada de
primário quando II – V7, pois resolve no acorde I. Quando resolve nos de mais,
é chamada de II cadencial secundário, quando resolve em um acorde maior é
da forma IIm7 – V7 e quando resolve em um acorde menor IIm7(b5) – V7.
Podemos rearmonizar um dominante secundário substituindo-o pelo segundo cadencial correspondente.
  
Exemplos em C
original C7M A7 Dm7 G7
rearmonizado C7M  Em7-A7 Dm7 G7
original C7M B7 Em7 ...
rearmonizado C7M  F#m7(b5) – B7 C7M ...
original C7M C7 F7M ...
rearmonizado C7M  Gm7 – C7 C7M ...
original C7M E7 Am7 ...
rearmonizado C7M  Bm7(b5) – E7 Am7 ...
Note que os dominantes secundários nos auxiliam a fazer uma condução de
voicings  mais suave e também adiciona um  “colorido”  pela presença do notas que não pertencem a tonalidade.
Exemplo de segundo cadencial secundário.
Samba de Orly ( Chico Buarque )
C7M(9)    F#m7(b5) B7                  Em7
Vai meu irmão,           pega esse avião

Cifras


Outra maneira de notar os acordes é através da cifra, ou notação anglo-saxônica. Nela, os nomes dos acordes são identificados pelas primeiras oito letras do alfabeto, a começar pelo acorde de fundamental lá, que recebeu a denominação A. Para a indicação de acordes menores, faz-se o uso da letra m minúscula após a letra denominativa. No caso do acorde ser diminuto ou aumentado, os símbolos dim, 5° ou 5 dim, no caso dos diminutos, e +, +5 e 5 aum são empregados para os aumentados. Para novas notas acrescentadas ao acorde, coloca-se o número equivalente ao intervalo entre esta nota e a fundamental do acorde, como, por exemplo, o número 7 indicará um acorde com 7ª. Ainda, a depender do intervalo, caso ele seja menor, acrescenta-se um sinal de - antes do número (-7 é a cifra para 7ª menor) ou + para os casos de intervalos aumentados.
Lá = A
Si = B (sistema inglês)
Si = H (sistema alemão), sendo B equivalente a si bemol.
Dó = C
Ré = D
Mi = E
Fá = F
Sol = G
Am = lá menor
G7 = Sol maior com sétima
C7M = dó maior com sétima maior
Dm5+ = ré menor com quinta aumentada

[]Acordes de violão

CDEFGAB
MaiorC-Dur (offen)D-Dur (offen)E-Dur (offen)F-Dur (verschiebbar)G-Dur (offen)A-Dur (offen)H-Dur (verschiebbar)
MenorC-Moll (Barré)D-Moll (offen)E-Moll (offen)F-Moll (Barré)G-Moll (Barré)A-Moll (offen)H-Moll (verschiebbar)
7C 7.D 7.E 7.F7 (Barré)G 7.A 7.H7.
Menor7C-Moll 7.D-Moll 7.E-Moll 7.Fm7 (Barré)G-Moll 7.A-Moll 7.Hm7 (Barré)
sus4Csus4.Dsus4.Esus4.Gsus4.Asus4.
7#9E 7#9.A 7#9.
7add9A 7add9.
5C5 (Powerchord)D5 (Powerchord)F5 (Powerchord)G5 (Powerchord)A5 (Powerchord)

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